AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
VickPark 1
O vereador Subtenente Muniz (AVANTE) iniciou o pronunciamento na Sessão Ordinária desta sexta-feira, 03, na Câmara Municipal, destacando sua satisfação com a Sessão Itinerante realizada no Pradoso, na última quarta, 1º. “A população e os colegas vereadores se mostraram unidos em prol de melhorias”. Em seguida, leu a mensagem de uma moradora que esteve na sessão: “As falas foram verdadeiras, confesso que já não tinha esperança, graças a Deus espero que continue assim”. Muniz relatou diversas outras mensagens recebidas por ele, e afirmou: “A pessoa sabe quando o político está falando a verdade”.
Muniz agradeceu aos secretários Jakcson Yoshiura e Kairan Rocha. O primeiro por ter enviado a máquina para realizar melhorias nas estradas de Retiro e Morrinho, e a Kairan, pela conclusão da limpeza e roçagem no Pradoso. “Já preparando para o São João”. Reclamou da Secretaria Mobilidade Urbana, pelas mudanças na linha de ônibus sem aviso prévio. “O ônibus que ia para o Distrito Industrial passava lá às 18h, e agora passa às 18h40, e a mudança não foi informada à população. É preciso tomar uma postura, essa secretaria não existe, só tem nome”, lamentou.
Por fim, Muniz falou sobre o auxílio fardamento para a Guarda Municipal e sobre as comemorações do aniversário de um ano da guarda. Pediu, ainda, urgência na resolução de problemas apresentados na Estação de Transbordo Herzem Gusmão, “se chove, molha; se faz sol, esquenta”.
CORTINA E CIA COLCHÕES
Na Sessão Ordinária desta sexta-feira, 03, da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, o vereador Fernando Jacaré (PT) lamentou o aumento nos casos de Covid-19. Para ele, é inaceitável que pessoas ainda rejeitem a vacinação, o que contribui para a disseminação do vírus. Jacaré frisou que se trata de uma questão de saúde coletiva e defendeu que as pessoas completem o ciclo da vacinação.
Em sua fala, lamentou a ocorrência de mais uma morte na região do Anel Viário. Segundo o vereador, o senhor Alenilson Almeida Santos, 56 anos, foi mais uma vítima de acidente por conta da falta da duplicação e dos viadutos, obrigações contratuais que a Via Bahia não cumpre. Ele responsabilizou a concessionária e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “Uma verdadeira vergonha”, falou. O vereador prometeu ações mais duras contra a Via Bahia.
Jacaré cobrou da Prefeitura Municipal, a revitalização de ruas do Vila Elisa. Segundo ele, as vias estão intransitáveis e quando chove as famílias ficam ilhadas. O edil afirmou que outros bairros estão na mesma situação.
CORTINA E CIA COLCHÕES

 

Foi divulgado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Luís Carlos Dudé, durante a sessão desta  sexta-feira (3)  que o uso de máscaras dentro do legislativo volta a ser obrigatório a partir da próxima segunda-feira (6).

“Precisamos ter responsabilidade com a questão da covid-19, portanto, dentro da Câmara o uso de máscara será obrigatório”, disse o edil.

Em algumas cidades do país o uso de máscaras voltou a ser obrigatório em ambientes fechados, na vizinha cidade de Guanambi, por exemplo, a medida já está funcionando.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Durante a Sessão Itinerante da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, realizada na noite desta quarta-feira, 01, no Distrito de Pradoso, o vereador Edjaime Rosa Bibia (MDB) relembrou diversas lutas travadas por ele e seus aliados em defesa do interesses da população da Zona Rural. “A gente não deve esquecer a Zona Rural”, disse Bibia.

Ele lembrou que foi contra o projeto de lei que previa a inclusão de Pradoso na Zona Urbana. “Briguei que não colocasse como Zona Urbana porque a maioria da população poderia perder o direito de se aposentar”, disse ele, referindo-se à possibilidade de aposentadoria como trabalhador rural.

O vereador pediu à população que olhe para o que tem sido feito pelas comunidades rurais, a exemplo das reformas de escolas e recuperação de estradas. “Eu estou indo até Bate-Pé quase toda semana visitar as várias escolas que estão sendo reformadas. Desce aqui até a Gameleira que você roda e não encontra uma pedrinha na estrada”, apontou o parlamentar.

Bibia contou que já fez cobranças quanto à estrada de Bate-Pé, que precisa ser recuperada. “Já fiz cobranças e Edilson disse que a máquina está descendo para fazer a estrada de Bate-Pé, uma estrada de excelência”, contou.

O parlamentar adiantou que Bate-Pé receberá os festejos juninos, porque a prefeita Sheila está comprometida em fazer a festa para o povo, e que o seu mandato está doando as bandeirolas para ornamentação.

Ainda sobre Bate-Pé, Bibia disse que a feira da localidade receberá cobertura, graças a uma articulação de seu mandato. “A feira de Bate-Pé vai receber uma cobertura. Este vereador levou uma emenda para essa finalidade”, finalizou.

CORTINA E CIA COLCHÕES
Durante a Sessão Itinerante realizada pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista, na noite desta quarta-feira, 01, no Distrito de Pradoso, o vereador Fernando Jacaré (PT) destacou que as reivindicações dos moradores são legítimas e verdadeiras. “O desafio do parlamento é trabalhar por toda a cidade, somos eleitos para Vitória da Conquista”, disse.
Jacaré ressaltou que as dificuldades enfrentadas pela população com a falta de profissionais na área da saúde não é exclusividade apenas da Zona Rural, mas também de toda a Zona Urbana de Vitória da Conquista. “A situação da saúde no município é grave. A Casa Legislativa tem obrigação de se levantar e cobrar ações práticas para a implantação de mais profissionais”, disse.
O vereador ressaltou também a problemática do transporte público na cidade, que, segundo ele, não funciona. “Esse é um problema nacional. Infelizmente aqui em Vitória da Conquista, a população paga por um serviço que não tem qualidade e quem mora nos bairros periféricos e na Zona Rural são os que mais sofrem”, disse.
Por último, o parlamentar  lamentou o acidente ocorrido na noite desta quarta-feira (01), no Anel Rodoviário, envolvendo um carro e uma bicicleta, com uma vítima fatal. “Não podemos aceitar mais esse Anel Viário da morte. Hoje a situação que vivemos com a negligência da Via Bahia e ANTT é insustentável, por isso não iremos deixar de lutar pela implantação das passarelas e para que a Via Bahia cumpra o contrato com Vitória da Conquista”, finalizou.
CORTINA E CIA COLCHÕES

Após a morte repentina do assessor especial da prefeita Sheila Lemos (UB), Marcelo Melo, os rumores em torno de quem será o nome escolhido para ocupar o cargo têm tomado conta dos bastidores políticos.

O nome que passa a ser o mais cotado para o cargo é o do coordenador do Deserg, Lucas Batista. Atualmente, Lucas ocupa o cargo de coordenador do Deserg, mas já esteve em outras funções, incluindo a de assessor especial de Herzem Gusmão, e de diretor de Saúde. Seu nome já foi cotado em outra ocasião para o cargo, mas não chegou a ser efetivado.

Lucas tem a seu favor o bom relacionamento com a ala herzista e o trabalho prestado nos cargos assumidos. Lucas foi muito elogiado pelo ex-prefeito Herzem por conseguir repaginar o Deserg, o que foi muito utilizado na campanha do prefeito à reeleição. Além disso, em julho do ano passado, Lucas se filiou ao partido da prefeita Sheila Lemos, na época ainda Democratas, agora União Brasil.

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

Foi sancionada a Lei de autoria do vereador Nildo Freitas, que torna proibido o uso de pipas com linhas cortantes em áreas públicas e comuns no município de Vitória da Conquista.

O produto é fabricado artesanalmente pelos próprios praticantes.
A linha com cerol funciona como uma verdadeira “guilhotina” e pode causar lesões corporais profundas e até mesmo mortes, tanto em pessoas como em animais.
O problema é que muitas pessoas acabam se ferindo gravemente, sem ao menos ter qualquer participação na brincadeira.
Os motociclistas são as maiores vítimas, mas pedestres também são feridos involuntariamente em acidentes.

O repórter do Redação Brasil, Mateus Araújo fala mais sobre o assunto:

CORTINA E CIA COLCHÕES

De acordo com a Portaria nº 089/2022, fica determinado ponto facultativo no Legislativo Municipal na quinta-feira, 16 de junho, Dia de Corpus Christi, devido à grande tradição histórica na celebração desta data no Município de Vitória da Conquista. Os serviços essenciais serão mantidos de acordo com as necessidades da Casa. O legislativo segue também o Decreto Municipal nº 21.944, de 30 de maio de 2022.

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Segundo o presidente da Câmara, Luís Carlos do Dudé (MDB), trata-se de uma data muito importante para a comunidade católica e demais cristãos, e merece ser prestigiada. “Vamos celebrar Jesus Cristo de forma intensa, com a nossa fé e o nosso amor”, disse.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Após participar da campanha vitoriosa que elegeu Dr. Andreson Ribeiro do PC do B a vereador em 2018 numa das chapas mais difícil.

KAKA da Segurança confirma apoio ao ex secretario de saúde do estado e então pre candidato a a câmara federal o Doutor FABIO VILAS BOAS que tem conquistado importantes apoio para as eleições de 2022. “Agradecemos essa adesão e vamos juntos nessa nova caminhada” cometou O doutor FABIO VILAS BOAS ao blog na manha deste sábado 28 na PGP (programa Governo Participativo) que aconteceu em Vitoria da Conquista. De acordo com KAKA da Segurança o seu deputado estadual será FABRICIO FALCAO.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Em solo conquistense, o pré-candidato a governador do Estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues, ao lado do seu pré-candidato a vice-governador, Geraldo Júnior (MDB), e dos deputados Waldenor Cardoso (PT), Zé Raimundo (PT) e Fabrício Falcão (PCdoB), representantes de Vitória da Conquista na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa da Bahia, se reuniram, no final da tarde desta sexta-feira (27), com representantes do setor produtivo da capital do Sudoeste baiano. A Caravana Mais Bahia realiza neste sábado (28), a 10ª plenária do Programa de Governo Participativo (PGP) para toda a região.

“Infelizmente, a Bahia tem tido dificuldade com o atual presidente [Bolsonaro]. O governador Rui Costa teve que assumir obras federais por conta desse vazio. Estradas federais para escoamento da produção o Estado teve que assumir porque estavam intransitáveis. No próximo ano, aquilo que for de responsabilidade do Estado daremos continuidade e aquilo que for de responsabilidade do Governo Federal iremos buscar orçamento federal com o presidente Lula”, garantiu Jerônimo. O encontro reuniu representantes das indústrias e do comércio, sindicatos e associações empresáriais.

Presidente do Sindicato dos Atacadistas da Bahia e da Associação das Indústrias de Vitória da Conquista (Ainvic), Antônio Cabral entregou a Jerônimo propostas de ações do Estado para alavancar ainda mais o setor.

“Diziam que Conquista não poderia ter indústrias porque não tinha água. Mas Conquista tem água e agora mais ainda com a grande obra que o governo do Estado realiza”, agradeceu o empresário.

O Governo do Estado, através da Embasa, investe aproximadamente R$ 87 milhões na ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Vitória da Conquista, obra que está em fase de conclusão. As novas redes distribuidoras contemplarão diversas regiões do município, entre elas, o Distrito Industrial. A nova infraestrutura amplia a oferta de água tratada em 36%, elevando a capacidade de distribuição, com aumento da oferta para a população, além de possibilitar que o município continue com o seu desenvolvimento socioeconômico. Ainda neste sábado, os pré-candidatos do time de Lula na Bahia participaram da plenária da educação e de um encontro com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças regionais.

CORTINA E CIA COLCHÕES