Na noite desta terça-feira, 21, às 19h, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realiza uma audiência pública em celebração ao Dia das Filhas de Jó. A iniciativa é do mandato da vereadora Gabriela Garrido (PV) e tem como objetivo valorizar o trabalho e os princípios dessa instituição que, há décadas, forma jovens com base em valores éticos, morais e espirituais.
As Filhas de Jó constituem uma Ordem discreta, de caráter fraternal, filosófico, iniciático e filantrópico, apoiada pela Maçonaria e destinada a jovens do sexo feminino com idades entre 10 e 20 anos. A Ordem estimula o aprimoramento pessoal e o desenvolvimento de virtudes como honestidade, respeito, solidariedade e amor ao próximo.
Presente em diversos países, como Canadá, Austrália, Estados Unidos e Filipinas, a instituição chegou ao Brasil em 1990, e desde então vem se expandindo, formando lideranças femininas comprometidas com o bem coletivo e com a transformação positiva da sociedade.
A realização da audiência pública reforça o compromisso do Legislativo Municipal em valorizar a juventude e em reconhecer instituições que promovem o crescimento moral e o fortalecimento de vínculos fraternos. É um momento de celebração, reflexão e reconhecimento do papel das Filhas de Jó na formação de uma geração mais consciente e participativa.
Serviço
Audiência Pública – Filhas de Jó
Data: 21 de outubro
Horário: 19h
Local: Câmara Municipal de Vitória da Conquista – Plenário Carmen Lúcia
Endereço: Rua Coronel Gugé, 150, Centro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (20) o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, substituindo Márcio Macêdo (PT-SE), que ocupava o cargo desde o início do atual mandato. A nomeação foi feita durante reunião no Palácio do Planalto com a presença de ministros e assessores. A pasta é responsável pela interlocução com movimentos sociais e integra o núcleo central do governo, funcionando dentro do Planalto.
A escolha de Boulos mira no fortalecimento do diálogo com os movimentos sociais e na construção de alianças para as eleições de 2026. Conhecido por sua atuação no MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), o novo ministro traz a marca de sua trajetória no ativismo social. Com a nomeação, Lula atinge a 13ª troca ministerial no atual mandato, abrindo espaço para o PSOL e retirando um ministério da cota do PT. Segundo aliados do presidente, Boulos deve permanecer no cargo até o fim do mandato e não será candidato nas próximas eleições.
Nas redes sociais, Boulos agradeceu a confiança de Lula e afirmou que sua missão será “levar o governo para a rua”, aproximando as ações federais da população. “Minha grande escola de vida e de luta foi o movimento social brasileiro, e levarei esse aprendizado agora ao Planalto”, escreveu o novo ministro. A transição técnica entre as equipes de Boulos e Macêdo deve ocorrer nos próximos dias.
Nesta segunda-feira (20), o UP Notícias entrevistou o Secretário da Casa Civil de Vitória da Conquista, coronel Ivanildo Silva. Durante a entrevista, o secretário destacou a proximidade entre os governantes, independente de oposição, projetos de infraestrutura para o município e estratégias adotadas na tomada de decisões da gestão municipal.
Com mais de 40 anos de serviço militar, o coronel da Polícia Militar comandou o Policiamento da Região Sudoeste de 2018 a 2024, além de ter sido subcomandante de 2015 a 2018, comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar e as companhias independentes de Policiamento Especial da Mata Atlântica (Caema), de Policiamento Especial do Sudoeste (Caesg), da 7ª Companhia da Polícia Militar em Eunápolis e diretor da Ciretran em Itabuna.
Como secretário da Casa Civil, o coronel destacou sua função ao coordenar a relação entre a gestão municipal e outras secretarias e representantes políticos. “É importante que nós tenhamos e estejamos próximos tanto dos governantes do nosso estado, mesmo sendo oposição, mas neste momento não é oposição, não vamos tratá-los como oposição, bem como o Governo Federal. Se nós temos os nossos amigos temos que procurá-los, porque não conseguimos andar sozinhos”, ressaltou Ivanildo Silva.
Ao decorrer da entrevista, o secretário falou sobre algumas pautas importantes e a articulação da Prefeitura para solucioná-las. Algumas mencionadas pelo entrevistado foram a instalação de um conjunto semafórico na BA-263, ampliação do Hospital Esaú Matos e projetos de drenagem, com um volume de aproximadamente R$69 milhões em investimentos.
Confira a entrevista completa com o secretário coronel Ivanildo Silva:
O governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), destacou, em entrevista realizada na última quinta-feira (16), a Operação Primus, em que foram feitas prisões e apreensões de armas, veículos de luxo e equipamentos utilizados para adulteração de combustíveis em cidades da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.
Sete suspeitos foram presos durante a ação. O principal alvo, responsável pelo esquema, foi preso em um hotel na cidade de Lençóis. Outros três foram presos nos municípios de Conceição de Feira e Feira de Santana.
Nas ações também foram apreendidas três pistolas, uma submetralhadora, carregadores, munições e cerca de 10 veículos de alto padrão. Também são investigados 200 postos de gasolina suspeitos, e R$ 6,5 bilhões tiveram o bloqueio solicitado à Justiça.
Confira a fala do governador Jerônimo Rodrigues sobre a operação:
As demandas por mais qualidade de vida em Jacaraci foram o principal tema de uma reunião em Salvador nesta terça-feira (14), que juntou o governador Jerônimo Rodrigues, o prefeito Deusdedit Carvalho Rocha (Detinho), o deputado estadual Jean Fabrício Falcão (PCdoB) e membros do Governo do Estado. O encontro foi marcado pela entrega de uma ambulância, uma van para Tratamento Fora do Domicílio (TFD), equipamentos de saúde e hospitalares, e um kit odontológico. Entre as principais necessidades apresentadas estão a construção de colégios, a reforma do hospital local, a ampliação do abastecimento de água e melhorias no asfaltamento. Nos últimos dois anos, o Governo da Bahia destinou R$ 98 milhões à cidade para obras que abrangem áreas como educação, segurança, desenvolvimento rural, mobilidade, esporte e lazer.
O governador Jerônimo Rodrigues iniciou a conversa reafirmando o compromisso da gestão: “Hoje, aprofundamos os principais temas trazidos pelo prefeito, para que pudéssemos encontrar saídas. A nossa intenção é dialogar sobre os investimentos realizados nesses últimos dois anos e dez meses e identificar as demandas existentes, para que possamos construir, juntos, a agenda de trabalho. Nos comprometemos a atender o máximo possível.” O prefeito Detinho disse que foi uma satisfação poder “ampliar essa conversa, criando um espaço para que também a equipe técnica participe e contribua com o debate. Estamos muito felizes de estar aqui, compartilhando ideias e construindo juntos soluções que possam fortalecer ainda mais a cidade”.
A prefeita Sheila Lemos submeteu à apreciação da Câmara Municipal de Vitória da Conquista o Projeto de Lei nº 35/2025, que propõe a criação de um serviço público de Loterias, denominado LotoConquista. O Projeto visa diversificar as fontes de receita municipal e destinar os recursos para áreas essenciais como assistência social, saúde, esporte e cultura. A proposta prevê que o serviço poderá ser explorado de forma direta ou indireta, por meio de concessão, permissão ou autorização, com foco em transparência e legalidade. O Governo de Vitória da Conquista espera que a implementação da LotoConquista gere empregos diretos e indiretos e impulsione a economia local. O Projeto de Lei também solicita tramitação em regime de urgência para que seja analisado e aprovado com celeridade.
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Teixeira Bastos, do Partido Social Democrático (PSD), comemorou a aprovação de 15 proposições na sessão desta terça-feira (14). Entre os projetos, destacam-se os que tratam da Secretaria Extraordinária da Ponte Salvador-Itaparica, e dos reajustes salariais dos servidores da própria ALBA e dos Tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios do Estado da Bahia.
A presidente ressaltou o cumprimento da promessa de votar semanalmente os projetos dos parlamentares. Do total, foram aprovados dois projetos de lei do Executivo, um do TCE, um do TCM, um da Mesa Diretora da Casa, seis de parlamentares e três projetos de resolução. Os reajustes salariais, que possuem teores semelhantes para a ALBA, TCE e TCM, serão de 4,5% a partir do próximo 1º de novembro e mais 4,5% a partir de 1º de maio do ano que vem.
Dos projetos de lei de autoria de parlamentares, cinco concedem títulos de utilidade pública a diversas associações e grupos. Outros três projetos de resolução concederam títulos de cidadania baiana, incluindo ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Kassio Nunes Marques, e aos ministros Jader Barbalho Filho (Cidades) e Renan Calheiros Filho (Transportes).
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista negou, na última quarta-feira (15), a aprovação em regime de urgência do Projeto de Lei (PL) nº 35/2025, que propõe a institucionalização de um serviço público de loteria no município.
Segundo o presidente da Casa, Ivan Cordeiro (PL), a decisão foi tomada para que o poder público possa ouvir especialistas, entidades e cidadãos conquistenses antes de uma possível aprovação do projeto. “A aplicação no regime de urgência resultaria na redução dos prazos para análise pelas comissões, impediria a solicitação de diligências com suspensão de prazo”, declarou o presidente.
A partir dessa decisão, o PL irá tramitar normalmente na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista.
Ver essa foto no Instagram
Em suas redes sociais, a prefeita Sheila Lemos divulgou sua ida a Brasília, onde se reuniu com o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), para tratar da execução de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Vitória da Conquista.
No encontro foram discutidos projetos estruturantes ja elaborados pelo município, especialmente os estudos técnicos voltados para obras de drenagem. O material foi entregue ao ministro como contribuição para auxiliar os Governos Federal e Estadual na execução do PAC na cidade.
Veja:
Ver essa foto no Instagram
O deputado federal Waldenor Pereira (PT/BA) esteve na Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), está comemorando a nova etapa do Programa Fala Bahia, cujo Edital de Licitação foi publicado nesta terça-feira (14), no Diário Oficial do Estado.
Desde ontem (13), ele obteve a confirmação de publicação do Edital, quando se reuniu com o Diretor de Comunicações, Manoel Matos, para reivindicar a inclusão de comunidades e distritos na concorrência desta segunda etapa do programa Fala Bahia — iniciativa do Governo do Estado que leva telefonia móvel celular a comunidades rurais e distritos em todas as regiões da Bahia.
De acordo com o Diretor, 151 comunidades e distritos de diversos municípios participam do processo licitatório e serão contempladas aquelas que atendam os critérios estabelecidos no Edital, a exemplo de população mínima a ser atendida de 1 mil habitantes.
A expectativa do Governo é de atender mais de 50 localidades, com investimento previsto de R$ 28 milhões, em parceria com as operadoras responsáveis pela instalação das torres e infraestrutura tecnológica.
Waldenor apresentou pedido dele e do deputado estadual Zé Raimundo (PT) para que sejam consideradas na nova fase do programa comunidades e distritos de municípios das regiões de atuação dos seus mandatos- Sudoeste, Serra Geral, Chapada Diamantina e Vale do Paramirim.
O Fala Bahia já beneficiou 93 comunidades e distritos em etapas anteriores, ampliando o acesso à comunicação e à conectividade para famílias, pequenos produtores e empreendedores do interior. Com a nova licitação, o programa dá mais um passo importante na inclusão digital e social das populações rurais baianas.
Foto: Comunicação WZ