CMVC - Junho
AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
VickPark 1
Novo Paraiso

Em suas redes sociais, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a visita realizada aos prefeitos Zé Cocá, de Jequié, e Flávio, de Lafaiete Coutinho. De acordo com o governador, foi um momento para “Alinhar novas ações e investimentos voltados a ampliar o acesso à água e fortalecer a educação nos municípios”.

Veja: 

 

CORTINA E CIA COLCHÕES
Durante a sessão desta quarta-feira (15), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, o vereador Hermínio Oliveira (PP) relatou sua participação, como representante do Legislativo, em importantes eventos realizados pelo Exército Brasileiro na cidade.
O vereador acompanhou a visita do general André Luiz, comandante da 6ª Região Militar, ao Tiro de Guerra 06-006 e à base da Operação Carro-Pipa, programa federal que atua na distribuição de água em áreas rurais afetadas pela seca. “Tive a honra de representar a Câmara no Tiro de Guerra 06-006, com a presença do general André Luiz, que veio supervisionar as ações do Exército e acompanhar de perto o funcionamento da Operação Carro-Pipa, que tem beneficiado a zona rural com a melhoria na distribuição de água”, afirmou Hermínio.
Também estiveram presentes no encontro autoridades civis e militares, como o vice-prefeito Dr. Aloísio Alan, o coronel Ivanilson Gomes, ex-comandante do Comando de Policiamento Regional (CPR) Sudoeste, e o atual comandante, coronel Paulo Guimarães, além do instrutor do Tiro de Guerra, sargento Hernani.
O vereador aproveitou para relembrar sua própria história no serviço militar: “Foi um momento de muita emoção para mim. Servi no Tiro de Guerra em 1973, na turma Bahia, sob comando do sargento Saltozzi, Florizola e da Silva. Lá aprendemos ética, disciplina e caráter — valores que levamos para a vida toda”, recordou.
Durante a visita, Hermínio destacou uma fala do general André Luiz sobre a importância da família na formação do indivíduo: “O general disse que a base de tudo é a família. É no lar, com o pai e a mãe, que se começa a formação do caráter e da disciplina. Achei uma reflexão muito pertinente para o momento que vivemos”, acrescentou.
Na sequência do dia, o parlamentar também participou de uma solenidade no Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC), onde foram formados cerca de 40 novos sargentos da Polícia Militar da Bahia. “Acompanhei com orgulho essa cerimônia no meu batalhão, representando mais uma vez esta Casa Legislativa”, finalizou o vereador.
CORTINA E CIA COLCHÕES
Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (14), o vereador Dinho dos Campinhos (Republicanos) utilizou seu tempo de fala na tribuna para celebrar duas datas de grande importância: o Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, e o Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama.
Em seu discurso, o parlamentar destacou o papel fundamental dos educadores na formação de cidadãos e na construção de uma sociedade mais justa e consciente.
“Ser professor é muito mais do que ensinar conteúdos. É formar cidadãos, inspirar sonhos e abrir caminhos. Mesmo diante das dificuldades, o professor segue firme, acreditando que a educação é a base para um futuro melhor”, afirmou.
Dinho dos Campinhos expressou gratidão e reconhecimento a todos os profissionais da educação, ressaltando o impacto transformador de seu trabalho. “A vocês, mestres, o nosso respeito, carinho e gratidão. São vocês que transformam vidas todos os dias, com dedicação, paciência e amor”, declarou.
O vereador também aproveitou o momento para reforçar a importância da campanha Outubro Rosa, que alerta para o cuidado com a saúde e a prevenção do câncer de mama. “O Outubro Rosa é um alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, que podem salvar muitas vidas. As mulheres precisam estar atentas, realizando seus exames e buscando informações”, destacou.
Para Dinho, as duas causas se conectam por promoverem cuidado, consciência e valorização da vida. “Assim como o professor cuida do conhecimento, o Outubro Rosa nos ensina a cuidar de nós mesmos. Ambos nos lembram que o conhecimento e o cuidado andam juntos e que só através deles podemos construir uma sociedade mais saudável e consciente”, concluiu.
CORTINA E CIA COLCHÕES
Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (14), o vereador Fernando Jacaré (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Vitória da Conquista para tratar de temas de grande relevância, como a valorização dos professores, o impacto da contribuição da COSIP no setor produtivo, e o reconhecimento ao trabalho de servidores e projetos sociais do município.
O parlamentar iniciou seu pronunciamento homenageando os professores, destacando o papel essencial desses profissionais na formação de cidadãos e no desenvolvimento da sociedade.
“O Dia do Professor é uma data simbólica que merecia uma celebração ainda maior pela importância e grandeza dessa profissão. Os professores são um orgulho para Vitória da Conquista, e esta Casa tem o dever de defender e valorizar o servidor público”, afirmou.
Em seguida, Jacaré demonstrou preocupação com os efeitos da aprovação da COSIP (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública), especialmente sobre o setor industrial e o emprego na cidade.
“A aprovação da COSIP tem causado preocupação, principalmente entre os empresários e trabalhadores do setor industrial, que já temem impactos no emprego. A Câmara está criando uma comissão para dialogar com o município e buscar soluções concretas”, explicou.
O vereador reforçou que o Legislativo Municipal está comprometido em encontrar alternativas que reduzam os impactos econômicos e garantam a defesa dos interesses da população. “O papel desta Casa é a defesa da cidade. Teremos responsabilidade e daremos uma resposta concreta a todos que estão sendo impactados”, destacou.
Jacaré também reconheceu o trabalho realizado por servidores da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, elogiando as ações desenvolvidas em diferentes pontos da cidade, como a feira da Urbis VI. “É importante destacar a dedicação dos profissionais que zelam pelo bem público. Em nome de Luiz Paulo e Beto, parabenizo toda a equipe da Secretaria de Serviços Públicos pelo compromisso e resultados alcançados”, pontuou.
Encerrando sua fala, o vereador fez questão de ressaltar a importância dos projetos sociais que transformam vidas em Vitória da Conquista, especialmente aqueles voltados à juventude. “Os projetos sociais têm um papel fundamental na cidade. Sob o comando de Lucas Michel, por exemplo, essas iniciativas receberam quase 40 medalhas e têm impactado positivamente a vida de muitas pessoas”, concluiu.
CORTINA E CIA COLCHÕES
Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (14), o vereador Luciano Gomes (PCdoB) fez uso da tribuna para expressar solidariedade à família de Mariano do Capinal, figura conhecida e respeitada em Vitória da Conquista, e também para destacar ações voltadas ao lazer, cultura e desenvolvimento na zona rural do município.
O parlamentar iniciou seu pronunciamento lamentando o falecimento de Mariano, a quem chamou de amigo e exemplo de compromisso com a comunidade. “Mariano deixa um legado de luta, de fé e de compromisso com o seu povo. Foi um homem que viveu para a família e para o trabalho, deixando nossa região mais entristecida com sua partida. Sua marca social e seu carinho com todos ficarão na memória da comunidade do Capinal e de Vitória da Conquista”, afirmou Luciano.
Em seguida, o vereador destacou a realização da tradicional Festa das Crianças na Cabeceira da Jiboia, além do apoio a diversos eventos semelhantes em povoados e bairros da cidade. “O Dia das Crianças é um momento para celebrar e levar alegria aos pequenos. Fizemos uma grande festa em Cabeceira da Jiboia e apoiamos várias outras na zona rural e urbana, porque entendemos que as crianças merecem viver esse momento de fantasia e felicidade”, ressaltou.
Luciano Gomes também falou sobre os investimentos levados para a região rural, ressaltando que o desenvolvimento deve caminhar junto com o acesso à cultura e ao lazer. “Levamos para a nossa região mais de 10 milhões em obras e serviços. Mas o povo não quer só obra, o povo também quer diversão. Nós cuidamos em todas as áreas: realizamos o maior campeonato da zona rural e temos hoje três, quatro campeonatos em andamento. O nosso compromisso é com o bem-estar e a alegria das pessoas”, destacou.
O vereador encerrou sua fala com um apelo por igualdade de atenção entre as zonas urbana e rural, repudiando qualquer tipo de preconceito contra os moradores do campo. “A zona urbana merece ter festas grandes, mas a zona rural também merece. Por que esse preconceito com a zona rural? O povo da zona rural merece tanto quanto o da cidade. Estamos levando obras, serviços e entretenimento de qualidade para todos, porque o nosso povo merece respeito e oportunidades”, concluiu.
CORTINA E CIA COLCHÕES
Na sessão ordinária desta quarta-feira, 15, a vereadora Márcia Viviane (PT) iniciou seu pronunciamento lamentando a morte de Mariano do Capinal, filiado ao Partido dos Trabalhadores e referência na comunidade, prestando solidariedade à família e à população local. “Deixamos aqui a nossa solidariedade a toda a família e a toda a população moradora ali do Capinal. Mariano esteve no dia 6 de julho na escola normal, dando seu voto para a nossa eleição para o presidente dos partidos, mesmo com a sua saúde já comprometida”, afirmou.
A parlamentar também homenageou os professores e criticou o tratamento dado pelo poder público municipal à categoria. “Infelizmente, os professores da rede municipal de Vitória da Conquista não têm muito a comemorar, vêm sofrendo ataques da Prefeitura, com o achatamento de toda a tabela de cargos e salários, e o não pagamento do piso salarial. É uma profissão que realmente precisa ser valorizada pelo poder público municipal”, disse.
Viviane abordou o aumento de acidentes de moto, destacando casos recentes e a necessidade de políticas de prevenção. “Este final de semana, a professora Elza foi atropelada perto de sua casa e veio a óbito. As pessoas que causaram o acidente fugiram sem prestar socorro. Também perdi um primo vítima de acidente de moto. Precisamos que a Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio do SIMTRANS, tome providências na parte educativa e de monitoramento, não só aplicando multas, mas prevenindo acidentes”, alertou.
Ela ressaltou os impactos no Sistema Único de Saúde e a necessidade de medidas preventivas. “24% de todo o atendimento de trauma é por acidentes de trânsito, sobrecarregando UTIs do município e da região. Precisamos de prevenção para salvar vidas de motoqueiros e de terceiros”, destacou.
Por fim, a vereadora reforçou a responsabilidade da Câmara na análise de projetos financeiros do município, em especial o projeto de lei sobre o empréstimo solicitado pela Prefeitura. “É importante que cada vereador se debruce na legalidade dos projetos. A Câmara não é quintal da Prefeitura; temos responsabilidade com toda a cidade. Ontem estive na superintendência da Caixa conversando sobre o empréstimo e queremos ver as planilhas de todos os juros pagos até o momento”, concluiu.
CORTINA E CIA COLCHÕES

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) sediou, na manhã desta segunda-feira (13), um seminário estadual que apresentou e discutiu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 18, de autoria do Poder Executivo federal, que trata das competências federativas em matéria de segurança pública. Os debates, iniciados no Congresso Nacional, têm acontecido nos principais centros urbanos do país, com o objetivo de ouvir a sociedade sobre o tema.

O encontro na capital baiana foi conduzido pelo deputado federal Jorge Solla (PT), membro da comissão especial que analisa o assunto na Câmara dos Deputados, em Brasília. Em seu pronunciamento, Solla defendeu a PEC 18, que visa instituir o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) na Constituição Federal de 1988. O parlamentar, contudo, ressaltou a importância do debate ampliado, que busca colher sugestões não apenas das forças policiais e órgãos de gestão, mas também da sociedade civil.

Segundo o petista, a PEC 18 segue o modelo bem-sucedido de unificação de sistemas já implementado na saúde (SUS) e na assistência social (Suas). Para Solla, inserir o sistema de segurança na Constituição deverá “fortalecer a atuação dos três entes federados, com divisão de responsabilidades e soma de esforços”. Ele acrescentou: “O enfrentamento à violência é uma prioridade nacional que exige uma atuação mais integrada e abrangente do Estado”.

Entre as principais medidas da PEC 18, destacam-se a ampliação do âmbito de atuação de forças como a Polícia Federal, que passaria a se debruçar também sobre crimes ambientais, e a criação de um fundo específico, estabelecido constitucionalmente, para financiar o conjunto das ações de segurança pública. Esse fundo, segundo o deputado, deverá ser blindado contra contingenciamentos e os limites do arcabouço fiscal, garantindo financiamento adequado. “Não há política pública que funcione sem financiamento adequado”, frisou.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido da defesa de Jair Bolsonaro e decidiu manter a prisão domiciliar e outras medidas cautelares impostas ao ex-presidente. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (13).

Em sua fundamentação, o ministro citou manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) que apontava a possibilidade de fuga do ex-presidente. Moraes afirmou que as medidas são necessárias para evitar esse risco e para assegurar o cumprimento da lei.

“As providências mantidas pela Suprema Corte, além disso, são imprescindíveis para evitar a fuga do distrito da culpa, hipótese cuja probabilidade restou reconhecida nos autos da ação penal correlata, bem como para assegurar a execução da pena recentemente imposta ao réu pela Primeira Turma, que determinou o cumprimento de sanção privativa de liberdade em regime fechado”, diz a decisão.

O ministro registrou em seu despacho o que classificou como “fundado receio de fuga” e lembrou que Bolsonaro já descumpriu medidas cautelares anteriormente. A decisão também menciona a condenação do ex-presidente pela Primeira Turma do STF na Ação Penal 2668, na qual foi sentenciado a 27 anos e 3 meses de prisão por crimes relacionados a atos golpistas.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista apresentou, na última quinta-feira (9), o Projeto de Lei (PL) nº 35, que institui o serviço público de loteria no município de Vitória da Conquista, denominado como LotoConquista.

Segundo o texto do projeto, a criação da LotoConquista representaria um “marco para o desenvolvimento socioeconômico da cidade”, pois iria diversificar as fontes de receita municipal e destinar os recursos para as áreas social, da saúde, do esporte e da cultura.

O serviço de loteria poderá ser realizado de forma direta ou indireta, por meio de concessão, permissão ou autorização, obedecerá a legislação de licitações e contratos, para garantir transparência e legalidade do processo. A fiscalização será feita pela Secretaria Municipal de Finanças e Execução Orçamentária.

A prefeita Ana Sheila Lemos (União) apresentou o projeto à Câmara de Vereadores e pediu para que o mesmo fosse aprovado em regime de urgência. Ao lado da Contribuição de Custeio dos Serviços de Iluminação Pública e Modernização Urbana (COSIP-MU), o PL nº 35 é mais uma proposta da gestão municipal para aumentar a arrecadação do município.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista aprovou, na sessão desta sexta-feira (10), o projeto de lei do Executivo que propôs a atualização da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP), que passa a se chamar Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública e Modernização Urbana (COSIP-MU).

A COSIP é uma taxa já existente e cobrada na fatura de energia elétrica, destinada à manutenção da iluminação pública. Com a atualização aprovada, além da manutenção da rede, os recursos poderão ser utilizados também em projetos de modernização urbana, como melhoria de infraestrutura, pontos de ônibus e ações relacionadas à segurança em espaços públicos.

O projeto encaminhado pelo Executivo gerou debate entre vereadores de situação e da oposição. A votação contou com posicionamentos diferentes em relação aos impactos da medida para a população e para os setores produtivos da cidade.

O vereador Alexandre Xandó (PT) afirmou que empresários já manifestaram preocupação com a atualização da taxa e que alguns cogitam até deixar a cidade. Para ele, isso poderá gerar desemprego e prejudicar o comércio local. “Não se trata apenas da taxa de iluminação, mas de um pacote que inclui aumento de IPTU, ISS, ITBI, taxa do lixo e cobrança de fachada”, destacou.

Xandó também disse que, embora haja quem defenda que não haverá aumento no valor da conta de energia, a realidade será comprovada pela própria população. Segundo ele, os moradores poderão comparar as faturas de agora com as futuras para verificar se houve ou não acréscimo.

O vereador Ricardo Babão (PCdoB) declarou que votou a favor da atualização da COSIP-MU porque acredita que a medida protege os mais pobres. “Se chegar uma conta de luz com aumento em relação a esse projeto, vocês não precisam mais confiar neste vereador. Eu voto a favor dos pobres, não a favor dos ricos”, afirmou.

Já o vereador Edjaime Rosa Bibia (UB), Lider da Bancada de Sustentação do governo, ressaltou que a Câmara não pode ser colocada contra a população de forma equivocada. Ele disse que parte do reajuste na conta de energia, citado pelo vereador Xandó, já havia sido anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e que isso não deveria ser confundido com a aprovação da COSIP-MU quando se fala em comparar o valor da conta atual com a futura. “Não podemos confundir a população e jogar o povo contra esta Casa”, afirmou.

O vereador Andreson Ribeiro (PCdoB) também votou contra a proposta. Ele argumentou que o projeto é inoportuno e criticou os subsídios pagos às empresas de ônibus com recursos do município. Para ele, esses valores poderiam ser aplicados em áreas mais urgentes, como saúde e segurança. “Este projeto é injusto e irá onerar ainda mais o povo que já não aguenta pagar tantas contas”, afirmou.

Votaram contra o projeto os vereadores Viviane Sampaio (PT), Alexandre Xandó (PT), Ricardo Gordo (PSB) e Anderson Ribeiro (PCdoB). O vereador Xandó justificou a ausência do vereador Fernando Jacaré (PT), afirmando que o mesmo havia votado contra o projeto no primeiro turno da votação e que repetiria o voto caso estivesse em plenário.

A atualização da COSIP-MU foi aprovada em Redação Final e segue para sanção da prefeita na próxima semana.

CORTINA E CIA COLCHÕES