AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
VickPark 1

Após o fim do prazo para a janela partidária, na última sexta-feira (5), o PSDB ficou sem vereadores em 12 das 26 capitais brasileiras. O levantamento é do jornal O Globo.

Segundo a publicação, a legenda ficou sem representantes inclusive nas maiores cidades dos principais colégios eleitorais do país — São Paulo, Rio e Belo Horizonte.

Além dos casos acima, o PSDB passou a ficar este ano sem qualquer representação em São Luís (MA), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Florianópolis (SC). Há um saldo negativo de 11 cadeiras nos legislativos municipais das capitais, considerando perdas e ganhos. Em Curitiba (PR), Boa Vista (RR), Aracaju (SE), Maceió (AL) e Vitória (ES), o partido já não tinha vereadores eleitos no pleito anterior, como no caso do Rio, e não conseguiu atrair novos nomes com mandatos.

A situação partidária se manteve a mesma em Salvador (BA), Macapá (AM), Manaus (AM), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO) e Palmas (TO).

CORTINA E CIA COLCHÕES

O prazo para eleitores regularizarem os títulos de eleitores encerra nesta segunda-feira (8). Quem estiver sem a biometria  cadastrada pode acessar os serviços através da internet, também é possível solicitar transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais.

Após a segunda-feira, caso seja necessário só poderá cadastrar suas digitais caso vá a um cartório eleitorial até dia 8 de maio para conseguir votar nas eleições municipais, que acontecem no dia 6 de outubro. Para quem for tirar o título pela primeira vez, será preciso ir a um cartório para a coleta da biometria.

Os outros serviços ficarão indisponíveis pela internet, pois a Justiça Eleitoral irá se dedicar a organização das eleições municipais.

CORTINA E CIA COLCHÕES

No último dia 28 de março, o cenário político local foi sacudido por uma decisão inesperada e de grandes implicações: o Partido Progressista Estadual (PP) decidiu destituir a executiva municipal que estava sob a liderança de Romilson Coração de Leão. Esta medida colocou em evidência as tensões internas que há algum tempo vinham se acirrando, embora muitas delas permanecessem longe dos olhos do público envolvendo as pretenções políticas da atual prefeita Sheila Lemos e seu grupo político.

Romilson Coração de Leão, uma figura carismática e de grande coragem, não demorou a reagir diante dessa adversidade. Conhecido por sua resilência e habilidade em manobrar politicamente, Coração de Leão decidiu contra-atacar, ajuizando uma ação contra o PP estadual, processo número 8007192-44.2024.8.05.0274, em trâmite na 5 Vara do TJBA. Este movimento não apenas evidenciou a divisão dentro do partido, mas também jogou uma luz sobre as complexidades e as disputas pelo poder que muitas vezes caracterizam a vida partidária.

A ação movida por Romilson Coração de Leão contra o partido não é um mero capricho ou um ato de desrespeito. Ela carrega consigo potenciais repercussões significativas para o PP, colocando em risco, por exemplo, a candidatura de Hermínio, o atual presidente da Câmara de Vereadores, bem como de outros pré-candidatos que estavam se preparando para as próximas eleições municipais, no último dia de janela partidária.

A questão legal levantada por Coração de Leão questiona a legitimidade e os procedimentos adotados pela executiva estadual na sua destituição, abrindo um precedente que pode afetar não apenas as estruturas internas do partido, mas também suas aspirações eleitorais no curto e médio prazo. E traz consigo jurisprudência que concordam com a ação. Este episódio destaca a complexidade das dinâmicas internas dos partidos políticos e como decisões tomadas em âmbitos executivos podem ter ramificações extensas, influenciando diretamente o processo democrático e a escolha de representantes locais.

Além disso, reflete sobre a importância da legalidade e da transparência nas operações partidárias, questões que se tornam ainda mais pertinentes em tempos de crescente descrença na política e em seus representantes.A medida em que o processo movido por Romilson Coração de Leão se desenrola, os olhos da população e dos analistas políticos estarão voltados para o desfecho dessa contenda, que mais do que resolver uma disputa interna, pode redefinir o futuro político do PP no município. Matéria: Blog do Paulo Nunes.

CORTINA E CIA COLCHÕES

 

O Governo do Estado está estabelecendo um novo marco na inclusão social das pessoas com deficiência, com um pacote de ações voltadas para a ampliação e qualificação do atendimento ao segmento, nas áreas de saúde, educação, acesso a direitos de mobilidade e transporte e expansão da assistência social. O objetivo é promover inclusão e acessibilidade a baianas e baianos com deficiências e neurodivergências, visando o bem viver dessas pessoas. Os anúncios e entregas foram feitos pelo governador Jerônimo Rodrigues, neste sábado (6), em Salvador.

O pacote de ações envolve as secretarias estaduais de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), da Saúde (Sesab); da Educação (SEC); e de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). “É um dia muito celebrativo. Um dia de anúncios, de entregas para uma pauta muito sensível na vida da gente. Nós, enquanto gestores, precisamos unir as mãos. A gente tem que estar, sempre, juntos, meditando sobre aquilo que nós temos que fazer, de investimentos, de políticas públicas, de acesso a serviço de saúde, à documentação, à assistência”, sinaliza o governador.

Somente na Saúde, o Governo do Estado está investindo um total de R$ 123 milhões para uma série de ações, entre elas a abertura imediata de 400 novas vagas, a partir da ampliação de estruturas pré-existentes na capital baiana, voltadas ao atendimento de pessoas com autismo. As vagas serão abertas no Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred) e no Centro Especializado em Reabilitação das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), com um investimento superior a R$ 5,4 milhões.

A expansão não se limita à capital. O Governo está pavimentando o caminho para uma cobertura abrangente em toda a Bahia, com a construção de 16 novos Centros de Reabilitação, sendo 15 com recursos estaduais e um pelo novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Os municípios previstos para receber os novos centros são: Brumado, Feira de Santana, Ibotirama, Irecê, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha e Vitória da Conquista.

O Governo do Estado busca não apenas preencher lacunas assistenciais com a construção de novos centros, garantindo que cada macrorregião de saúde tenha serviços especializados nas quatro principais temáticas de reabilitação (visual, auditiva, física e intelectual), mas, também, requalificar a infraestrutura e os equipamentos de 14 Centros Especializados de Reabilitação Municipal, a partir da celebração de convênios com as prefeituras.

De acordo com a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, essa iniciativa também serve como um impulso para a construção de uma sociedade mais inclusiva: “onde todos têm a oportunidade de participar plenamente e serem valorizados por suas contribuições únicas. Com este passo, o Governo do Estado reafirma seu papel de liderança na promoção da saúde, reforçando a rede de apoio às pessoas com deficiência e estabelecendo um novo padrão de cuidado e inclusão em toda a Bahia”.

Roberta Santana destaca, ainda, que o Governo da Bahia prevê um aporte estadual de 20% sobre o valor repassado pelo governo federal: “com o objetivo de auxiliar os municípios na manutenção de 14 Centros Especializados de Reabilitação e promover a expansão dos atendimentos”.

Atualmente, a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) da Bahia estima que 12 mil pessoas aguardem atendimento multiprofissional para iniciar algum tipo de reabilitação. Desses, cerca de 9 mil são voltados para a temática intelectual.

*Educação Especial Inclusiva*

Em prol da igualdade de possibilidades e oportunidades para crianças, jovens e adultos especiais, seja por necessidade motora, visual, auditiva e intelectual, o Governo do Estado dá mais um passo para fortalecer a Educação Especial Inclusiva em toda a Bahia. Faz parte dessa série de ações a liberação de um Fundo de Assistência Educacional (Faed), no valor de R$ 3,8 milhões, para o fortalecimento de práticas pedagógicas voltadas, exclusivamente, aos estudantes com deficiência.

O acolhimento e atenção já fazem a diferença para mais de 15 mil estudantes com necessidades especiais, matriculados este ano, e suas famílias nas escolas estaduais. Neste sábado, o Governo do Estado anunciou, também, a contratação de mais profissionais de suporte técnico ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas unidades de ensino, assim como a liberação de recursos na ordem de R$ 4 milhões para a ampliação do número de Centros de Apoio Pedagógico Especializado (Capes), em dez Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). Atualmente, a rede estadual já trabalha com oito Capes e cinco Centros de Educação Especial.

O objetivo é dar um salto qualitativo seja pela contratação e preparo do corpo docente, pela eliminação de barreiras arquitetônica, aquisição de materiais pedagógicos diferenciados, introdução de recursos multifuncionais e novas tecnologias, assim como a entrega de mais 214 Óculos OrCam MyEye, dispositivo que permite a leitura para os estudantes que tenham deficiência visual, nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).

“É a gente vivenciando que aquela ciência que era tão longe é, também, para responder a demandas reais, concretas, para uma pessoa que não enxerga ou que enxerga pouco ter um acessório, um equipamento que ajuda ela a se virar na vida, a poder ler um texto, a poder acessar produtos no guarda-roupa, que tipo de roupa, que cor de roupa. Então, quanto mais a gente distribui esses óculos, mais a gente cria a inclusão”, avalia Jerônimo Rodrigues.

Com estas políticas de governo, a SEC reforça o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, destinada a assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência. Assim, visa a inclusão social e cidadania.

“Nós entendemos que todas as escolas precisam e devem ser inclusivas, e elas são. E, para isso, ações são desenvolvidas ao longo de todo o ano letivo. Em 2009, tínhamos em torno de seis mil pessoas com deficiência matriculadas. Hoje, a gente tem quase 16 mil estudantes. Isso é muito importante porque é fruto de políticas públicas, da família entender que o seu filho vai estar seguro na escola, de diagnósticos também, que agora a gente tem. Então, eles conseguem entender a deficiência e podem ir para escola e se sentir acolhido, incluído nessa unidade”, conta a secretária da Educação em exercício, Rowena Brito.

*Direitos Humanos*

Durante o evento, o governador anunciou a concessão do Passe Livre Intermunicipal e a inclusão do atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras), em sete Unidades de Serviços Integrados do SAC (USIs/SAC), em Salvador e municípios; emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo; e a assinatura de Termos de Parceria com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), contempladas pelo Edital 01/2024. As OSCs vão dispor de quase R$ 1 milhão para projetos voltados a pessoas com deficiência.

Jerônimo sancionou, ainda, duas leis estaduais. A primeira estabelece prazo de validade indeterminado para laudos e perícias médicas que atestam o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Síndrome de Down, no âmbito do Estado da Bahia. A segunda assegura meia-entrada em eventos culturais, artísticos e desportivos realizados na Bahia, às pessoas com autismo e seu acompanhante.

O Estado aderiu, também neste sábado (6), ao Viver sem Limites II – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O programa do Governo Federal, no âmbito da Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), vai otimizar a captação de recursos pelas secretarias estaduais para iniciativas direcionadas ao segmento.

O Viver sem Limites II visa promover os direitos das pessoas com deficiência e está dividido em quatro eixos: aprimorar a gestão pública; adoção de medidas de enfrentamento e combate ao capacitismo; desenvolvimento de tecnologia assistiva; e acesso a direitos.

“Hoje é um dia histórico para as pessoas com deficiência e com autismo no Estado da Bahia, porque é a celebração de um anúncio robusto, com várias secretarias de Estado, com ações no campo da cidadania, da saúde, da educação inclusiva, da assistência social, que garantem, cada vez mais, direitos para essa parcela da população, cuidado, carinho e atenção. Além de todas as entregas, nós vamos sancionar leis importantes que foram aprovadas pelo Parlamento e que facilitam o acesso a direitos. É um dia em que reafirmamos nosso compromisso com essa luta e com a continuidade da escuta desse segmento”, comemora o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia, Felipe Freitas.

*Ampliação da assistência social*

O governador formalizou um Termo de Sessão de Uso e Parceria entre a Seades e o Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC), para utilização do Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente (Ciac). Terá foco no atendimento a jovens e crianças com paralisia cerebral, TEA, idosos e outros segmentos que demandam políticas públicas inclusivas.

“Essa é a demonstração do comprometimento do nosso governador Jerónimo Rodrigues, que está ajudando todas as secretarias para que a gente possa pensar as políticas públicas e garantir o direito das pessoas com deficiência. É um conjunto de anúncios trazendo mais qualidade de vida, assegurando direitos, garantindo uma vida sem limites para as pessoas com deficiência. E nós, da Secretaria da Assistência Social, também acionamos toda a nossa rede de proteção para as orientações de como acessar o benefício da prestação continuada”, conta a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado, Fabya Reis.

*Feira da Inclusão*

Como parte das ações de inclusão social das pessoas com deficiência, o Governo do Estado promove, também neste sábado (6), uma Feira de Saúde, no Centro de Atenção à Saúde Prof. Dr. José Maria de Magalhães Netto, em Salvador. Com atendimentos 100% agendados, foram ofertadas 410 vagas para serviços oftalmológicos e odontológicos e 240 vagas para emissão de RG.

No evento, ainda é possível realizar o cadastramento da Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo, serviço que será promovido pela SJDH. Já a Seades está orientando os participantes sobre os serviços e benefícios socioassistenciais disponíveis, a fim de colaborar com a garantia de direitos de pessoas com deficiência (PCDs), dentre outros públicos em situação de vulnerabilidade.

*Tecnologia de ponta*

O Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred), que atualmente possui 58.531 pacientes acompanhados na instituição, dará um salto de qualidade assistencial a partir do desenvolvimento de soluções terapêuticas tecnológicas, por meio da parceria firmada entre o Governo do Estado e o Senai Cimatec.

Para a diretora do Cepred, Normélia Quinto, também conhecida como Pingo, esse é um programa que traz benefícios tangíveis para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e posiciona a Bahia como um referencial em inovação e cuidado com a saúde. “É preciso compreender que a saúde da pessoa com deficiência exige cada vez mais investimentos em inovação, ciência e tecnologia, de forma a promover decisões mais precisas, eficazes e acertadas”, ressalta.

A parceria promete avanços significativos para pacientes que necessitam de reabilitação e próteses. Através de um projeto de telerreabilitação, os pacientes poderão se beneficiar de sessões de reabilitação remota utilizando tecnologia de realidade estendida.

Em relação às Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs), está planejada uma análise detalhada para melhorar a estrutura, a usabilidade e a funcionalidade de órteses e próteses personalizadas, visando a diminuição de complicações e a promoção de maior mobilidade e qualidade de vida para os usuários. Além disso, será introduzido o inovador projeto neurobypass, que permitirá aos pacientes controlar neurologicamente membros protéticos em tempo real, proporcionando uma experiência imersiva que contribui para a plasticidade neural e a recuperação motora.

*_Da Redação, com apoio do repórter Anderson Oliveira/GOVBA_*

CORTINA E CIA COLCHÕES

O Partido dos Trabalhadores da Bahia homologou nesta sexta-feira, 05, as filiações de 126 lideranças públicas de 73 cidades baianas, sendo 16 de prefeitos, oito de ex-prefeitos, 68 de vereadores e seis de ex-vereadores, além de secretários municipais e das secretárias de Estado Adélia Pinheiro e Roberta Santana, na reunião do Diretório Estadual, realizada na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador.

“Essa é talvez a nossa mais importante reunião do ano, em que definimos, em muitas cidades, a partir dos debates e opiniões, muito da nossa tática eleitoral. Foram dias bastante intensos, de muita movimentação política na Bahia inteira, o PT é um partido muito grande, de muita vitalidade, mas também de muito enraizamento”, afirmou o presidente do PT Bahia, Éden Valadares, sobre a preparação da legenda antes do fim da janela partidária.

O dirigente estadual destacou a importância da organização nos municípios para ter candidaturas mais competitivas e, assim, vencer as eleições e fortalecer ainda mais o PT no estado. “Nós temos tradição de organização do PT, e em muitas cidades a tradição da organização da classe trabalhadora é o PT. Então nós temos a responsabilidade que é com a tática eleitoral, com a vitória eleitoral, mas com a proteção do PT, com a proteção da nossa militância, dos nossos dirigentes, da relação com os movimentos sociais, as organizações populares e isso acaba mobilizando todos nós”.

Líder do PT na Alba, a deputada Fátima Nunes destacou que as novas adesões sinalizam que o PT é um partido forte, inclusivo e transformador. “Está comprovado o que as pesquisas revelam que o nosso partido é o mais aprovado pela sociedade. Então, nesse momento que se prepara para o processo eleitoral de outubro, as pessoas, as lideranças políticas vêm enriquecer e fortalecer o nosso projeto político petista, coordenado pelo Diretório Nacional, por nossa presidente Gleisi Hoffmann, pelo Diretório Estadual, pelo nosso presidente Éden, e das nossas lideranças políticas – o presidente Lula, o governador Jerônimo, o ministro Rui Costa, o senador Jaques Wagner, que são lideranças que impulsionam esse projeto político de melhoria da qualidade de vida das pessoas, de um poder transformador, que inclui aqueles e aquelas que em outras épocas jamais participariam da política”.

 

O secretário de Organização do PT Bahia, Osmar Galdino (Jojó), afirmou que o número de importantes quadros que chegaram ao PT são resultado também do grande esforço da Direção Estadual. “Foi um trabalho árduo da Executiva Estadual que fortalece o partido, dá mais opções para a gente ganhar as eleições nos municípios, e nós estamos trazendo vereadores, vereadoras, prefeitos, ex-prefeitos quadros importantes que podem aumentar o número de vereadores, vereadoras, prefeitos e prefeitas na Bahia”. *Blog do Sena.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Em um grande evento realizado na Casa Rafik, na noite desta sexta-feira (05), em Vitória da Conquista, a prefeita Sheila Lemos ( UB) lançou oficialmente a sua pré-candidatura à reeleição. O evento contou com a presença de lideranças, apoiadores, cargos comissionados, vereadores da base aliada da prefeitura além da presidente do União Brasil Muncipal, Irma Lemos e do vice-presidente eleito de seu partido, o ACM Neto.

Os quatro vereadores de Vitória da Conquista Adinilson, Bibia, Luís Carlos Dudé e Nildo Freitas que migraram para o partido neste ano também estiveram presentes no evento.
Veja:

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou que jamais tratou com intermediários sobre a compra de respiradores ou outro equipamento de saúde durante sua gestão como governador da Bahia (2015-2022). Ele também afirmou que mandou abrir uma investigação contra “os autores do desvio dos recursos destinados à compra desses equipamentos”.

Reportagem do UOL, publicada nesta quarta-feira, revelou que uma investigação da Polícia Federal liga Costa a irregularidades em um contrato de R$ 48 milhões para a compra de respiradores, em 2020, durante a pandemia de covid.-19.

Leia a nota na íntegra

Ao longo dos meus oito anos à frente do Governo do Bahia, observei o estrito cumprimento da lei, sempre me pautando por valores éticos e morais. Junto com minha equipe, trabalhei incansavelmente para minimizar a perda de vidas humanas durante a pandemia da Covid-19, tendo como base os preceitos científicos.”, diz parte da nota.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O Coronel Ivanildo anunciou nesta quarta-feira (3) que não será candidato à Prefeitura de Vitória da Conquista nas Eleições de 2024. Atualmente à frente do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), ele havia divulgado anteriormente a informação de que disputaria ao cargo de prefeito, mas recuou.

A decisão foi tomada devido à impossibilidade de cumprir o prazo de desincompatibilização exigido pela Legislação Eleitoral. Para concorrer, ele teria que deixar o cargo até a próxima sexta-feira (5), quando se encerra a janela partidária, seis meses antes das eleições marcadas para 6 de outubro.

Leia a nota divulgada por ele nesta quarta-feira:

*AGRADECIMENTO OFICIAL*

Quero expressar minha profunda gratidão a toda a sociedade de Vitória da Conquista e região por terem acreditado em mim ao longo desses 40 anos de trabalho íntegro e dedicado ao bem-estar e à segurança de todos. Agradeço pelos 5,62% das intenções de voto à prefeitura municipal mesmo não tendo lançado candidatura.

É com um misto de emoções que levo comigo a lembrança calorosa deste apoio e de toda confiança depositada em minha jornada profissional. Em especial, agradeço ao convite de Gilzete Moreira, presidente do AVANTE em nossa cidade, e aos amigos Juracy Junior, Marcio Higino, Rodrigo Moreira, Professor Cori e Ronaldo Caletto, presidente do AVANTE na Bahia.

Embora não esteja seguindo adiante como candidato a prefeito, continuarei comprometido com os valores que defendi durante esta jornada na honrosa Polícia Militar da Bahia e continuarei trabalhando para o progresso, _servindo, protegendo e cuidando_ de nossa comunidade.

Forte abraço!!!

_Ivanildo da Silva – Cel PM_

CORTINA E CIA COLCHÕES

Nesta terça-feira, 02, o Republicanos apresentou a chapa de pré-candidatos a vereador para as eleições municipais de 2024, em Vitória da Conquista. O evento de lançamento aconteceu no Plenário Carmen Lucia, na Câmara de Vereadores, e contou com a presença da Prefeita Sheila Lemos.

O evento também foi uma confirmação do apoio do partido à reeleição da gestora, que tem entre os nomes ventilados para vice o do presidente do Republicanos, Dr. Aloísio Alan. O partido vem com grande força para o pleito e em busca de eleger ao menos três vereadores dos vinte e três que o legislativo conquistense terá em 2025.

Entre as ‘estrelas’ da legenda estão o vereador Dinho dos Campinhos, os ex-vereadores Gilmar Ferraz e Pastor Sidney Oliveira.

O pastor Sidney Ferraz, que ocupa a presidência de honra do Republicanos, destacou a força do partido em busca de vagas na Câmara de Vereadores. “Trabalhamos para fechar a chapa de vereadores e ter representatividade na Câmara Municipal”, disse.

Apesar de vários pré-candidatos já estarem filiados ao partido, Pastor Sidney manteve as portas abertas para outros postulantes.

“Até essa semana, no dia 06, sabemos que alguns vão trocar de partido. Alguns saem, outros chegam, e a gente está praticamente fechado à chapa. A gente sabe que até dia 06 podemos receber algum candidato que queira marchar com o Republicanos nessa eleição”, disse.

Com informações do Blog do Sena

CORTINA E CIA COLCHÕES