AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
VickPark 1

Crescem as especulações sobre uma mudança total na chapa governista que vai disputar as eleições ao Governo da Bahia em outubro. Com a articulação do ex-presidente Lula (PT), o PSD garantiria a cabeça da chapa com o senador Otto Alencar em troca do apoio à campanha do cacique petista à Presidência da República já no primeiro turno, tendo o ex-tucano Geraldo Alckmin na vice. O ex-governador de São Paulo tem sido ‘cortejado’ por Gilberto Kassab, o mandachuva do PSD.

A reunião entre Lula, o governador Rui Costa (PT) e os senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD), nesta terça-feira (15), gerou grande burburinho nos bastidores da política. Este encontro teria sido importante para costurar a aliança envolvendo Alckmin – ainda sem partido -,  Lula e Kassab.

Em contrapartida, Otto Alencar, contra a sua vontade, teria que desistir da reeleição ao Senado para representar o PSD como candidato ao Governo da Bahia. O vice de Otto sairia do PP, indicado pelo atual vice-governador João Leão, que ganharia protagonismo na política local com a licença do titular, Rui Costa, para concorrer ao Senado em outubro. Leão herdaria um mandato tampão de oito meses.

A confirmação da aliança PT, PSD e PP ainda teria Jaques Wagner, que tem mais quatro anos de mandato como senador, desistindo da campanha para o Executivo estadual e permanecendo no Congresso – ou saindo para ocupar um ministério em um eventual governo Lula.

Depois que as especulações ganharam terreno, Wagner postou uma mensagem no Twitter para comentar a reunião com Lula, a quem tratou como “grande maestro da política nacional”.

Em seguida, Wagner afirmou que, por enquanto, o quadro continua o mesmo: “Nosso objetivo é fortalecer a unidade do grupo para ganharmos mais uma vez na Bahia e com Lula. O quadro continua o mesmo, com minha pré-candidatura ao Governo e o desejo de Otto e Leão de disputarem o Senado. Política é assim: se conversa muito até se chegar a um consenso”.

Caso a aliança entre PT, PSD e PP se confirme, seria a primeira vez que o PT abriria mão do protagonismo em eleições na Bahia.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Diversos sites da Bahia publicaram que o Senador Jaques Wagner teria desistido da sua candidatura ao governo da Bahia nas eleições deste ano, nesta terça-feira (15).

Em publicação na sua conta oficial do Twiter, Wagner disse que o quadro contínua o mesmo com sua pré-candidatura ao Governo e o desejo de Otto e Leão disputarem o Senado.

O senador Jaques Wagner (PT), o governador Rui Costa e o senador Otto Alencar (PSD-BA) estiveram em reunião na tarde desta terça-feira com o ex-presidente Lula, em São Paulo. Por tabela, também foi desmentido que o atual Governador Rui Costa (PT), seria candidato ao Senado e deixaria o governo para João Leão assumir.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O governador Rui Costa (PT) rifou o nome do senador Jaques Wagner (PT) ao decidir ocupar o posto para o senado na vaga da chapa majoritária da eleição deste ano. O fato do PT ocupar dois cargos na majoritária acende o alerta da base que não aceitaria o desenho, e o nome de Otto Alencar (PSD) ganha força para disputar o Palácio de Ondina.

O desdobramento deixaria o PP contemplado com o governo por oito meses, algo que João Leão almeja para encerrar a sua carreira política. E, de quebra, poderia também indicar a vice ou a suplência de Rui ao Senado.

A candidatura do petista começou a ser pavimentada mais uma vez após uma reunião dos cardeais do teodolito no último domingo (12). Foi no encontro, conforme apurou o BNews com algumas fontes palacianas, que Rui deixou claro a sua vontade de concorrer a exemplo de Camilo Santana, no Ceará.

Com a decisão, um novo arranjo começa ser feito e uma reviravolta pode ocorrer escanteando Wagner que já se postava nas conversas e nos encontros como o nome para encabeçar mais uma vez a chapa. O petista esperava que Rui fizesse o que ele fez em 2014 e cumprisse até o final o mandato. Com Rui impondo a candidatura automaticamente o próprio governador inviabilizou o nome do senador petista e seu criador político.

Outra corrente defende que Lula estaria disposto a negociar a chapa com Gilberto Kassab (PSD). O petista alimentou esperança de vencer a eleição no primeiro turno para presidência e, para garantir o PSD com Geraldo Alckmin na vice, se colocou para movimentar tabuleiros importantes como Minas Gerais e Bahia.

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

O governador Rui Costa (PT), o vice-governador João Leão (PP) e os senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD) têm encontro marcado com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta terça-feira (15), em São Paulo.

Segundo o site Política Livre, no meio desta tarde, Leão, que não figurava na lista de convidados, foi chamado às pressas para o encontro. Ele deve seguir para a capital paulista em voo particular.

O prato do dia é a formação da chapa majoritária para as eleições baianas, que tem repercussão na aliança em torno da provável candidatura de Lula à presidência da República.

NOVAS POSSIBILIDADES

Especula-se que, para atrair o apoio do PSD na disputa nacional, Lula estaria disposto a convencer os aliados baianos a lançar Otto candidato a governador, com Rui deixando o governo para concorrer ao Senado.

Nessa hipótese, Leão governaria o estado de abril a dezembro de 2022. A Wagner, que deixaria a pretensão de voltar ao Palácio de Ondina, caberia o apoio do grupo para tentar a presidência do Congresso no próximo ano, pois seu mandato no Senado vai até 2024.

Na mesma equação, o PP indicaria o vice da majoritária, escolhendo nome diferente de João Leão, impedido por lei de disputar pela terceira vez consecutiva o cargo de vice-governador, que exerce desde 2015.

DECLARAÇÕES RECENTES

Ouvido em janeiro pelo PIMENTA, Otto disse que seu objetivo é tentar a reeleição. Já o secretário-geral do PP na Bahia, Jabes Ribeiro, afirmou ao site que o partido não tem plano B para a majoritária: o nome é o de João Leão. Também falou sobre a possibilidade de Rui pleitear a vaga no Senado (

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 15, no Plenário da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, uma audiência Pública que discutiu ações judiciais movidas pela ViaBahia contra moradores do Povoado São José, popular Pé de Galinha, além do Bairro Lagoa das Flores e demais localidades situadas às margens da BR-116. A audiência foi uma iniciativa do vereador Alexandre Xandó (PT), com apoio da Casa.

As ações da concessionária ViaBahia se devem às futuras obras de duplicação da rodovia, mas, segundo os moradores, a forma como estão ocorrendo está ocasionando insegurança jurídica na população e nas atividades comerciais. A empresa ViaBahia quer a desapropriação dos terrenos para que a obra seja realizada.

O autor da audiência pública, vereador Alexandre Xandó (PT), destacou que a luta pela duplicação da BR-116 e pela justa indenização das comunidades pela ViaBahia é de todos os vereadores da Casa, e não apenas do seu mandato. Ele dirigiu o discurso às famílias das comunidades de Lagoa das Flores e Pé de Galinha, as quais já foram notificadas pela empresa Via Bahia. “Vocês não são criminosos. E não se preocupem, um processo judicial faz parte de uma sociedade democrática”, disse. O vereador relembrou algumas ações do seu mandato, em favor de famílias que já foram autuadas pelo poder público municipal e destacou que, neste momento, a população deve se manter unida. “Vão tentar fragmentar, dividir e oferecer uma vantagem para cada um; mas a união faz a força, e vocês estão numa batalha judicial e de mobilização social”, salientou. Ao finalizar, o edil ressaltou a desigualdade social entre uma empresa de grande porte, que possui vários advogados, em comparação com pessoas em situação de vulnerabilidade social e que possuem, independente de possuir documentação ou não, o direito à moradia. “Vocês estão assegurados pela lei, possuem direitos e esta Casa está do lado de vocês”, finalizou.

Indenização às famílias da localidade – Rosália Santos Amaral, representante dos moradores da comunidade São José, mais conhecida como Pé de Galinha, relatou que mais de 50 famílias estão correndo o risco de não terem onde morar: “Recebemos uma intimação da ViaBahia dando 15 dias para que saíssemos das nossas casas”, disse, relatando que, segundo  a empresa, a área pertence a ela e precisa ser desocupada. “Pra onde vamos se a ViaBahia quer o que é nosso? É preciso dar o que é nosso de direito”, clamou, lembrando que no local tem famílias com crianças, com seus comércios de onde tiram o sustento. “Tenho minha casa lá que vale R$ 30 mil e a ViaBahia quer dar R$ 15 mil. Como vamos construir nossas casas novamente? Tem que dar condição pra gente fazer a nossa moradia”, concluiu.

A ViaBahia não dá uma posição aos moradores  – O comunicador e radialista Ricardo “Gordo” relatou sua indignação pela ausência de um representante da empresa ViaBahia na Câmara para dialogar com as comunidades de Pé de Galinha e Lagoa das Flores. Ele evidenciou que a população deseja a duplicação da BR-116, desde que as famílias que ocupam a localidade sejam previamente avisadas e indenizadas num valor justo e de mercado. “Não é chegando com intimação na calada da noite que vão resolver a situação. Muitas pessoas estão sofrendo e até estão com  atestado médico, por conta desta situação. Não é justo que façam isso com as famílias”, ressaltou. O radialista destacou que em dezembro de 2021, passara pelo posto de pedágio da ViaBahia, 3 milhões de automóveis e que a média de pedágio, considerando motos e carretas de 09 eixos, é de R$ 13,15, o que resulta numa média de R$ 1,5 milhão por dia. “Nós queremos o respeito da empresa com o pessoal de Vitória da Conquista, em especial com o Povoado do Pé de Galinha e Lagoa de Flores. É inadmissível o que a ViaBahia vem fazendo com a nossa região e até o próprio ministro Tarcísio Freitas tem tido dificuldades em requerer um retorno da empresa”, finalizou.

Criação de comissão para acompanhar as ações – O presidente do Legislativo Municipal, vereador Luís Carlos Dudé (MDB), destacou a fala do jornalista Ricardo Gordo, quando o mesmo citou que mais de 3 milhões de veículos passaram pelos pedágios da ViaBhaia em dezembro de 2021, e afirmou que “a instalação da Viabahia foi um presente de grego. “Disseram que teríamos rodovias como as do Estado de São Paulo, e diminuíram o Estado da Bahia. Para a ViaBahia, a Bahia compreende somente o trecho de Salvador até o Paraguaçu, o restante só serve para buscar o dinheiro da população e nada faz para melhorar”, criticou. Dudé citou, ainda, o desserviço que a empresa presta: “As ações estão na justiça e essa Casa está atenta. Essas famílias moram no Pé de Galinha há anos e agora ela [ViaBahia] vem e diz que vocês têm que sair e fica por isso mesmo? Saibam que a Câmara não vai deixar!”. Lembrou também que o Legislativo defende, sim, a duplicação, “mas não queremos a injustiça e a ingratidão, deixar os moradores com a mão abanando, sem suas casas e suas histórias, nem no Pé de Galinha, nem na Lagoa das Flores”. Por fim, o presidente da Casa disse que “A Câmara vai criar uma comissão para acompanhar o andamento das ações na defesa dos moradores de Lagoa da Flores e Pé de Galinha”.

Mesmo sendo área pública, cabe indenização às famílias – O advogado Alexandre Pereira explicou como funciona o processo de desapropriação, lembrando que uma coisa é o que está sendo debatido e outra é o que está em  jogo: “Primeiro existe o direito das famílias à moradia e à vida produtiva, e do outro, a necessidade e o interesse público na duplicação das vias”. Ele explicou ainda que o processo deve ser analisado caso a caso e que “se confirmado área de domínio da ViaBahia, passa-se para a discussão da indenização”. O advogado explicou que se a área for de domínio público, cabe, sim, a indenização: “Se não há usocapião de área pública, por outro lado o Governo Federal, ANTT e ViaBahia foram omissas o tempo todo”. Explicou que existe uma briga judicial entre o governo Federal e a ViaBahia e isso pode demandar algum tempo. “Essa briga não interessa a ninguém, não interessa aos moradores, porque não sabem se podem plantar, se podem fazer uma reforma, mas pode ser também uma forma de a ViaBahia prolongar essa briga porque diz que está na justiça, por isso não faz benfeitorias. Vamos lutar na esfera judicial para destravar esse processo para se chegar a um acordo dentro do próprio processo”, finalizou.

Nós só queremos respeito da ViaBahia – Tereza Cristina Silva, representante do Povoado Pé de Galinha iniciou o discurso expressando indignação pelo recebimento da intimação e pela falta de um representante que possa dialogar com a comunidade. Ela ressaltou que a população do local “não invadiu nada” e que possui o direito de morar nessas localidades. “O que queremos é que eles coloquem as cartas na mesa e digam algo concreto, até o momento só temos a intimação e não recebemos mais nenhuma informação”, salientou. A representante destacou que a comunidade exige respeito e que não está ocupando o local de maneira irregular.

Moção de Repúdio à ViaBahia –O vereador Ricardo Babão (PCdoB) afirmou que a Casa nunca vai se curvar à ViaBahia, lamentou a ausência de um representante da empresa na audiência pública e afirmando que ninguém está procurando culpado. “Estamos buscando uma solução. Os moradores receberam a intimação, encaminhamos os moradores ao nosso amigo e advogado Alexandre Pereira”, disse, acrescentando: “O Pé de Galinha é uma localidade que tenho procurado ajudar em várias situações e amanhã vamos apresentar uma Moção de Repúdio contra a empresa que não mandou nenhum representante na audiência, afirmou.

O desrespeito já começa pela falta de representante da ViaBahia no plenário – O vereador Nildo Freitas (PSC) iniciou o pronunciamento solidarizando-se com as famílias presentes e destacou o difícil momento em que essas pessoas vivem ao serem desapropriadas de suas residências. Ele parabenizou o vereador Alexandre Xandó (PT) pela iniciativa da audiência pública e elogiou o ex-vereador Ricardo Pereira pela fala. Nildo ressaltou que a peça principal da audiência não esteve presente, que é a empresa  ViaBahia, e que o desrespeito da concessionária para com a comunidade conquistense já começa por não ter um representante no plenário para dialogar com a população.

Freitas ressaltou indicação do seu mandato aprovada no mês de maio de 2021 para instalação de semáforos nas imediações do bairro Campinhos e também no cruzamento da Urbis 6. “Estou citando essas questões aqui porque a Casa está sempre buscando melhorias para a população. Nós sempre recebemos informações e pedidos dos moradores em relação a isso. A ViaBahia não faz e não deixa ninguém fazer, e deixa os moradores sem saber o que fazer, mas não vamos permitir que vocês sejam penalizados”, salientou.

Herança de família – Isabel Lemos, moradora do Pé de Galinha, agradeceu aos vereadores Ricardo Babão (PCdoB) e Alexandre Xandó (PT) por trabalharem ao lado da população nos momentos mais difíceis. “Tenho 68 anos morando no Pé de Galinha. Fiquei desesperada quando recebi a intimação, mas com fé em Deus tudo vai dar certo”, disse, acrescentando que a casa em que ela mora foi herança de sua mãe e que ela nunca soube que ali era área pública. Finalizou pedindo mais atenção do governo com a comunidade.

A ViaBahia precisa respeitar o povo de Vitória da Conquista –O vereador Chico Estrella (PTC) iniciou a fala destacando que falar mal da ViaBahia não é mais novidade. Segundo ele, a ViaBahia é uma concessionária que comprou os direitos e uso da BR-116 na região Sudoeste especificamente e fez um contrato. “O que contém neste contrato não foi cumprido até hoje na sua totalidade, como, por exemplo, a falta de assistência às estradas”, afirmou. Chico lamentou a falta de representatividade política em Vitória da Conquista, o que, na opinião dele, é um dos pilares para que a cidade seja “refém da ViaBahia”:  “Apesar de termos 250 mil eleitores, nós não elegemos um único representante daqui da nossa cidade na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados; a gente não tem voz e grito e precisamos entender que enquanto não tivermos representatividade, vamos ficar à mercê da ViaBahia’, salientou.

Estrella lamentou também a ausência da Comissão de Fiscalização de Obras da ViaBahia, composta pelos vereadores Adinilson Pereira, (MDB), Fernando Jacaré (PT), Edjaime Rosa – Bibia (MDB), Hermínio Oliveira (PODE) e Valdemir Dias (PT). E ressaltou que, apesar dos transtornos, a concessionária está no seu direito porque os terrenos estão na sua faixa de domínio, porém é imprescindível o respeito da empresa à população. “Vamos tomar todas as medidas possíveis para que o povo de Lagoa das Flores e Pé de Galinha não esteja à mercê da ViaBahia. A própria ViaBahia indenizou e tem indenizado os moradores do Paraguaçu e Feira de Santana, apesar de não haver a necessidade de indenização e nós precisamos lutar nesta Casa, lutar e brigar pelo nosso povo para que os moradores da nossa cidade também recebam uma justa indenização, que recebam os seus direitos”, concluiu.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Pré-candidato ao governo da Bahia, o ex-prefeito soteropolitano ACM Neto (União Brasil) criticou, nesta semana, os institutos de pesquisas por associá-lo a candidatos a presidente da República. Neto afirmou que essa metodologia adotada pelas empresas “traz rejeição de terceiros” para ele.

“Minha campanha é independente. Eu não tenho hoje palanque nacional. Não estou preocupado com a eleição presidencial. Meu foco é na Bahia. Não adianta fazer pesquisa, já aviso aos institutos, botando Neto apoiando fulano, beltrano ou sicrano. Isso é uma indução equivocada”, salientou Neto, em entrevista à rádio Metrópole.

As sondagens de opinião mostram que, quando Neto tem o apoio dos presidenciáveis Ciro Gomes (PDT), Sérgio Moro (Podemos) e João Doria (PSDB), ele cai no número de votos. “Na campanha de 2020, não faziam pesquisas dizendo Bruno Reis, com apoio de ACM Neto. Botavam só Bruno Reis lá. Tá certo? Só Bruno Reis”, acrescentou.

Críticas

Neto afirmou ainda desconhecer o motivo de o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), dizer que o ex-prefeito quer ser “amante” do presidente Jair Bolsonaro (PL). “Eu não sei exatamente o que motivou essa declaração do ministro João Roma. As minhas relações são muito transparentes e abertas. Enquanto eu fui prefeito de Salvador, me relacionei, e considero que me relacionei bem, com todos os presidente da República, que governaram esse país. Primeiro, com a ex-presidente Dilma, do PT. Depois, com o ex-presidente Temer, do MDB e finalmente, nos dois últimos anos do meu mandato, com o atual presidente Jair Bolsonaro”, acrescentou.

“Depois do dia 1º de janeiro de 2021, que foi quando passei o bastão (da prefeitura de Salvador) para Bruno (Reis), eu não tive mais nenhum contato com o presidente Bolsonaro. Não tive nenhum contato, nem reunião, nem ligação. Não tenho procurado o governo para absolutamente nada. Minha posição sempre foi de absoluta independência. Não deixo de criticar o que acho que merece crítica. Então, eu não entendo o porquê desse tipo de colocação (do ministro João Roma)”, acrescentou. Bahia.Ba

CORTINA E CIA COLCHÕES

A saúde sempre foi um dos maiores gargalos da gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão, o famigerado legado foi herdado por sua substituta, a prefeita Sheila Lemos. No ano passado e também no começo desse ano, as queixas da população acerca da falta de médicos nas unidades básicas de saúde, e falta de estrutura desses locais para o recebimento de pacientes vêm se multiplicando.

Na noite desta quinta-feira (10), o deputado federal Waldenor Pereira chamou a atenção para a necessidade da prefeita apresentar melhorias na área. Ele lembrou ainda que a falta de médicos nos postos sobrecarrega a UPA e também o Hospital de Base.

”Muitas unidades de saúde da família estão fechadas, outras funcionando precariamente, há uma grande falta de médicos, enfermeiros e medicamentos. A população está reclamando muito que essa insuficiência está pressionando muito a UPA, está pressionando muito o Hospital de Base”, afirmou.

Com o aumento dos casos de gripe e também de Coronavírus, como foi registrado no início do ano, os relatos de demora no atendimento e a superlotação da UPA viraram motivo de muita reclamação. “O governador vem realizando progressivos investimentos. Então nós estamos chamando a atenção da Prefeitura, porque houve uma redução substancial dos serviços municipais, acarretando uma superlotação nas unidades do governo do estado. Estou aqui chamando a atenção da prefeita Sheila para a necessidade de mostrar serviço na área da saúde”, avaliou o parlamentar. *Blog do Sena.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Na sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira, 09, a vereadora Viviane Sampaio (PT) ressaltou a situação crítica das estradas da Zona Rural, impactadas pelas fortes chuvas que caíram no município. Ela frisou que na região da Roseira existem localidades com vias intransitáveis para carros, com acesso apenas a cavalo ou moto. Sampaio destacou que moradores e serviços, como equipes de saúde, têm enfrentado muitas dificuldades de locomoção porque existem regiões com estradas completamente destruídas.

Viviane reconheceu o trabalho das subprefeituras de Bate-Pé, Inhobim e José Gonçalves, mas ressaltou que é preciso avançar diante dos prejuízos causados pelas chuvas. A vereadora afirmou que esse é um grande desafio para a prefeita Sheila Lemos (DEM), sobretudo porque a edil avalia que o ex-prefeito Herzem Gusmão (MDB) abandonou a Zona Rural na última gestão. Viviane explicou que pediu à prefeitura uma posição sobre o cronograma de reparo das vias.

Em sua fala, anunciou que a Comissão de Saúde da Casa, da qual é presidente, fará sua primeira reunião do ano nesta quinta-feira, 10. Ela afirmou que a comissão tem recebido denúncias sobre dificuldades de marcação de consultas, no Call Center e no atendimento em hospitais credenciados à rede municipal de saúde.

A parlamentar ainda repudiou as falas do comunicador Monark e do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) no Flow Podcast, nessa terça-feira (8). Monark defendeu a existência de um partido nazista legalizado no país. Viviane frisou que defender o nazismo é crime e conclamou a população a proteger a democracia.

CORTINA E CIA COLCHÕES
Durante pronunciamento na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta quarta-feira, 9, o vereador Fernando Jacaré (PT) apontou os preços absurdos que os postos de combustíveis estão cobrando na cidade. “Que mistério é esse? O que acontece que a nossa cidade tem um dos mais altos preços do combustível da Bahia?”, questionou.
Ele lembrou que o Poder Legislativo tem buscado soluções para o problema mas que ainda não alcançou o sucesso. “Esta Casa fez CPI, denúncia, que é o que cabe a ela fazer. Tudo o que é possível esta Câmara tem feito”, apontou. “É assustador. A cidade não aguenta mais. A situação é grave”, complementou ele, cobrando solução.
Para Fernando Jacaré, a principal causa dos altos preços é a política de preços adotada pela Petrobras. “Uma política vergonhosa, desumana, comandada pelo presidente da República”, apontou ele, criticando Jair Bolsonaro.
CORTINA E CIA COLCHÕES

Na manhã desta quarta-feira, 09, durante a Sessão Ordinária realizada no Plenário da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, o vereador Delegado Marcus Vinícius (PODE) falou sobre o curso gratuito do método CIS, realizado na cidade. “É um curso que custa cerca de R$ 3 mil e estamos trazendo para cá de forma totalmente gratuita para profissionais de segurança pública e funcionários da Câmara Municipal de Vitória da Conquista”, disse.

Ele relatou que é um curso oferecido por Paulo Vieira e que tem por objetivo auxiliar as pessoas a identificarem e corrigir todos os problemas da sua vida em uma imersão completa de inteligência emocional. O curso acontecerá entre os dias 10, 11 e 12 de fevereiro.

CORTINA E CIA COLCHÕES