A cúpula do PT quer que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indique o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), para disputar o Palácio do Planalto, segundo a coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo.
De acordo com a publicação, os petistas têm lembrado que o coordenador de campanha do PT é Sergio Gabrielli, ex-secretário de Planejamento no governo de Wagner, de 2012 a 2015.
Irritação – Já a Coluna do Estadão informa que os dirigentes petistas ficaram irritados com o encontro de Wagner com o presidente nacional do PR, Valdemar Costa Neto. Isto porque o ex-governador da Bahia teria sinalizado ao republicano que o PT poderia ceder a cabeça da chapa presidencial ao empresário mineiro Josué Alencar.
Antes de levar a proposta a Valdemar, Wagner já havia apresentado a tese ao PT, que rechaçou.
Cinco partidos já anunciaram seus pré-candidatos ao cargo de governador da Bahia para as eleições de 2018, cuja votação acontecerá no dia 7 de outubro. As candidaturas só serão oficializadas a partir da próxima semana, quando começarão a acontecer as convenções partidárias.
João Henrique de Barradas Carneiro, que foi prefeito de Salvador por dois mandatos, entre 2005 e 2013, é pré-candidato pelo PRTB. Pelo MDB, o possível candidato é João Reis Santana Filho atuou como ministro da Integração Nacional no governo Lula, em 2010, após a saída de Geddel Vieira Lima. Antes disso, ocupou o cargo de Secretário de Infraestrutura Hídrica, que assumiu em maio de 2007.
José Ronaldo de Carvalho é o pré-candidato do DEM. Ele estava no quarto mandato como prefeito de Feira Santana, quando, em abril deste ano, deixou o cargo para se candidatar a governador. Na lista tem ainda Marcos Mendes (Psol), que já se candidatou ao cargo nas eleições de 2010. Por fim, o atual governador Rui Costa vai tentar a reeleição. Anteriormente, ele foi secretário de Relações Institucionais, deputado federal e Secretário-Chefe da Casa Civil da Bahia.
Um policial militar que não teve o nome divulgado, ficou ferido nesta quinta-feira (12), durante uma operação realizada no bairro Brasil.
Na ocasião os policiais prenderam alguns bandidos, mas um teria conseguido fugir. Houve troca de tiros e um deles acabou atingido ao policial que foi socorrido e levado para a Urgência e Emergência da Santa Casa, em Vitória da Conquista.
Ainda não se sabe o estado de saúde do policial militar. A Polícia Militar ainda não se pronunciou sobre o ocorrido. Com informações do Blog do Rodrigo Ferraz
A população de Lagoa Real recebeu do Governo da Bahia na última sexta-feira (6) a nova sede do Colégio Estadual Luís Prisco Viana com oito salas de aula, biblioteca, cozinha, refeitório, área administrativa e ginásio de esportes. A entrega foi realizada pela secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro, que esteve acompanhado pelos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), parlamentares que, desde o início, lutaram pela realização desta importante obra para o município.

Ainda no governo de Jaques Wagner, os deputados intermediaram a reivindicação da comunidade escolar e das lideranças políticas municipais junto à Secretaria Estadual de Educação (SEC), tendo agora, a concretização desta importante demanda pelo governador Rui Costa.
Ao lado do prefeito Pedro Cardoso, do vice-prefeito, Tim de Nilo, da Secretária de Educação, Ana Soares, da diretora do Colégio Estaudal, Rosani Duca, da coordenadora pedagógica do Núcleo Territorial de Educação 13 (NTE 13), Anaíde Fernandes, e dos vereadores José de Abel,Volnei e Maria Aparecida, os deputados visitaram todas as instalações do novo centro de educação, que oferece à população o Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Na oportunidade, o deputado Waldenor agradeceu ao secretário Pinheiro por mais um novo colégio entregue na região e parabenizou o governador Rui Costa por sua gestão que tem se destacado pelo cumprimento de promessas, pelas grandes obras estruturantes e de saúde e pela preocupação com a educação dos baianos.
Visita a obras em Ibitira – no distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, Waldenor e Zé Raimundo, junto com o secretário Pinheiro e com a coordenadora Anaíde, também visitaram as obras da nova sede do Colégio Estadual Lia Públio de Castro, acompanhados do prefeito Deca, do diretor do colégio Lúcio Aparecido e outras lideranças políticas municipais. O novo colégio sede já está 90% construída e também será entregue neste ano.
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), anunciou no fim da noite de ontem (10) que o projeto com regras sobre a privatização da Eletrobras não será mais votado neste ano.
A proposta foi enviada pelo governo em janeiro. Em maio, o relator, José Carlos Aleluia (DEM), apresentou o parecer sobre o tema à Comissão Especial da Câmara.
Na semana passada, Maia havia se comprometido a pautar o projeto apenas após a definição das eleições presidenciais deste ano. Para o democrata, a matéria deveria ser capitaneada ou não pelo futuro novo presidente da República.
A proposta estabelece que a privatização ocorrerá por meio do lançamento de novas ações no mercado até que o número transforme a União em acionista minoritária.
O projeto também prevê que, para preservar interesses estratégicos nacionais, os novos acionistas serão proibidos de acumular mais de 10% do capital da empresa.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira gratuidade de tarifa de energia elétrica para famílias de baixa renda até o consumo mensal de 70 KWh, por meio de emenda ao projeto que viabiliza a privatização de seis distribuidoras de energia controladas pelas Eletrobras.
Segundo a Agência Câmara Notícias, o custo dessa medida deve ser bancado pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).
A cúpula do PT organiza um ato de protesto em Curitiba, no próximo dia 18, para marcar os 100 dias de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo o jornal Estado de São Paulo, a ordem do comando petista é para que os manifestantes associem a data do protesto ao aniversário do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela.
Morto em 2013, o líder da luta antiapartheid faria 100 anos em 18 de julho. Na prática, porém, os 100 dias de Lula no cárcere serão completados um pouco antes, no próximo dia 15.
Um levantamento atualizado das promessas de campanha feitas por todos os governadores em 2014, pelo portal G1, mostra que o governador da Bahia, Rui Costa, é o que mais cumpriu as promessas feitas. Dados divulgados pelo portal, na manhã desta segunda-feira (9), afirma que, em três anos e meio, Rui executou, total e parcialmente, 74 promessas.
A publicação se baseou no programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) , em sabatinas, entrevistas e debates. Ao analisar apenas as promessas totalmente cumpridas, segundo o G1, Rui Costa permanece na liderança em todo o país, com 54 ações completamente executadas.
Na sequência, aparece o governador de São Paulo (38 promessas cumpridas) e em terceiro o da Paraíba (31 promessas cumpridas).
Confira o ranking por números absolutos de promessas cumpridas:
1º Bahia – 54
2º São Paulo – 38
3º Paraíba – 31
4º Goiás – 28
5º Maranhão – 24
6º Sergipe – 21
7º Paraná – 17
8º Roraima – 15
9º Rondônia – 14
10º
Pará – 12
Amapá – 12
Espírito Santo – 12
Mato Grosso do Sul – 12
11º
Pernambuco – 11
Mato Grosso – 11
12º
Alagoas – 9
Minas Gerais – 9
13º Ceará – 8
14º Rio Grande do Norte – 7
15º
Rio Grande do Sul – 6
Distrito Federal – 6
Rio de Janeiro – 6
Amazonas – 6
16º
Piauí – 4
Santa Cataria – 4
17º Acre – 2
18º Tocantins – 40 promessas (nenhuma delas avaliadas)
O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, defendeu nesta segunda-feira (9), a atuação da Polícia Federal (PF) no último domingo (8), em meio à confusão de decisões judiciais mandando soltar e manter na prisão o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A demora na liberação de Lula após os despachos mandando soltá-lo foram alvo de protestos dos petistas.
Questionado se poderia haver algum tipo de responsabilização da PF por causa da demora em soltar o ex-presidente, o ministro foi taxativo. “A PF cumpriu estritamente a lei, num momento muito difícil, complicado, de conflito de competências, no Poder Judiciário”, afirmou ele ao jornal Estado de S. Paulo.
O presidente da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil, Luiz Viana Queiroz, afirmou que o debate sobre a soltura ou a manutenção da prisão de Lula mostrou que a justiça brasileira age como “biruta”.
Na avaliação dele, a decisão do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelo processo da Lava Jato na primeira instância, foi uma “balbúrdia”. “O que esperamos é que o Judiciário seja justo. Ontem, na minha opinião, o TRF-4 [Tribunal Regional Federal da 4ª Região] perdeu a oportunidade de ser justiça como prudência, e se mostrou justiça como biruta, dependendo das vontades individuais. Isso é muito ruim”, considerou, em entrevista à Rádio Metrópole.
Para o advogado, a Constituição brasileira tem sido “desconstruída”. “Isso traz uma insegurança jurídica, muito ruim. Aí temos várias decisões contraditórias. Isso é oposto do que se serve o direito. Direito serve para equilíbrio e prudência na busca pelo justo”, pontuou.
Luiz Viana condenou a “politização da justiça” e a “judicialização da política”. “Os maiores filósofos do mundo têm falado muito da captura do direito pela política. Evidentemente, você tem momentos raros que, no âmbito constitucional, a diferença entre direito e política é pequena. Na maior parte dos casos a gente consegue ver a diferença entre o que é legalidade, Constituição, cumprimento do direito e as vontades políticas. Não é possível que o Judiciário se submeta à política”, ressaltou.