AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
VickPark 1

 

A prefeita Sheila Lemos, em nome da administração municipal de Vitória da Conquista, manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do médico José Henrique Garcia Padre, ocorrido ontem.
José Henrique era médico, formado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, e foi secretário de Saúde de nosso município nas gestões dos prefeitos Hélio Ribeiro e Murilo Mármore.
À família nossas condolências e solidariedade.

Ana Sheila Lemos Andrade
Prefeita Municipal

11 de abril de 2021

CORTINA E CIA COLCHÕES

 

O boletim epidemiológico atualizado desta quinta-feira (8), registra 24.031 casos de pessoas que já se infectaram com a Covid-19. Destas, 23.311 já estão recuperadas e 338 permanecem em recuperação – 66 estão internados em Vitória da Conquista e 272 em tratamento domiciliar.

Ainda há 2.258 casos notificados por suspeita de infecção pela Covid que aguardam classificação final por investigação clínico-epidemiológico e/ou laboratorial. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o falecimento de um paciente em decorrência de complicações da Covid. Até o momento, foram contabilizados 382 óbitos de moradores do município.

382º óbito – Homem de 59 anos, morador do bairro Bateias, portador de Hipertensão e Diabetes Melito. Foi internado no dia 3 de abril no Hospital São Vicente (HSVP), onde faleceu em 8 de abril.

Ocupação de Leitos – Neste momento, 107 pacientes estão internados em parte dos 148 leitos disponíveis (78 enfermarias e 70 leitos de UTI) na rede SUS para tratamento de pacientes confirmados ou com suspeita de infecção pelo novo Coronavírus. Além de moradores de Vitória da Conquista, também estão internados residentes dos seguintes municípios:

Aracatu;
Barra da Estiva;
Barra do Choça;
Belo Campo;
Bom Jesus da Serra;
Brumado;
Caatiba;
Caculé;
Caetanos;
Caetité;
Caraíbas;
Carinhanha;
Caturama;
Dom Basílio;
Firmino Alves;
Guajeru;
Guanambi;
Ibipitanga:
Igaporã;
Itambé;
Itapetinga;
Itarantim;
Ituaçu;
Jequié;
Livramento de Nossa Senhora;
Malhada;
Mirante;
Mortugaba;
Nova Canaã;
Paramirim;
Parantiga;
Pindaí;
Riacho de Santana;
Rio do Antônio;
Serra Ramalho;
Tanhaçu;
Tremedal;
Araçariguama-SP;
São Paulo-SP;
Florianópolis-SC.

Clique aqui para acessar o Boletim epidemiológico completo.

CORTINA E CIA COLCHÕES

É com pesar que comunicamos a morte de  Lorena de Barros Pedreira Mattos, aos 42 anos, vítima das sequelas da Covid-19. Ela residia atualmente em Salvador, e foi moradora do loteamento Iracema, que fica no Centro de Vitória da Conquista.

Lorena deixa o esposo, Dilson Mattos, e dois filhos. O cortejo fúnebre sairá da Funerária Monte Sião, na Avenida Crescêncio Silveira, 17 – próximo ao Posto São Felipe, até o Cemitério da Saudade, na manhã desta terça-feira (6).

Aos amigos e familiares os nossos sentimentos.

CORTINA E CIA COLCHÕES

É com grande pesar que comunicamos o falecimento de   Clóvis Raimundo Gomes de Assis ( 75), ocorrido em sua residência na noite neste sábado (03), em Vitória da Conquista, em decorrência de embolia pulmonar, problema que ele já tinha a algum tempo.

Casado com Valdine, o médico foi ex deputado federal e ex-vice-prefeito do município. Ele compôs a chapa na primeira gestão do prefeito Guilherme Menezes, em 1997, pelo PSDB.

Clóvis tinha 3 filhos: Saulo, Eros, Tália, foi secretário municipal de saúde, foi proprietário da CUPE (Clínica de Urgência Pediátrica), um dos mais importantes do município.

O velório de Dr. Clóvis Assis vai ser das 14:00 às 16:00 hrs. Na Paz próximo ao São Vicente.
Aos amigos e familiares, o nossos sentimentos.

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

A morte do prefeito de Hortolândia (SP), Angelo Perugini (PSD), 65, na quinta-feira (1º), em decorrência de complicações provocadas pela Covid-19, chamou atenção por ter ocorrido apenas três meses depois do início da atual gestão.

A morte do político, que estava em seu quarto mandato à frente da cidade na região metropolitana de Campinas (2005-2012 e desde 2016), faz parte de um cenário comum a ao menos dez cidades de oito estados brasileiros que perderam seus principais governantes para a Covid-19 logo nos primeiros meses do ano. Desses, quatro estavam em sua primeira gestão. Os governantes tinham entre 42 e 73 anos.

Perugini, que completaria 66 anos na próxima terça-feira (6), ficou dois meses internado, com as últimas semanas em um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em São Paulo, intubado.

Uma de suas últimas agendas foi o recebimento do primeiro lote de vacinas contra a Covid-19, que chegou à cidade em 20 de janeiro.

Hortolândia, que agora será comandada em definitivo pelo até então vice, Zezé (PL), decretou luto de sete dias pela morte do prefeito. “Seu carisma e sua fé serão sempre lembrados, com carinho, pelos amigos que fez ao longo da jornada”, disse, por meio de nota, a prefeitura.

Sete das mortes ocorreram a partir de 14 de março, mês em que os óbitos causados pela pandemia se aceleraram em todo o país.

A morte de Perugini ocorreu apenas um dia após o prefeito de Pitimbu (PB), Jorge Luiz (PDT), 43, perder a vida depois de passar três dias internado com Covid-19. O prefeito estava se recuperando em sua casa, mas sentiu falta de ar e procurou atendimento hospitalar em João Pessoa, a 58 km de distância.

Dois dias antes da morte do prefeito paraibano, Tarek Dargham (PTB), 68, que governava Guararapes, na região de Araçatuba, morreu em São Paulo, onde estava internado. O político tinha sido reeleito em novembro do ano passado com 51,56% dos votos.

No último dia 23, a prefeita de Coremas (PB), Francisca das Chagas Andrade de Oliveira, a Chaguinha de Edilson (PDT), 62, morreu em João Pessoa, onde estava internada.

Chaguinha –que também estava em seu segundo mandato, já que tinha sido eleita pela primeira vez em 2016– tinha manifestado no último dia 2 o interesse de a cidade aderir a um consórcio público para comprar vacinas.

No dia 9, ela foi internada na capital e intubada. Seu quadro se agravou e ela morreu na manhã do dia 23. Neste domingo (4), haverá uma missa virtual pelos 67 anos de emancipação política de Coremas e em memória de Chaguinha.

Na posse, o novo prefeito da cidade paraibana, Irani Alexandrino (Republicanos), chorou ao discursar e disse que o momento estava sendo muito difícil para ele.

“Não tenho palavras suficientes para expressar a dor que estamos passando. Coremas está de luto e ainda chora a partida precoce, trágica, da doutora Chaguinha […] Para mim vai ser sempre a nossa prefeita. Era uma grande amiga, líder.”

O prefeito de Campanário (MG), Luiz Antônio Souza Campos (PSC), 65, morreu na madrugada do dia 20 de março no hospital Mater Dei, em Belo Horizonte.

Em 18 de março, foi a vez de o prefeito licenciado de Vitória da Conquista (BA), Herzem Gusmão (MDB), 72, ter sido vítima do coronavírus. Ele morreu na noite daquele dia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Gusmão estava internado desde 26 de dezembro e tomou posse virtualmente em 1º de janeiro.

Treze dias antes de morrer, o prefeito gravou um áudio para informar a população da cidade baiana que retornaria para a UTI. “Quero dizer para minha terra que, por necessitar de mais oxigênio, a equipe médica indicou o meu retorno para tratamento na UTI”, disse na ocasião.

Ele estava iniciando seu segundo mandato, em quatro tentativas de chegar à prefeitura –disputou o cargo também em 2008 e 2012, antes de ser eleito pela primeira vez em 2016. Com a morte de Gusmão, sua vice, Sheila Lemos (DEM), assumiu a função.

A primeira das sete mortes de março foi a de Jorge Postal (MDB), 73, que governava São Jorge (RS) e morreu no último dia 14. O prefeito, que já tinha governado a cidade entre 2009 e 2012, teve diagnóstico de Covid-19 no fim de fevereiro e logo teve de ser internado. Após alguns dias no hospital São João Batista, em Nova Prata, onde foi intubado, foi transferido para a UTI do hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, no dia 7.

Outros três óbitos ocorreram ainda em janeiro. O primeiro prefeito a morrer dentro do atual mandato foi Marcelo Puppi (DEM), 61, de Campo Largo (PR), no dia 7 daquele mês. Ele estava internado desde 25 de novembro, dez dias após ter sido reeleito prefeito do município de 133 mil habitantes.

Apenas três dias após ter sido internado, Puppi foi transferido para a UTI, mas não conseguiu se recuperar e estava no hospital na data em que deveria iniciar um novo mandato. Em seu lugar, assumiu Maurício Rivabem (PSL).

A situação foi a mesma enfrentada por Maguito Vilela (MDB), 71, de Goiânia, que não chegou a administrar a capital de Goiás.

Ele tomou posse no hospital, onde estava internado desde outubro devido a complicações decorrentes da Covid-19. Isso significa que ele não participou da reta final da sua campanha eleitoral, tampouco foi às urnas para votar nele próprio nos dois turnos da eleição goiana.

Vilela morreu na madrugada do dia 13 de janeiro no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Com isso, Rogério Cruz (Republicanos), 56, assumiu o governo na capital.

Eleito com 100% dos votos -foi candidato único- para governar Ereré (CE), o professor Otoni Queiroz (PDT), 42, foi outro que não chegou a assumir o cargo. Internado ainda em dezembro, ele morreu em 20 de janeiro.

Em sua última postagem pública numa rede social, em 8 de dezembro, relatou quadro de dor de cabeça, febre e calafrio. A febre aumentou e ele passou a ter dor nos olhos, o que o fez ir para Fortaleza para passar por exames.

“Dentre os exames, fiz uma tomografia do tórax que apresentou ‘características de imagem comumente reportadas na pneumonia por Covid-19’, com envolvimento de 25-50% do parênquima pulmonar. Falta receber ainda o resultado do exame swab, mas mesmo assim o médico já confirmou que estou com o coronavírus.” *Bahia noticias

CORTINA E CIA COLCHÕES

É com grande pesar que o Blog do Redação comunica a morte, Zoraide Silveira Mendes, ocorrida na noite desta quarta-feira (31), por complicações de saúde em Vitoria da Conquista

Dona Alba, como era conhecida, era mãe de Esaú Mendes e tia do vereador Nelson de Vivi (DEM).

Através das redes sociais, Esaú Mendes lamentou a morte da mãe.

Confira na íntegra o depoimento:

No cartório, Zoraide Silveira Mendes. Para a família, Alba ou Binha. Para os amigos, Irmã Alba ou Dona Alba. Para os netos, vó, vovó ou vóinha. Para nós, os filhos, MAINHA.

Para Deus, MINHA FILHA AMADA!!!

Mainha, o MAIOR AMOR DA MINHA VIDA, acabou de ser recebida por Jesus Cristo, no céu.

Deus retribua grandemente a todos que oraram por ela!

Deus deu, Deus levou. LOUVADO SEJA O NOME DO SENHOR!

Mainha, não estou te dando adeus, estou te dizendo: ATÉ LOGO, MEU AMOR! Ser seu filho foi o maior presente que um homem poderia ter recebido em todo sua vida. Agora, abrace a Jesus Cristo, Aquele que a senhora AMOU com todas as suas forças.
😞😞😞❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️

O corpo de Dona Alba será velado na Comunidade Evangélica Shalon, no bairro Conquistinha, com sepultamento previsto para a tarde desta quinta-feira (01), no cemitério das Acacias.

Os nossos sentimentos aos amigos e familiares.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O policial militar, identificado como soldado aWesley, da 72ª CIPM, morreu após protagonizar um “surto” no Farol da Barra, neste domingo (28). O soldado foi baleado após atirar contra policiais que participavam da operação. A informação foi confirmada junto a fontes do BNews da secretaria de Segurança Pública da Bahia.

O policial foi encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE), chegou a ser intubado, mas não resistiu aos ferimentos.

O soldado que invadiu a barreira de proteção pintou o rosto de verde e amarelo – cores da bandeira do Brasil – antes de realizar os disparos para cima no início da tarde.

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) afirmou que o policial sofreu um “descontrole emocional”. Informações apuradas pela reportagem apontam que se trata do soldado Wesley, que seria lotado na 72ª CIPM.

Após o soldado ser baleado, outros policais que participavam da operação atiraram contra a imprensa, numa tentativa de afastar os jornalistas do local.

CORTINA E CIA COLCHÕES

 

De acordo com o Boletim epidemiológico desta quinta-feira (25), foram registrados 22.669 casos confirmados de Covid-19 em Conquista. Das pessoas infectadas, 21.892 já estão recuperadas e 417 seguem em recuperação – 38 estão internados em Vitória da Conquista; quatro, em outros municípios; e 375 em tratamento domiciliar.

Ainda há 2.962 casos notificados por suspeita de infecção pela Covid-19, aguardando classificação final por investigação clínico-epidemiológico e/ou laboratorial. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, ainda, dois óbitos de dois pacientes em decorrência da doença, somando 360 falecimentos de moradores do município.

359º óbito – Mulher de 41 anos, moradora do bairro Alto Maron, portadora de Hipertensão e Obesidade. Apresentou quadro de desconforto respiratório e evoluiu para óbito em domicílio no dia 25 de março. Foi realizada a coleta de amostra para exame de diagnóstico da Covid, que apresentou resultado positivo.

360º óbito – Mulher de 73 anos, moradora do povoado da Roseira, portadora de Neoplasia. Apresentou quadro de doença respiratória há 10 dias, evoluindo para óbito no dia 24 de março. Após investigação clínico-epidemiológica, foi confirmado óbito por Covid-19.

Ocupação de Leitos– Neste momento, 111 pessoas estão internadas em parte dos 148 leitos disponíveis (78 enfermarias e 70 leitos de UTI) na rede SUS para tratamento de pacientes confirmados ou com suspeita de infecção pelo novo Coronavírus. Além de moradores de Vitória da Conquista, também estão internados residentes dos seguintes municípios:

Anagé;
Barra da Estiva;
Barra do Choça;
Brumado;
Caetanos;
Caetité;
Candiba;
Cândido Sales;
Cordeiros;
Firmino Alves;
Guanambi;
Ibiassucê;
Ibicuí;
Igaporã;
Itapetinga;
Ituaçu;
Lagoa Real;
Livramento de Nossa Senhora;
Macarani;
Matinha;
Malhada de Pedras;
Palmas de Monte Alto;
Poções;
Riacho de Santana;
Tanhaçu;
Tremedal.

Clique aqui para acessar o Boletim epidemiológico completo.

CORTINA E CIA COLCHÕES

 

É com profundo pesar que o blog do Redação informa o falecimento de Vanderlei Lopes, o ‘Leizão’, que por muitos anos trabalhou com a vereadora Lúcia Rocha.
Ele foi mais uma vítima do Coronavírus em Vitória da Conquista.
Aos amigos e familiares deixamos os nossos sentimentos.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O corpo do prefeito Herzem Gusmão chegou ao aeroporto Glauber Rocha em Vitória da Conquista na tarde deste sábado (20).

Membros da impressa conquistense, assessores, políticos e familiares aguardam a chegada do corpo na casa de eventos Mediterrâneo para dá início ao velório e logo após o cortejo fúnebre até o cemitério da Saudade.

 

 

CORTINA E CIA COLCHÕES