O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins rejeitou nesta terça-feira (30) um pedido da defesa de Luiz Inácio Lula da Silva para que a Corte impeça a prisão do ex-presidente.
Na semana passada, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), responsável pelos processos da Lava Jato em segunda instância, condenou Lula a 12 anos e 1 mês em regime inicialmente fechado.
Os desembargadores decidiram, ainda, que a pena deverá ser cumprida quando não houver mais possibilidade de recurso na Corte.
O prazo para encerramento da biometria termina (quarta-feira – 31/1), e não há possibilidade de prorrogação. Os eleitores de Vitória da Conquista que ainda não regularizaram a situação eleitoral precisam fazer até o prazo. O recadastramento está sendo feito em dois locais: No Fórum do TRE (Av. Olívia Flores) e no Centro Glauber Rocha (Av. Brumado). Quem não fizer o procedimento dentro do prazo terá o título de eleitor cancelado. Somente quem ainda não possui título de leitor e fará pela primeira vez tem o prazo para 9 de maio. Não há outra situação de prorrogação. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) informa ainda que a regularização de quem tiver o título cancelado por não ter feito o recadastramento biométrico só será definida após 19 de fevereiro. Até esta data, o órgão deve fazer um levantamento dos eleitores que estão nessa situação e definir os prazos e procedimentos para regularizar o título.
Após o recesso do mês de janeiro, previsto no regimento interno da Casa, as sessões ordinárias da Câmara Municipal de Vitória da Conquista retornam nesta sexta-feira, 02. A Mesa Diretora da Casa se reuniu com os vereadores, na tarde desta segunda-feira, 29, para debater os rumos das atividades legislativas do ano de 2018.
Neste ano, a Câmara visa intensificar o contato população de Conquista. Dentre as metas já estabelecidas estão a continuidade das Sessões Itinerantes e a ampliação dos canais de Comunicação.
Para o presidente, o vereador Hermínio Oliveira, a expectativa para 2018 é bastante positiva. “Vamos continuar trabalhando com seriedade, discutindo temas importantes para a comunidade, visando sempre a transparência e a participação popular”, disse.
Na tarde deste domingo (21) os deputados Waldenor Pereira (Federal) e José Raimundo Fontes (Estadual) estiveram reunidos em um momento de confraternização com representantes da Associação de Moradores do Bairro Patagônia, em Vitória da Conquista.
Na oportunidade, os parlamentares anunciaram R$600 mil em emendas para o bairro, entregues ao presidente da entidade, o líder comunitário Ricardo Costa, o popular Ricardo Gordo, acompanhado de diversos membros da diretoria.

R$300 mil já foram empenhados para a revitalização e reforma total da feira do Patagônia, uma das mais movimentadas do interior baiano. “Outros R$300 mil já estamos disponibilizando para o ano que vem e iremos dialogar com a associação para destinar esse valor em busca de melhorias e benefícios de toda a comunidade”, disse Waldenor.
Na oportunidade, o deputado Zé Raimundo enumerou o total de emendas já destinadas para Conquista desde o ano de 2017. “Foram mais de R$10 milhões, em parceria com o deputado Waldenor Pereira, para todos os setores da cidade, como educação, saúde, infraestrutura, pavimentação asfáltica, dentre outros”, finaliza.
Fonte: Blog do Rodrigo Ferraz
Seguindo orientação nacional da Frente Brasil Popular e da Frente Povo Sem Medo, lideranças de movimentos sociais de Vitória da Conquista e de partidos políticos vêm se reunindo desde a semana passada para organizar atos da campanha “Em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato”. Sindicatos urbanos e rurais, além de movimentos de luta pela terra, como o MST, já iniciaram articulações para atos que começarão na terça-feira 23 e se estenderão até o dia 24, quando o Tribunal Regional Federal da 4a. Região, sediado em Porto Alegre, julgará o recurso da defesa do ex-residente Lula contra a condenação em primeira instância arbitrada pelo juiz Sérgio Moro. A programação ainda não está fechada, mas já é certa a ocupação da Praça Vitor Brito. Os organizadores planejam inserir atividades culturais para atrair a atenção das pessoas e denunciar o que consideram o aprofundamento do golpe institucional iniciado com o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, em abril de 2016.
A mobilização articula outros partidos, além do PT, que também disputarão a Presidência da República. Segundo dirigentes dessas organizações, não se trata apenas de pressionar a Justiça a revisar a sentença de Moro ou de ato de solidariedade a Lula. Entre eles há consenso sobre o risco de a condenação abrir caminho para o aprofundamento da perda de direitos sociais, como a aprovação da reforma da previdência. Partidos que já anunciam intenção de oferecer candidaturas próprias, como PCdoB, PSOL e PDT defendem o direito de Lula disputar a eleição de 2018.
A polêmica envolvendo a policlínica de Vitória da Conquista parece não ter fim. Durante a visita do Governador Rui Costa a vizinha cidade de Itapetinga, o assunto voltou a ser comentado por Jaques Wagner e o proprio Governador Rui Costa.
Em entrevista concedida ao repórter Ricardo Gordo, do programa Redação Brasil, o ex-governador e atual secretário de estado, Jaques Wagner, definiu como ‘infantilidade’ as exigências citadas por Herzem.
*Cobertura jornalística: Ricardo “O Gordo Repórter”, Gerson Gonzaga e Daniel Silva
Confira o editorial desta terça-feira 12 de dezembro de 2017
Em entrevista ao Redação Brasil na manhã desta quinta-feira (7), o ex-prefeito de Maracás Nelson Luiz dos Anjos Portela, atualmente lotado no cargo de coordenador dos Consórcios de Saúde, informou que os diretores de todas as Policlínicas são escolhidos de um banco de dados na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), cujos nomes foram frutos de uma seleção. De 200 inscritos, 35 foram selecionados e treinados por um ano para o cargo.
Nelson Portela detalha o equipamento e diz que mesmo estando em solo conquistense, pacientes da cidade de Vitória da Conquista não poderão ser atendidos nesta Policlínica, caso Herzem Gusmão não encaminhe o Projeto de Lei à Câmara Municipal de Vereadores.
Confira na integra a entrevista ao Redação Brasil:
A inauguração do Hospital Regional da Chapada e o lançamento do projeto Escolas Culturais marcam a agenda do governador Rui Costa em Seabra, nesta sexta-feira (1º). O primeiro compromisso do dia será às 8h, quando Rui participa de visita guiada com a imprensa à unidade de saúde. O hospital fica na Rua Francisco Costa, no bairro Costa Filho, às margens da BR-242.
Às 10h, Rui segue para o Centro Educacional de Seabra, na Avenida Franklin de Queiroz, no centro da cidade, onde lança o projeto Escolas Culturais. A iniciativa, que faz parte do Programa Educar para Transformar, tem o objetivo de promover o protagonismo estudantil, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural.

No período da tarde, às 16h, o governador retorna ao Hospital Regional da Chapada para o ato de inauguração. Com R$ 58 milhões em investimentos e 101 leitos, sendo 10 de Terapia Intensiva (UTI), a unidade será referência para 11 municípios da região, com atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, além de ambulatório.
Com abertura programada para o próximo domingo (3), a unidade realizará cirurgias pré-agendadas por meio do Mutirão de Cirurgias, cujos primeiros procedimentos já estão sendo realizados em Seabra. As consultas e exames pré-operatórios serão feitos até esta sexta (1º) em unidades móveis estacionadas na Praça da Bandeira, na sede municipal.
Regionalização da saúde
Primeira unidade de alta complexidade da Chapada Diamantina, o Hospital da Chapada é resultado da regionalização do atendimento à saúde da população baiana. Nos últimos dias 17 e 24, o Governo do Estado entregou as policlínicas regionais em Teixeira de Freitas e Guanambi, respectivamente. As próximas unidades serão inauguradas em Irecê, no dia 8, e Jequié, no dia 22. Cada policlínica oferece consultas em até 18 especialidades diferentes.
No dia 15 será a vez do sul da Bahia ser beneficiado com a entrega do Hospital Regional da Costa do Cacau, em Ilhéus. Ele será referência para 67 municípios, que abrigam uma população de 1,6 milhão de habitantes. Na primeira etapa, a unidade terá 225 leitos, sendo 30 de UTI.
As costuras políticas para as eleições de 2018 estão a todo vapor. O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, deve bater o martelo nos próximos dias sobre quem vai apoiar. No programa Redação Brasil desta quinta, 30, o Gordo Repórter comentou que a aposta é uma dobradinha para as eleições do ano que vem. Com o apoio de Herzem, Esmeraldino Correia deve tentar uma vaga na Assembleia Legislativa e Marcelo Melo reúne forças de olho no Congresso Nacional. Ambos são secretários da atual gestão, nas pastas de Mobilidade e de Educação, respectivamente.
Outra novidade é que o ex-vereador José William está de malas prontas para assumir o Gabinete Civil, pasta que atualmente é acumulada por Marcos Ferreira.