Durante seu pronunciamento na Sessão Ordinária desta sexta-feira, 03, o vereador Valdemir Dias(PT), relatou uma visita realizada por ele, junto ao deputado federal Waldenor Pereira, a coordenadora Lenira e com Ricardo costa, a instalação da escola Padre Luiz Soares Palmeira, que está recebendo obras de ampliação e modernização, “são 25 salas de aula, campo gramada, quadra poliesportiva, refeitório, biblioteca que atenderá a Urbis 5 e todos os bairros adjacentes”, disse, uma luta do seu mandato que tem a bandeira da educação, e reforçou a importância da obra que oferecerá qualidade de ensino para os alunos e professores.
Valdemir disse que a bancada de situação tem tentado colocar na cabeça do povo, uma inverdade quanto a investigação realizada pela Polícia Federal na Secretaria de Saúde, “não foi a prefeitura e a entrevista do denunciante é pública, segundo ele em 2022, não foi como advogado, foi como cidadão para fazer a denúncia”, e relatou que o ex procurador em entrevista a uma rádio da cidade, disse que quando levou a denúncia para a gestão, foi tirado do setor, sofreu perseguição, até se ver obrigado a pedir exoneração. “a bancada de situação quer defender incondicionalmente a gestão, indo contrário ao seu papel de fiscalizar” , e disse que é necessário que a casa faça uma visita ao tribunal de contas para averiguar o que está acontecendo com as contas do município, sempre aprovadas com ressalvas, mesmo em face de tantas irregularidades.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, nesta sexta-feira (3), o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, no Palácio do Planalto, em Brasília. Kishida também participa da cerimônia de assinatura de atos e de um almoço em sua homenagem no Palácio do Itamaraty.
A viagem do primeiro-ministro chinês ao Brasil é um contraponto aos esforços de China e Rússia para liderar países em desenvolvimento.Na reunião, Lula e o primeiro-ministro devem abordar temas como elevação dos fluxos de comércio e investimentos, temas consulares, parceria em transição energética e cooperação em iniciativas ambientais.
Referentes aos compromissos do Brasil no G20, os chefes de nação debatem temas como medidas de combate à fome e à pobreza, mudança do clima, reforma da governança internacional e tópicos relacionados à paz, segurança e desarmamento.
Lula visitou o Japão em maio de 2023, após convite de Kishida para a Cúpula do G27, em Hiroshima. Na ocasião, em reunião bilateral, adotaram o entendimento para a política de isenção de vistos para visitas de até 90 dias, vigente desde o ano passado.
A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) promulgou a Lei N° 14.680, que obriga estabelecimentos comerciais, como bares, casas de eventos e restaurantes, a auxiliarem mulheres que se sintam em situação de risco ou assédio.
A lei, de coautoria das deputadas estaduais Ivana Bastos (PSD) e Kátia Oliveira (União Brasil), foi publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial do Legislativo, e prevê punições para os estabelecimentos que não seguirem a determinação, que vão desde a advertência ao risco de multa ou suspensão de alvará de funcionamento.
O projeto prevê a garantia de um acompanhante para a mulher até o carro ou na comunicação às autoridades policiais, além da disponibilização de cartazes informando que o ambiente está disponível para o auxílio. A lei ainda prevê o fornecimento de materiais que possam colaborar com as investigações, como filmagens e imagens das câmeras de segurança.
“O assédio contra mulheres é um crime bárbaro, motivado pelo comportamento primitivo de objetificar os corpos femininos, que viram mero objeto de satisfação pessoal e sexual dos homens. Combater esse delito deve ser um papel coletivo, indo além das responsabilidades da polícia e do poder público. Bares, restaurantes, casas noturnas e de eventos devem implementar essa filosofia de enfrentamento, adotando medidas de prevenção e de acionamento das autoridades quando forem registrados casos”, afirmou a deputada Kátia Oliveira.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), entrou em contato com Eduardo Leite, gestor estadual do Rio Grande do Sul (RS), nesta quarta-feira (1º) para prestar solidariedades e oferecer ajuda humanitária. O RS decretou estado de calamidade em decorrência das fortes tempestades.
Jerônimo colocou à disposição de Eduardo Leite, o envio de uma tropa do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMA), profissionais de saúde e medicamentos. De acordo com o baiano, a ajuda pode ser enviada nesta quinta-feira (2), caso seja necessário.
Os dois governadores construiram uma relação de proximidade após atuarem em conjunto, em fevereiro de 2023, no resgate de trabalhadores baianos que estavam trabalhando em condição análoga à escravidão no Rio Grande do Sul.
Nesta quinta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca no Rio Grande do Sul, para tratar de uma ajuda do governo federal ao estado gaúcho, que decretou situação de emergência devido aos efeitos da chuva.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o reajuste da tabela do Imposto de Renda no palco do 1º de Maio unificado das centrais sindicais nesta quarta-feira, quando se celebra o Dia do Trabalho.
O Projeto de Lei (81/2024) altera os valores da tabela progressiva mensal do IR. Agora, a faixa de isenção foi estendida para quem ganha até dois salários mínimos (R$ 2.824).
“Vamos despenalizar as pessoas de classe média que pagam muito e fazer com que o muito rico pague mais, porque só o pobre paga”, disse o presidente, em discurso no evento que ocorre na zona leste da capital paulista, na Neo Química Arena, em Itaquera.
“Nessa proposta do Imposto de Renda, todo alimento da cesta básica será desonerado. Não terá Imposto de Renda sobre a comida do povo trabalhador desse país.”
O ato político começou pouco depois das 10h, e foi intercalado por apresentações musicais. O discurso do presidente estava previsto para às 12h, mas atrasou cerca de duas horas. Ao lado dele estavam o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, e Cida Gonçalves, ministra das Mulheres, também estavam no palanque.
A expectativa de CUT (Central Única dos Trabalhadores), UGT (União Geral dos Trabalhadores), Força Sindical, CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Nova Central, Intersindical e Pública Central do Servidor é reunir cerca de 40 mil pessoas. O ato, no entanto, esteve esvaziado –e Lula mencionou a baixa presença no discurso.
“Ontem eu conversei com ele [Márcio Macêdo, chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República], sobre esse ato e eu disse: Márcio, o ato está mal convocado”, disse, em alusão ao responsável pela convocação ao movimento social.
“Nós não fizemos o esforço necessário para levar a quantidade de gente que era preciso levar, mas de qualquer forma eu estou acostumado a falar com mil, com um milhão, mas também se for necessário eu falo apenas com a senhora maravilhosa que está ali na minha frente para conversar.”
Com o slogan “Por um Brasil mais justo”, líderes sindicalistas criticaram o Congresso Nacional, afirmando que os legisladores não votam e não apoiam as pautas dos trabalhadores. Manifestantes também pedem a revogação da reforma trabalhista e da previdência.
No palanque, fizeram-se presente bandeiras de emprego decente, correção da tabela do Imposto de Renda, juros mais baixos, aposentadoria digna, valorização do serviço público e salário igual para trabalho igual.
Para Neiva Maria Ribeiro, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e Osasco, há empresas que querem derrubar a Lei da igualdade Salarial.
“É salário igual para trabalho igual. Eles querem derrubar”, disse, no ato político.
Milton Cavalo, presidente do Sindnapi (Sindicato dos Aposentados), elogiou a valorização do salário mínimo, mas pediu algum tipo de política para aposentados que ganham mais do que o mínimo.
Dirlêi Andrade Bonfim | Contador e Professor | dirleibonfim@gmail.com
As datas significativas para os trabalhadores geralmente não nascem de um evento feliz da história, mas representam marcos da luta por melhores condições de trabalho. Com o 1º de maio, a situação não é diferente, pois desde 1886 e ste dia lembra as dezenas de trabalhadores mortos pela repressão policial, daquele país que se considera a maior e melhor democracia do mundo, os Estados Unidos. Ao ser transposto para a realidade brasileira, através dos incipientes movimentos operários. Do início do século XX, o dia do trabalho não perdeu a sua característica de dia de luta e reivindicação por melhores condições de vida, para as classes trabalhadoras. Leia a íntegra.
Relatório da Oxfam destaca a crescente concentração de renda no mundo, no qual 1% das pessoas tem o mesmo volume de recursos que os 99% mais pobres.
Um novo relatório da Oxfam, divulgado em 31/janeiro/2018, revela que o fosso material entre o 1% e os 99% da humanidade, respectivamente, o topo e a base da pirâmide da riqueza mundial, torna-se cada vez maior, com consequências nefastas para a sociedade.
O documento também capta uma tendência preocupante: o abismo entre ricos e pobres está aumentando em uma velocidade muito maior do que a prevista.
Baseado no Credit Suisse Wealth Report 2016 e na lista de milionários da Forbes, o relatório alerta que apenas oito homens concentram a mesma riqueza do que as 3,6 bilhões de pessoas que fazem parte da metade mais pobre da humanidade.
Segundo a Oxfam(2018), os oito primeiros colocados na lista da Forbes são o criador da Microsoft, Bill Gates (75 bilhões de dólares), Amancio Ortega (67 bilhões), da grife espanhola Zara; Warren Buffet (60,8 bilhões), da Berkshire Hathaway, Carlos Slim (50 bilhões), das telecomunicações e Jeff Bezos (45,2 bilhões), da Amazon. Figuram ainda o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg (44, 6 bilhões), Larry Ellison (43,6 bilhões), da Oracle, e, por fim, Michael Bloomberg (Bloomberg LP), com 40 bilhões.
Tal riqueza é, na maioria dos casos, hereditária. Nas próximas duas décadas, 500 indivíduos passarão mais de 2,1 trilhões de dólares para seus herdeiros, uma soma maior do que o PIB de um país como a Índia, que tem 1,2 bilhão de habitantes.
Os super-ricos estão preocupados com as necessidades dos trabalhadores…?
Intitulado “Uma economia humana para os 99%”, o relatório analisa de que maneira grandes empresas e os “super-ricos” trabalham para acirrar o fosso da desigualdade. Não há nenhuma preocupação com a classe trabalhadora.
A renda de altos executivos, frequentemente engordada pelas ações de suas empresas, tem aumentado vertiginosamente, ao passo que os salários de trabalhadores comuns e a receita de fornecedores têm, na melhor das hipóteses, mantido-se inalterado e, diminuídos sistematicamente.
O estudo aponta que, atualmente, o diretor executivo da maior empresa de informática da Índia ganha 416 vezes mais que um funcionário médio da mesma empresa.
Além disso, os altos lucros das empresas são maximizados pela estratégia de pagar o mínimo possível em impostos, utilizando para este fim paraísos fiscais ou promovendo a concorrência entre países na oferta de incentivos e tributos mais baixos.
“As alíquotas fiscais aplicadas a pessoas jurídicas estão caindo em todo o mundo e esse fato – aliado a uma sonegação fiscal generalizada – permite que muitas empresas paguem o menos possível em impostos”, afirma o documento.
Além disso, há a obsessão em manter no mais alto patamar os retornos financeiros para os acionistas das empresas. Na década de 1970 no Reino Unido, por exemplo, 10% dos lucros eram distribuídos aos acionistas. Hoje, o percentual é de 70%.
Homem busca comida no lixo em Lagos, na Nigéria, em 4 de janeiro/2018. O país africano é um dos vários que vai colocar em prática políticas de renda mínima. Será que o problema da fome é apenas um problema do continente Africano, ou temos fome nos quatro cantos do planeta…? Em pleno século XXI, seres humanos morrendo de fome nos quatro cantos do planeta. Uma vergonha para a raça humana.
Outra estratégia perversa é utilizar o trabalho análogo à escravidão para manter os custos corporativos baixos. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 21 milhões de trabalhadores forçados geram cerca de US$ 150 bilhões em lucros para empresas, todos os anos. As pesquisas citadas pelo relatório da Oxfam também revelam como o 1% beneficia-se da distribuição desigual da riqueza e utilizam-se de sua influência material e política para continuar a gozar de tal benefício. Segundo Leonard (2007), “… os governos estão a serviço das corporações” e não da sociedade, o que ratifica o fosso social global.
Entre os artifícios utilizados estão o financiamento de candidaturas políticas, da atividade de lobby e, indiretamente, o custeamento de centros de estudos e universidades que visam produzir “narrativas políticas e econômicas” compatíveis com as premissas que favorecem os ricos.
“Os bilionários do Brasil fazem lobby para reduzir impostos e, em São Paulo, preferem usar helicópteros para ir ao trabalho, evitando os engarrafamentos e problemas de infraestrutura enfrentados nas ruas e avenidas da cidade”, diz o documento.
A Oxfam alerta que a crescente desigualdade produz efeitos catastróficos nas sociedades, aumentando a criminalidade, a insegurança e, ao mesmo tempo, minando iniciativas de combate à pobreza. “Ela (a desigualdade) gera mais pessoas vivendo com medo do que com esperança”, não dá para ter esperança com fome… conclui a organização.
No Brasil, em 13 maio de 1988 foi sancionada a Lei Áurea, que tinha por finalidade libertar os escravos da elite burguesa dominante do século XIX, os cafeicultores. Porém os negros antes presos nas senzalas passaram a ficar presos nas favelas e refém de subempregos, modo de trabalho que persiste até os dias de hoje no Brasil na agricultura como por exemplo nos canaviais ou até mesmo nos grandes conglomerados urbanos em fábricas fazendo uso de mão de obra barata e clandestina.
A escravidão era por meio de trabalhos forçados, já o subemprego nada mais é que um eufemismo para escravidão, que deixa a impressão de poder de escolha, porém muitas vezes o trabalhador contraí dívidas que não pode pagar ficando atrelado ao contratante, o desemprego transforma este modo de trabalho como a única opção de uma parte da população convivendo com os baixos salários e as péssimas condições de trabalhos, esses aspectos mostram que assim como a escravidão este modo de trabalho é desumano.
Assim como no feudalismo, mercantilismo e nas revoluções industrias a história mostra que o poder na mão de poucos significa exploração de muitos, se faz necessário então políticas de desconcentração de renda, uma reforma agrária efetiva e políticas de inclusão social e valorização da vida, quando o ser humano for mais importante que capitais financeiros talvez esta exploração seja erradicada. “Tudo aquilo que temíamos no socialismo – perder nossas casas e posses, nossas economias, ter de trabalhar duro por um salário miserável – se realizou graças ao capitalismo.” (Bernie Sanders), candidato à casa branca/EUA em 2016.
O vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Zé Raimundo (PT) visitou a Bienal do Livro da Bahia nesta segunda-feira (30), quando entregou kits de livros publicados pela editora ALBA Cultural para professoras da rede estadual de ensino. Ele concedeu entrevista à TV Conexão, quando falou da importância de Bienal e de eventos literários para incentivar a leitura, como também da iniciativa do seu mandato e do deputado federal Waldenor Pereira (PT) de destinar recursos de emendas para incentivar a cultura nas escolas.
A entrega dos livros aos professores aconteceu às 11h no espaço do Studio Palma, um dos expositores da Bienal, que tem como curadora a professora Ester Figueredo, responsável pela realização de diversas feiras literárias da Bahia, destacando-se a Fligê, no município de Mucugê, com a qual a ALBA tem uma parceria tradicional para levar ao público o seu catálogo de publicações.

Entre as profissionais presentes na distribuição dos kits, a professora de Sociologia Francineide Santos destacou a importância dos livros: “A gente sabe que muitas crianças e adolescentes não tem fácil acesso aos livros. Esse kit vai fazer parte do meu arquivo de sala de aula”. Dentre os títulos do kit estavam “Cartografia de Canudos”, de José Calasans, Rui Barbosa, de Luiz Viana Filho, além da coleção do Bicentenário do 2 de Julho.
De volta a Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta segunda-feira (29) quatro ministros no Palácio do Planalto. Os encontros ocorrem em meio a novos desafios do governo na relação com o Congresso. Na semana passada, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), criticou as posturas dos ministros Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) e Fernando Haddad (Fazenda).
Haddad é um dos integrantes do primeiro escalão que serão recebidos por Lula, no fim da tarde. O ministro também está às voltas com a regulamentação da Reforma Tributária. Um dos projetos já foi entregue à Câmara dos Deputados. De acordo com O Globo, Lula vai se reunir ainda com o ministro Ricardo Lewandowski (Justiça), que embasou o veto presidencial ao projeto que impõe restrições à “saidinha” de presos.
Também estão na agenda de Lula os ministros Luiz Marinho (Trabalho), e Esther Dweck (Gestão), que liderou as negociações de reajustes com os servidores de institutos federais que fizeram greve.
Faleceu neste domingo, 28, aos 85 anos, o ex-prefeito de Caculé, sudoeste da Bahia, Vitor Hugo Figueiredo dos Santos.
Ele sofreu um infarto durante o evento político do pré-candidato a prefeito da cidade, José Luciano Santos Ribeiro (UB).
Vitor Hugo chegou a ser socorrido, foi levado ao Hospital Municipal de Caculé, mas não resistiu e veio a óbito.
O ex-prefeito comandou o município baiano por dois períodos. Entre 1989 e 1992 e de 1997 a 2000 e sempre manteve sua influência na cidade.
Em nota compartilhada nas redes sociais, a Prefeitura de Caculé lamentou o falecimento do ex-gestor.
“Sua contribuição para o desenvolvimento e progresso de Caculé será sempre lembrada e valorizada. Neste momento de dor, expressamos nossas sinceras condolências aos familiares, amigos e à comunidade caculeense. Que a sua memória seja honrada e que seu legado de trabalho e dedicação permaneça vivo em nossos corações”, escreveu. *Blog do Sena.