Dois ex-secretários de saúde de Vitória da Conquista, dois profissionais da saúde, dois defensores do SUS e da vida, Viviane Sampaio e Jorge Solla lançaram nesta sexta (27) suas pré-candidaturas a deputada estadual e a deputado federal, respectivamente. O evento aconteceu no auditório do Hotel Esplendor e contou com a participação do vereador Valdemir Dias, do presidente do PT municipal, Isaac Bonfim, e do ex-prefeito Guilherme Menezes.
Em seu pronunciamento, o ex-prefeito Guilherme destacou a qualidade dos mandatos de Viviane e de Solla, que defendem os direitos sociais e denunciam os recentes retrocessos. “É uma honra, é um privilégio, ter uma Viviane pra gente votar, uma pessoa que a gente vota de alma lavada e sabe que vai nos representar bem, é sobretudo um voto ético. Da mesma forma é votar em Jorge Solla, um doutor em saúde pública, uma autoridade nesta área. São pessoas com qualificação e nós vamos juntos, de cabeça erguida, porque a gente sabe que são pessoas que vem para o bem”, disse.
“Viviane mostrou competência na gestão e tem mostrado competência como vereadora, vereadora de oposição. Nós vamos precisar ampliar a representação popular no Congresso, com gente que vai ajudar Lula a governar e de pessoas como Viviane, que vão ajudar, na Assembleia Legislativa, nosso próximo governador Jerônimo”, afirmou o deputado Jorge Solla.
A vereadora Viviane, em seu discurso, falou sobre a importância das eleições de 2022. “Precisamos mudar esse perfil estabelecido no país, para que a gente possa voltar a sorrir, para que os nossos direitos sejam trazidos como política pública e não como favor. É muito bom ouvir os companheiros e companheiras, sairemos daqui reernergizados e cada um deve sair como multiplicador para elegermos em outubro o time que tem o compromisso de fazer o Brasil feliz de novo”, disse.
Representantes de diferentes setores sociais também fizeram falas durante o evento, destacando a importância de candidaturas que representem verdadeiramente a sociedade, em todas as esferas e espaços de poder.
Pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (26) pelo jornal “Folha de S.Paulo” revela os índices de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022.
Foram apresentados como pré-candidatos: Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil), Felipe D’Ávila (Novo), Eymael (DC), Pablo Marçal (Pros), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).
Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/N/i/vs77wZQU2gbbHXV7ILOQ/microsoftteams-image-8-.png)
A adesão de prefeitos e prefeitas de partidos que estão fora da base do governador Rui Costa (PT) à pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) ao governo do Estado continua crescente após mais dos gestores municipais declararem apoio ao pré-candidato de Lula na Bahia.
O prefeito de Catu, Pequeno Sales, do PTB, viajou a Salvador, nesta segunda-feira (23), para declarar seu apoio a Jerônimo e a Geraldo Júnior (MDB), pré-candidato a vice-governador. Pequeno Sales administra o importante município do Litoral Norte e Agreste Baiano.
Outra importante adesão foi a do prefeito de Tanhaçu, João Francisco, do Progressistas. O gestor tanhaçuense também esteve com Jerônimo em encontro que selou a aliança para as eleições deste ano.
Na última sexta (20), o governador Rui Costa (PT) criticou a investida de empresários do ramo de coleta de lixo, ligados ao ex-prefeito e pré-candidato ao governo da Bahia, na tentativa de convencer os gestores a deixar a sua base e declarar apoio ao seu adversário.
“É esquisito ver empresários do lixo, visitando as cidades, tentando convencer prefeitos com argumentos que, às vezes, nos parece estranho pelo que a gente fica sabendo. Parece muito mais uma articulação de negócios, do que articulação para cuidar do povo. Isso sim que é estranho”, condenou o governador.
O ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo do estado pelo União Brasil, ACM Neto, rechaçou qualquer tipo de movimento que direcione para um possível acordo nacional com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL). “Nós não vamos nacionalizar a campanha não há nenhum movimento em direção a qualquer tipo de acordo nacional com qualquer candidatura que seja”, disse.
A declaração do ex-prefeito foi dada com o objetivo de negar as supostas articulações do presidente para convencer o ex-ministro João Roma (Republicanos) pela desistência da disputa. Com isso, aumentariam as chances de eleição do ex-prefeito de Salvador no primeiro turno e, consequentemente, um resultante apoio a Bolsonaro no possível segundo turno contra Lula (PT).
Apesar dos rumores, Neto garantiu manter a estratégia de ‘palanque aberto’. “Vamos preservar o nosso palanque em aberto. Não vamos apresentar nenhuma candidatura presidencial até para nos dar condições de dialogar com qualquer presidente que o Brasil venha escolher”, afirmou. “Nesse momento o União Brasil tem uma pré-candidatura posta que é do deputado Luciano (Bivar), que tem o nosso respeito. Entretanto, isso também não altera aqui o nosso direcionamento de focar exclusivamente na eleição de Governo do Estado. Esse é o nosso foco”, garantiu.
João Roma também reafirmou a pré-candidatura e rebateu as informações. “Não corresponde aos fatos o que vem sendo veiculado na imprensa de que minha pré-candidatura estaria sendo avaliada pelo presidente Bolsonaro. A notícia plantada revela apenas a vontade de quem se sente ameaçado pelo crescimento da minha pré-candidatura que continua firme e forte ao lado do presidente Bolsonaro”, disse Roma.
A região do Planalto de Conquista fechou, neste último domingo (22), um ciclo de cinco plenárias regionais realizadas neste mês de maio pelos mandatos do deputado federal Waldenor Pereira e do deputado estadual Zé Raimundo. Os encontros envolvendo quase 40 municípios da Bacia do Paramirim, Serra Geral-Sertão Produtivo, Vale do Gavião, Sudoeste e o planalto conquistense tiveram como objetivo o planejamento da pré-campanha eleitoral dos dois parlamentares e a discussão sobre o Programa de Governo Participativo (PGP) do pré-candidato a governador Jerônimo Rodrigues, da aliança partidária liderada pelo PT.
Os deputados calculam que as cinco plenárias regionais reuniram em torno de 500 lideranças, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e dirigentes sindicais e comunitários. “Além do número significativo de lideranças que apoiam os nossos mandatos, tivemos um debate qualificado para realizar o nosso diagnóstico político da pré-campanha e conhecer o sentimento de cada município”, avalia Waldenor Pereira, que vê na antecipação desses preparativos para a campanha de 2022, comparando com eleições anteriores, uma real necessidade, em função da crise que o país mergulhou com o atual governo.
“Quando a gente decide antecipadamente o que fazer, a gente realiza com maior qualidade e eficiência”, com esta frase que repetiu nos encontros, Waldenor justifica a largada na sua pré-campanha com Zé Raimundo, que assim como ele se diz ainda mais animado para a disputa eleitoral que virá. “As plenárias nos motivam, quando percebemos que as nossas lideranças estão muito conscientes da responsabilidade que tem de eleger Lula, presidente, e Jerônimo, governador, para dar continuidade na Bahia do nosso projeto político, agora conduzido de forma muito competente pelo governador Rui Costa, o que mais investe no país”, conclui o deputado estadual e ex-prefeito de Vitória da Conquista.
As cinco plenárias regionais foram realizadas em diferentes dias de maio, com as seguintes representações municipais: (1) Bacia do Paramirim- Macaúbas, Botuporâ, Boquira, Ibipitanga, Rio do Pires e Tanque Novo; (2) Serra Geral (Sertão Produtivo)- Caetité, Ibiassucê, Caculé, Lagoa Real, Rio do Antônio, Guanambi, Candiba, Matina; Iuiú, Palmas de Monte Alto, Malhada e Carinhanha; (3) Sudoeste- Poções, Planalto, Boa Nova , Caetanos, Mirante e Bom Jesus da Serra; (4) Vale do Gavião – Condeúba, Mortugaba, Jacaraci, Piripá, Cordeiros, Tremedal, Presidente Jânio Quadros, Maetinga e Belo Campo; (5) Planalto de Conquista – Vitória da Conquista, Anagé, Cândido Sales e Barra do Choça.
Fotos: Vinícius Brito/Acom WZ
Conforme divulgou o blog do Redação, o vereador Orlando Filho teve o seu mandato cassado após ele e o partido do qual faz parte, PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), terem sido acusados de fraude eleitoral, envolvendo duas candidaturas de mulheres, Jaqueline Rocha dos Santos e Fabiana Lima Lopes, que teriam sido fictícias.
A decisão, no entanto, foi deferida em primeira instância, ou seja, o vereador e o partido ainda poderão recorrer no prazo de três dias. Após as partes recorrerem, o Ministério Público terá também três dias para contrarrazoar e o juiz encaminhará para ao Tribunal Regional Eleitoral.
Na decisão, a juíza explicou que as candidaturas de Jaqueline Rocha dos Santos e Fabiana Lima Lopes tiveram o intuito deliberado de burlar a cota de gênero estabelecida no art. 10, 3º da lei nº 9504/97.
O Conecta Bahia, programa do Governo do Estado que leva wi-fi às praças do interior para facilitar o acesso da população à internet, atenderá mais cinco municípios com recursos de emenda parlamentar dos mandatos do deputado federal Waldenor Pereira e o deputado estadual Zé Raimundo. São eles: Igaporã, Mortugaba, Malhada, Planalto e Poções.
De acordo com os deputados são os seguintes pontos de Wi-Fi a serem instalados:
Mortugaba, entre os dias 30 de maio e 05 de junho: Praça Balbino Coelho- Centro; e Praça Durval Soares;
Malhada, entre os dias 16 à 20/05, nas praças Deoclides Alves de Oliveira, no Distrito de Cana Brava; e do Comércio, no Distrito de Julião;
Igaporã, entre os dias 16 à 20 de maio, nas praças a Bernardo de Brito, no centro da sede, e Alto da Varginha, Bairro Alto da Varginha;
Planalto, entre os dias 30 de maio à 03 de junho, nas praças Valdomira Gomes, no – centro da cidade, e Praça Florisvaldo Rocha de Macedo;
Poções, entre os dias 30 de maio à 03 de junho, Nas praças Erasmo Andrade Araújo (Turino) e da Promessa, em Lagoa Grande.
A implantação de ponto para acesso gratuito à internet em praça pública nestes municípios está sendo comemorada pelos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo. “Lutamos muito pela democratização do acesso à internet, essa importante ferramenta de apoio ao conhecimento, ao desenvolvimento econômico e social e ao entretenimento das pessoas”, defende Waldenor.
“Com a conexão gratuita do Wi-Fi em praça pública, as pessoas podem ter acesso a um mundo de informações, podem se conectar com o outro lado do planeta e pesquisar o que bem entender, ampliando seus conhecimentos e se conectando com a nova realidade virtual”, ressalta Zé Raimundo.
MAIS 10 MUNICÍPIOS AGUARDADOS
Ainda são aguardados pontos de wi-fi com emenda dos deputados para contemplar os municípios de Carinhanha, Cordeiros, Guajerú, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Malhada de Pedras, Piripá, Ribeirão do Largo e Rio do Antônio.