A vereadora Viviane Sampaio tomou posse neste sábado, 30, como nova presidente municipal do Partidos dos Trabalhadores PT. A cerimônia de posse aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista.
A cerimônia de posse contou com a participação dos principais nomes do partido no município como o ex-prefeito Guilherme Menezes, 0 deputado federal Waldenor Pereira e deputado estadual José Raimundo Fontes.
A vereadora foi eleita presidente do PT no dia último 06 de julho, em um eleição simultânea nos níveis municipal, estadual e federal.
Josevaldo falou da alegria e importância de receber a moção de aplauso, que simboliza o reconhecimento e o resultado do trabalho realizado. “É algo importante quando o gestor recebe uma moção de aplauso da Câmara Municipal, porque essa Câmara está representada pelo povo, e isso significa que o povo de Conquista reconhece o trabalho e está aplaudindo a gestão nesse momento. Então, quero deixar o meu muito obrigado, poder falar de trânsito é algo importante, e a consciência e as nossas ações, elas determinam a segurança e o bem-estar de outras pessoas. Então, a 4ª Ciretran está à disposição da população”.O município de Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia novamente ganhou destaque nacional como a cidade com maior saneamento básico do Norte e Nordeste, segundo o Instituto Trata Brasil. O fato foi destacado pelo deputado federal Waldenor Pereira na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (26), durante pronunciamento no Plenário Ulysses Guimarães.
O parlamentar começou sua fala revelando que a Bahia se destacou como o estado do Brasil que mais avançou no acesso ao saneamento básico, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) Contínua, publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última sexta-feira (22).
“E, com base nessa pesquisa, o Instituto Trata Brasil concluiu, mais uma vez, que o município de Vitória da Conquista, a minha cidade, o meu município se destacou como o município de maior saneamento básico do Norte e Nordeste do país. Um fato que deve ser destacado, que deve ser, realmente, elogiado porque é resultado de investimentos dos governos do Partido dos Trabalhadores no âmbito nacional, estadual e municipal”, revelou o parlamentar.
Waldenor destacou ainda que “foi na administração do prefeito José Raimundo Fontes que o presidente Lula decidiu pela liberação de recursos para a realização deste extraordinário investimento que hoje permite à cidade ostentar índice de 96,8% de cobertura de água e, no esgotamento sanitário, 83,25% dos domicílios são atendidos, número que chega a 92% na zona urbana”.
O parlamentar enfatizou que os números de Vitória da Conquista são sempre superiores à média nacional e parabenizou o Governo da Bahia e a Embasa pelo importante feito alcançado.
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputada Ivana Bastos (PSD), fez um balanço da sessão desta terça-feira (26), marcada por uma pauta extensa e discussões em torno de projetos considerados estratégicos pelo governo e pelo Legislativo.
Ao todo, segundo ela, foram analisadas 12 proposições entre vetos, reajustes salariais, urgências e homenagens.
“Foi mantido o veto do governador Jerônimo. Foi votado a renegociação do empréstimo de 4,5 bilhões, votamos o dia do secretário de Saúde Municipal, votamos um título para uma comenda para o ministro Gilmar Mendes, votamos aqui na casa também o reajuste de várias carreiras, servidores do Estado, votamos as contas de 2021 do Tribunal de Contas do Município, votamos um núcleo de transparência aqui da Assembleia Legislativa”, enumerou Ivana listando os trabalhos da Casa na sessão desta terça-feira.
Entre os pontos de maior repercussão esteve a aprovação da urgência para a renegociação da dívida de R$ 4,5 bilhões, apresentada pelo governo do Estado. Ivana reforçou que o tema foi amplamente discutido antes da votação e que não é um empréstimo.
“Nós reunimos durante a semana com vários deputados, almoçamos juntos com o líder da maioria e o líder da minoria, discutimos os projetos que poderíamos pautar. Nós temos essa responsabilidade”, afirmou.
A presidente da Alba também ressaltou a presença de secretários estaduais no plenário para esclarecer dúvidas. O secretário da Fazenda, Manoel Vitório, explicou os detalhes do empréstimo, enquanto o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, apresentou informações sobre projetos de interesse das forças policiais.
Geraldo Souto de Almeida Filho, o Geo Filho, da Gente Propaganda, de Vitória da Conquista, se tornou o vice-presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (SINAPRO-Bahia).
Frente á nova diretoria do sindicato para os próximos três anos, como presidente Paulo Coelho, diretor da Mago Comunicação, ele tem em sua trajetória mais de 35 anos no mercado publicitário, com destaque no atendimento a contas privadas. Esta é a segunda vez que ele assume a presidência da entidade.
“Assumimos uma nova gestão no SINAPRO-Bahia com continuidade ao trabalho e conexão com novas oportunidades, para promover capacitação, fortalecer a representatividade do setor e buscar o melhor para os associados e para o mercado. Vamos celebrar juntos esta nova etapa durante este grande encontro, que será o Enapro 2025”, afirma Paulo Coelho.
Nesta segunda-feira (25), o jornalista Deusdete Dias refletiu, durante o quadro Pingos nos Is, da Rádio UP FM, sobre a polarização política, a necessidade de renovação na política nacional e falas de figuras públicas contrárias à soberania nacional.
A partir do poema O Analfabeto Político, do poeta Bertolt Brecht, Deusdete criticou aqueles cidadãos que se omitem frente aos assuntos políticos que podem afetá-lo. O analfabeto político é aquele que, além de ignorar os acontecimentos de utilidade pública, também não compreendam como as decisões podem colaborar ou prejudicar seu cotidiano.
Ao decorrer do quadro, foi resgatada a fala do senador Flávio Bolsonaro (PL) sobre um bombardeio dos EUA ao Brasil, assim como aqueles ocorridos em Hiroshima e Nagasaki. A fala foi descrita como infeliz e nada produtiva para a discussão da soberania e defesa nacionais.
Clique aqui e ouça na íntegra:
A artista baiana Ivete Sangalo irá receber o Título de Cidadã Conquistense, por indicação do Vereador Alexandre Xandó (PT). Em seu show no sábado 23/08 no Festival de Inverno, a cantora disse no palco “Tem que se orgulhar muito dessa terra! Eu já me sinto daqui”.
Ivete tem uma forte relação com Vitória da Conquista, tocando em grandes eventos desde a década de 90, movimentando a cena cultural, o turismo e a geração de emprego e renda. A cantora sempre ressaltou sua relação de carinho e afeto com nossa cidade, divulgando nossas festividades, produtos, marcas e empresas. Em sua banda, toca como guitarrista o conquistense Léo Brasileiro. Em seu show no FIB ela brincou: “Cheguei ontem, vim curtir Conquista, e de ontem pra hoje já comi 4 sacos de sequilhos com goiabada”.
Ao blog, o vereador Xandó fala com orgulho que já dividiu palco com Ivete: “em 2006, Massinha nos deu a oportunidade de tocar no primeiro Massicas Indoor, e fazer a abertura do show de Ivete e Banda Eva (à época conduzida por Saulo). Eu tinha 15 anos de idade, e aquela experiência foi fundamental para o meu futuro como cantor, liderança estudantil e posteriormente liderança política”.
Xandó é um jovem vereador que tem forte relação com a cultura: no início dos anos 2000 foi vocalista do Grupo Samba de Mesa, é capoeirista, e em seu mandato tem realizado inúmeras iniciativas para fortalecer o Hip Hop, terreiros de candomblé e umbanda, comunidades quilombolas, rodas de samba, grupos de capoeira, etc.
Ivete já recebeu o título de cidadã mineira, pernambucana, carioca, soteropolitana, e agora, reconhecimento da população conquistense. A cerimônia de entrega do título de cidadão conquistense acontecerá no dia 12 de novembro, às 19h00, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima