AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
VickPark 1

A vereadora Viviane Sampaio tomou posse neste sábado, 30, como nova presidente municipal do Partidos dos Trabalhadores PT. A cerimônia de posse aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista.

A cerimônia de posse contou com a participação dos principais nomes do partido no município como o ex-prefeito Guilherme Menezes, 0 deputado federal Waldenor Pereira e deputado estadual José Raimundo Fontes.

A vereadora foi eleita presidente do PT no dia último 06 de julho, em um eleição simultânea nos níveis municipal, estadual e federal.

CORTINA E CIA COLCHÕES
Na sessão ordinária desta quarta-feira (27), a vereadora Gabriela Garrido (PV) apresentou o Projeto de Lei nº 132/2025, que propõe conceder prioridade às mulheres vítimas de violência, mães solo e mães atípicas nos programas de habitação municipal.
A parlamentar ressaltou que a proposta busca enfrentar realidades duras e muitas vezes invisibilizadas. “Quando falamos de violência doméstica não estamos apenas diante de números e estatísticas, estamos diante de pessoas, de famílias, de vidas. Vidas de mulheres que carregam marcas de agressões e muitas vezes não têm para onde ir e, por isso, não deixam seu lar”, destacou.
Gabriela também lembrou que mães solo e mães atípicas enfrentam vulnerabilidades específicas. “A necessidade dos programas habitacionais é semelhante quando se trata de mães solos que são chefes de família, maioria no nosso estado, e também de mães atípicas, que já vivem uma sobrecarga enorme. Temos a vergonhosa estatística nacional de que 80% dos casamentos e uniões estáveis terminam antes da criança atípica completar 5 anos de idade”, afirmou.
Para a vereadora, garantir prioridade no acesso à moradia significa mais do que oferecer um teto. “É devolver dignidade, segurança e esperança. A política pública de habitação, ao reconhecer essa prioridade, cumpre não apenas a função social, mas o seu papel de justiça. Justiça com aqueles que já sofreram tanto e que precisam. Isso é cidadania”, declarou.
Por fim, Gabriela fez um apelo pela aprovação da proposta. “Faço aqui um apelo que possamos, unidos, aprovar essa medida e transformar um pouco a realidade dessas mulheres que clamam por liberdade, segurança e respeito”, concluiu. A vereadora também informou que participará, nos dias 28 e 29 de agosto, da Conferência de Políticas Públicas para Mulheres, em Salvador, onde se reunirá com lideranças políticas e secretários de Estado em busca de melhorias para Vitória da Conquista.
Anuska Meirelles
CORTINA E CIA COLCHÕES
Na sessão desta quarta-feira, 27, a Câmara homenageou, por meio da Moção de Aplauso 81/2025, o coordenador da 4ª CIRETRAN, Josevaldo Santana de Oliveira, em reconhecimento à sua destacada atuação na modernização e humanização dos serviços de trânsito, promoção da segurança viária, valorização da equipe e implementação de projetos e parcerias que beneficiam diretamente a comunidade e os cidadãos conquistenses
Segundo o autor da proposição, o vereador Diogo Azevedo, durante a gestão, Josevaldo promoveu a modernização do atendimento ao público, reduzindo o tempo de espera e aumentando a satisfação dos usuários e dos servidores. “Implantou processos administrativos mais ágeis e eficientes, garantindo maior transparência e eficácia nos serviços prestados. Destacou-se ainda na promoção de ações educativas de trânsito junto à comunidade, na coordenação de campanhas de prevenção e orientação sobre segurança viária, e na valorização e capacitação continuada da equipe, promovendo um ambiente de trabalho produtivo, ético e harmonioso.”
Josevaldo falou da alegria e importância de receber a moção de aplauso, que simboliza o reconhecimento e o resultado do trabalho realizado. “É algo importante quando o gestor recebe uma moção de aplauso da Câmara Municipal, porque essa Câmara está representada pelo povo, e isso significa que o povo de Conquista reconhece o trabalho e está aplaudindo a gestão nesse momento. Então, quero deixar o meu muito obrigado, poder falar de trânsito é algo importante, e a consciência e as nossas ações, elas determinam a segurança e o bem-estar de outras pessoas. Então, a 4ª Ciretran está à disposição da população”.
Por Camila Brito
CORTINA E CIA COLCHÕES
Na sessão ordinária desta quarta-feira (27), o vereador Luciano Gomes (PCdoB) celebrou importantes avanços na educação e infraestrutura da zona rural de Vitória da Conquista, com destaque para a licitação da creche padrão FNDE no distrito de Cabeceira de Boia, a primeira do tipo no município.
Segundo o parlamentar, a licitação foi concluída sem recursos contrários e agora segue para a assinatura do contrato. A obra será realizada com emenda do deputado João Bacelar (PL) e terreno disponibilizado pela prefeita Sheila Lemos. “É um marco que entra para a história do nosso município. Nosso compromisso com a educação e com a Zona Rural fica ainda mais forte a partir de agora”, destacou.
Luciano Gomes também ressaltou a importância da visita da presidente do FNDE, em dezembro, ao distrito de Cabeceira de Boia, para conhecer de perto as necessidades da população rural. “Receber a presidente do FNDE, uma das líderes de uma das pastas com maior volume de recursos do Ministério da Educação, foi motivo de muito orgulho para nossa região”, afirmou.
O vereador comentou ainda a atuação do seu mandato na resolução de problemas de transporte escolar em Cercadinho. “Houve uma manifestação justa de pais e mães de alunos. Entramos em contato imediatamente com a Secretaria Municipal de Educação e resolvemos o problema na hora. Três ônibus próprios estão servindo os alunos e funcionando bem”, disse, parabenizando a presidente da associação local, Milena Prado, pelo cuidado com os estudantes.
Além da educação, Luciano Gomes destacou avanços no abastecimento de água para a zona rural, em parceria com a Embasa, garantindo que recursos do município sejam aplicados para levar água a distritos como Cercadinho, Inhobim e Cabeceira de Jiboia. “O acordo firmado assegura que esses distritos receberão água com planejamento e responsabilidade, fruto do trabalho conjunto entre município, Embasa e comunidade”, concluiu.
Anuska Meirelles
CORTINA E CIA COLCHÕES

O município de Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia novamente ganhou destaque nacional como a cidade com maior saneamento básico do Norte e Nordeste, segundo o Instituto Trata Brasil. O fato foi destacado pelo deputado federal Waldenor Pereira na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (26), durante pronunciamento no Plenário Ulysses Guimarães.

O parlamentar começou sua fala revelando que a Bahia se destacou como o estado do Brasil que mais avançou no acesso ao saneamento básico, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) Contínua, publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última sexta-feira (22).

“E, com base nessa pesquisa, o Instituto Trata Brasil concluiu, mais uma vez, que o município de Vitória da Conquista, a minha cidade, o meu município se destacou como o município de maior saneamento básico do Norte e Nordeste do país. Um fato que deve ser destacado, que deve ser, realmente, elogiado porque é resultado de investimentos dos governos do Partido dos Trabalhadores no âmbito nacional, estadual e municipal”, revelou o parlamentar.

Waldenor destacou ainda que “foi na administração do prefeito José Raimundo Fontes que o presidente Lula decidiu pela liberação de recursos para a realização deste extraordinário investimento que hoje permite à cidade ostentar índice de 96,8% de cobertura de água e, no esgotamento sanitário, 83,25% dos domicílios são atendidos, número que chega a 92% na zona urbana”.

O parlamentar enfatizou que os números de Vitória da Conquista são sempre superiores à média nacional e parabenizou o Governo da Bahia e a Embasa pelo importante feito alcançado.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputada Ivana Bastos (PSD), fez um balanço da sessão desta terça-feira (26), marcada por uma pauta extensa e discussões em torno de projetos considerados estratégicos pelo governo e pelo Legislativo.

Ao todo, segundo ela, foram analisadas 12 proposições entre vetos, reajustes salariais, urgências e homenagens.

“Foi mantido o veto do governador Jerônimo. Foi votado a renegociação do empréstimo de 4,5 bilhões, votamos o dia do secretário de Saúde Municipal, votamos um título para uma comenda para o ministro Gilmar Mendes, votamos aqui na casa também o reajuste de várias carreiras, servidores do Estado, votamos as contas de 2021 do Tribunal de Contas do Município, votamos um núcleo de transparência aqui da Assembleia Legislativa”, enumerou Ivana listando os trabalhos da Casa na sessão desta terça-feira.

Entre os pontos de maior repercussão esteve a aprovação da urgência para a renegociação da dívida de R$ 4,5 bilhões, apresentada pelo governo do Estado. Ivana reforçou que o tema foi amplamente discutido antes da votação e que não é um empréstimo.

“Nós reunimos durante a semana com vários deputados, almoçamos juntos com o líder da maioria e o líder da minoria, discutimos os projetos que poderíamos pautar. Nós temos essa responsabilidade”, afirmou.

A presidente da Alba também ressaltou a presença de secretários estaduais no plenário para esclarecer dúvidas. O secretário da Fazenda, Manoel Vitório, explicou os detalhes do empréstimo, enquanto o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, apresentou informações sobre projetos de interesse das forças policiais.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Geraldo Souto de Almeida Filho, o Geo Filho, da Gente Propaganda, de Vitória da Conquista, se tornou o vice-presidente do  Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (SINAPRO-Bahia).

Frente á  nova diretoria do sindicato para os próximos três anos, como presidente Paulo Coelho, diretor da Mago Comunicação, ele tem em sua trajetória  mais de 35 anos no mercado publicitário, com destaque no atendimento a contas privadas. Esta é a segunda vez que ele assume a presidência da entidade.

“Assumimos uma nova gestão no SINAPRO-Bahia com continuidade ao trabalho e conexão com novas oportunidades, para promover capacitação, fortalecer a representatividade do setor e buscar o melhor para os associados e para o mercado. Vamos celebrar juntos esta nova etapa durante este grande encontro, que será o Enapro 2025”, afirma Paulo Coelho.

CORTINA E CIA COLCHÕES
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) instalou, na manhã desta terça-feira (26), a Comissão de Desenvolvimento Urbano em caráter permanente. O projeto de resolução que criou o colegiado foi aprovado em plenário em junho deste ano, após iniciativa da deputada Maria del Carmen (PT), eleita presidente da comissão pelos membros. A vice-presidência ficou com o deputado Pedro Tavares (UB).
A Comissão de Desenvolvimento Urbano terá como atribuições discutir, analisar, acompanhar e propor debates sobre políticas urbanas em todo o Estado da Bahia. O colegiado realizará reuniões ordinárias às quartas-feiras, às 9h30.
Maria del Carmen agradeceu aos colegas parlamentares pela aprovação da criação da comissão e destacou o gesto dos pares ao elegê-la para a presidência. Em sua fala aos integrantes, a deputada convidou os membros a apresentarem sugestões de temas para as próximas reuniões.
Segundo a parlamentar, uma lista de assuntos prioritários já foi elaborada e será encaminhada a todos os membros do colegiado. Ela ressaltou ainda a possibilidade de trabalho conjunto com a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, já que algumas pautas podem ter convergências.
“Nossa discussão não se restringe à capital, ela alcança também o interior. O objetivo é que as pautas cheguem aos municípios para, por exemplo, garantir a elaboração e execução do plano diretor. Quantos municípios já criaram e implementaram seu plano diretor?”, questionou a nova presidente do colegiado.
CORTINA E CIA COLCHÕES

Nesta segunda-feira (25), o jornalista Deusdete Dias refletiu, durante o quadro Pingos nos Is, da Rádio UP FM, sobre a polarização política, a necessidade de renovação na política nacional e falas de figuras públicas contrárias à soberania nacional.

A partir do poema O Analfabeto Político, do poeta Bertolt Brecht, Deusdete criticou aqueles cidadãos que se omitem frente aos assuntos políticos que podem afetá-lo. O analfabeto político é aquele que, além de ignorar os acontecimentos de utilidade pública, também não compreendam como as decisões podem colaborar ou prejudicar seu cotidiano.

Ao decorrer do quadro, foi resgatada a fala do senador Flávio Bolsonaro (PL) sobre um bombardeio dos EUA ao Brasil, assim como aqueles ocorridos em Hiroshima e Nagasaki. A fala foi descrita como infeliz e nada produtiva para a discussão da soberania e defesa nacionais.

Clique aqui e ouça na íntegra:

CORTINA E CIA COLCHÕES

A artista baiana Ivete Sangalo irá receber o Título de Cidadã Conquistense, por indicação do Vereador Alexandre Xandó (PT). Em seu show no sábado 23/08 no Festival de Inverno, a cantora disse no palco “Tem que se orgulhar muito dessa terra! Eu já me sinto daqui”.

Ivete tem uma forte relação com Vitória da Conquista, tocando em grandes eventos desde a década de 90, movimentando a cena cultural, o turismo e a geração de emprego e renda. A cantora sempre ressaltou sua relação de carinho e afeto com nossa cidade, divulgando nossas festividades, produtos, marcas e empresas. Em sua banda, toca como guitarrista o conquistense Léo Brasileiro. Em seu show no FIB ela brincou: “Cheguei ontem, vim curtir Conquista, e de ontem pra hoje já comi 4 sacos de sequilhos com goiabada”.

Ao blog, o vereador Xandó fala com orgulho que já dividiu palco com Ivete: “em 2006, Massinha nos deu a oportunidade de tocar no primeiro Massicas Indoor, e fazer a abertura do show de Ivete e Banda Eva (à época conduzida por Saulo). Eu tinha 15 anos de idade, e aquela experiência foi fundamental para o meu futuro como cantor, liderança estudantil e posteriormente liderança política”.

Xandó é um jovem vereador que tem forte relação com a cultura: no início dos anos 2000 foi vocalista do Grupo Samba de Mesa, é capoeirista, e em seu mandato tem realizado inúmeras iniciativas para fortalecer o Hip Hop, terreiros de candomblé e umbanda, comunidades quilombolas, rodas de samba, grupos de capoeira, etc.

Ivete já recebeu o título de cidadã mineira, pernambucana, carioca, soteropolitana, e agora, reconhecimento da população conquistense. A cerimônia de entrega do título de cidadão conquistense acontecerá no dia 12 de novembro, às 19h00, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima

CORTINA E CIA COLCHÕES