Foi divulgado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Luís Carlos Dudé, durante a sessão desta sexta-feira (3) que o uso de máscaras dentro do legislativo volta a ser obrigatório a partir da próxima segunda-feira (6).
“Precisamos ter responsabilidade com a questão da covid-19, portanto, dentro da Câmara o uso de máscara será obrigatório”, disse o edil.
Em algumas cidades do país o uso de máscaras voltou a ser obrigatório em ambientes fechados, na vizinha cidade de Guanambi, por exemplo, a medida já está funcionando.
Durante a Sessão Itinerante da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, realizada na noite desta quarta-feira, 01, no Distrito de Pradoso, o vereador Edjaime Rosa Bibia (MDB) relembrou diversas lutas travadas por ele e seus aliados em defesa do interesses da população da Zona Rural. “A gente não deve esquecer a Zona Rural”, disse Bibia.
Ele lembrou que foi contra o projeto de lei que previa a inclusão de Pradoso na Zona Urbana. “Briguei que não colocasse como Zona Urbana porque a maioria da população poderia perder o direito de se aposentar”, disse ele, referindo-se à possibilidade de aposentadoria como trabalhador rural.
O vereador pediu à população que olhe para o que tem sido feito pelas comunidades rurais, a exemplo das reformas de escolas e recuperação de estradas. “Eu estou indo até Bate-Pé quase toda semana visitar as várias escolas que estão sendo reformadas. Desce aqui até a Gameleira que você roda e não encontra uma pedrinha na estrada”, apontou o parlamentar.
Bibia contou que já fez cobranças quanto à estrada de Bate-Pé, que precisa ser recuperada. “Já fiz cobranças e Edilson disse que a máquina está descendo para fazer a estrada de Bate-Pé, uma estrada de excelência”, contou.
O parlamentar adiantou que Bate-Pé receberá os festejos juninos, porque a prefeita Sheila está comprometida em fazer a festa para o povo, e que o seu mandato está doando as bandeirolas para ornamentação.
Ainda sobre Bate-Pé, Bibia disse que a feira da localidade receberá cobertura, graças a uma articulação de seu mandato. “A feira de Bate-Pé vai receber uma cobertura. Este vereador levou uma emenda para essa finalidade”, finalizou.
Após a morte repentina do assessor especial da prefeita Sheila Lemos (UB), Marcelo Melo, os rumores em torno de quem será o nome escolhido para ocupar o cargo têm tomado conta dos bastidores políticos.
O nome que passa a ser o mais cotado para o cargo é o do coordenador do Deserg, Lucas Batista. Atualmente, Lucas ocupa o cargo de coordenador do Deserg, mas já esteve em outras funções, incluindo a de assessor especial de Herzem Gusmão, e de diretor de Saúde. Seu nome já foi cotado em outra ocasião para o cargo, mas não chegou a ser efetivado.
Lucas tem a seu favor o bom relacionamento com a ala herzista e o trabalho prestado nos cargos assumidos. Lucas foi muito elogiado pelo ex-prefeito Herzem por conseguir repaginar o Deserg, o que foi muito utilizado na campanha do prefeito à reeleição. Além disso, em julho do ano passado, Lucas se filiou ao partido da prefeita Sheila Lemos, na época ainda Democratas, agora União Brasil.
Foi sancionada a Lei de autoria do vereador Nildo Freitas, que torna proibido o uso de pipas com linhas cortantes em áreas públicas e comuns no município de Vitória da Conquista.

O produto é fabricado artesanalmente pelos próprios praticantes.
A linha com cerol funciona como uma verdadeira “guilhotina” e pode causar lesões corporais profundas e até mesmo mortes, tanto em pessoas como em animais.
O problema é que muitas pessoas acabam se ferindo gravemente, sem ao menos ter qualquer participação na brincadeira.
Os motociclistas são as maiores vítimas, mas pedestres também são feridos involuntariamente em acidentes.
O repórter do Redação Brasil, Mateus Araújo fala mais sobre o assunto:
De acordo com a Portaria nº 089/2022, fica determinado ponto facultativo no Legislativo Municipal na quinta-feira, 16 de junho, Dia de Corpus Christi, devido à grande tradição histórica na celebração desta data no Município de Vitória da Conquista. Os serviços essenciais serão mantidos de acordo com as necessidades da Casa. O legislativo segue também o Decreto Municipal nº 21.944, de 30 de maio de 2022.
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.
Segundo o presidente da Câmara, Luís Carlos do Dudé (MDB), trata-se de uma data muito importante para a comunidade católica e demais cristãos, e merece ser prestigiada. “Vamos celebrar Jesus Cristo de forma intensa, com a nossa fé e o nosso amor”, disse.
Após participar da campanha vitoriosa que elegeu Dr. Andreson Ribeiro do PC do B a vereador em 2018 numa das chapas mais difícil.
KAKA da Segurança confirma apoio ao ex secretario de saúde do estado e então pre candidato a a câmara federal o Doutor FABIO VILAS BOAS que tem conquistado importantes apoio para as eleições de 2022. “Agradecemos essa adesão e vamos juntos nessa nova caminhada” cometou O doutor FABIO VILAS BOAS ao blog na manha deste sábado 28 na PGP (programa Governo Participativo) que aconteceu em Vitoria da Conquista. De acordo com KAKA da Segurança o seu deputado estadual será FABRICIO FALCAO.
Em solo conquistense, o pré-candidato a governador do Estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues, ao lado do seu pré-candidato a vice-governador, Geraldo Júnior (MDB), e dos deputados Waldenor Cardoso (PT), Zé Raimundo (PT) e Fabrício Falcão (PCdoB), representantes de Vitória da Conquista na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa da Bahia, se reuniram, no final da tarde desta sexta-feira (27), com representantes do setor produtivo da capital do Sudoeste baiano. A Caravana Mais Bahia realiza neste sábado (28), a 10ª plenária do Programa de Governo Participativo (PGP) para toda a região.
“Infelizmente, a Bahia tem tido dificuldade com o atual presidente [Bolsonaro]. O governador Rui Costa teve que assumir obras federais por conta desse vazio. Estradas federais para escoamento da produção o Estado teve que assumir porque estavam intransitáveis. No próximo ano, aquilo que for de responsabilidade do Estado daremos continuidade e aquilo que for de responsabilidade do Governo Federal iremos buscar orçamento federal com o presidente Lula”, garantiu Jerônimo. O encontro reuniu representantes das indústrias e do comércio, sindicatos e associações empresáriais.
Presidente do Sindicato dos Atacadistas da Bahia e da Associação das Indústrias de Vitória da Conquista (Ainvic), Antônio Cabral entregou a Jerônimo propostas de ações do Estado para alavancar ainda mais o setor.
“Diziam que Conquista não poderia ter indústrias porque não tinha água. Mas Conquista tem água e agora mais ainda com a grande obra que o governo do Estado realiza”, agradeceu o empresário.
O Governo do Estado, através da Embasa, investe aproximadamente R$ 87 milhões na ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Vitória da Conquista, obra que está em fase de conclusão. As novas redes distribuidoras contemplarão diversas regiões do município, entre elas, o Distrito Industrial. A nova infraestrutura amplia a oferta de água tratada em 36%, elevando a capacidade de distribuição, com aumento da oferta para a população, além de possibilitar que o município continue com o seu desenvolvimento socioeconômico. Ainda neste sábado, os pré-candidatos do time de Lula na Bahia participaram da plenária da educação e de um encontro com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças regionais.