O governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) fez um apelo para um maior rigor na apuração de casos suspeitos de intoxicação por bebidas adulteradas por metanol na Bahia. A autoridade política pediu o envolvimento e a integração de órgãos de saúde e da segurança pública para esses casos.
Jerônimo também pediu para que haja um cuidado na divulgação de informações, para evitar o pânico da população e destacou que o caso registrado na manhã desta sexta-feira (3) em Feira de Santana ainda está sendo apurado. Segundo informações da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), um homem de 56 anos faleceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha. Há suspeitas de que a causa da morte tenha sido intoxicação por metanol, o que representaria o primeiro caso registrado no estado.
Confira a fala do governador Jerônimo Rodrigues:
Tramita na Câmara Municipal de Vitória da Conquista um projeto de lei que deve ser votado hoje (03), pelos vereadores do município à cerca do aumento dos impostos pagos pela população. O jornalista Deusdete Dias comenta o assunto e questiona “você já perguntou o seu vereador se ele irá votar contra ou á favor do aumento dos impostos?”
Confira:
Nesta quinta-feira (2), o radialista Deusdete Dias comentou, na Rádio UP FM sobre a agenda institucional do presidente da Câmara dos Vereadores de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PL). O presidente esteve em Salvador na última terça-feira (30) e se encontrou com o governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT) e outras autoridades políticas.
Deusdete fez uma avaliação desta viagem de Ivan Cordeiro. O político foi a Salvador para discutir pautas de interesse de Vitória da Conquista. O radialista fez críticas à alguns veículos da imprensa local, descrevendo que ela é feita de “forma sanguinária” em troca de dinheiro e favores. Ele também destacou que a prefeita do município, Sheila Lemos (União) também deveria ter viajado para Salvador, para discutir as demandas do município.
A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, na terça-feira (30), um projeto de lei que proíbe a diferenciação entre elevadores social e de serviço em prédios privados. A proposta, de autoria do deputado estadual Manuel Rocha (União Brasil), tem como objetivo combater práticas de discriminação e racismo institucional.
O texto estabelece que todos os elevadores deverão estar disponíveis para qualquer pessoa, salvo em situações específicas, como transporte de volumes, cargas, materiais de obras e reparos, animais domésticos ou em trajes de banho.
Quem descumprir a medida poderá sofrer advertência na primeira infração e multa de R$ 1.500 por ocorrência. O projeto de lei segue para sanção do governador Jerônimo Rodrigues (PT),
Segundo a assessoria do deputado Manuel Rocha, o projeto surgiu a partir de relatos de trabalhadores que se sentiram discriminados ao serem orientados a não utilizar o elevador social em condomínios. Ele comemorou a aprovação e destacou a importância da medida para a sociedade.
“Essa lei representa respeito, dignidade e igualdade para trabalhadores e trabalhadoras que diariamente enfrentam situações constrangedoras e discriminatórias. Nosso objetivo sempre foi coibir esse tipo de prática e garantir que todos tenham o mesmo direito de acesso. A Bahia dá um passo firme em direção a uma sociedade mais justa e inclusiva”, defendeu o parlamentar.
Enquanto a data para o encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, não é marcada, cresce a apreensão sobre o teor das negociações tanto no Planalto como nos setores afetados pelo tarifaço. Há a possibilidade de uma conversa por videoconferência se dar nesta semana. Mas o que esperar do diálogo entre Lula e Trump?
A avaliação de Guilherme Casarões, professor da Florida Interational University, é que Trump não vai aceitar passar a imagem de que os Estados Unidos estão sendo passados para trás, nem para o público interno nem para o externo.
“Isso vai exigir certa criatividade por parte da diplomacia brasileira, e a nossa diplomacia é bastante habilidosa nesse sentido, de promover, qualquer que seja o resultado da conversa, como uma vitória para ambos os lados, mas dando ao Trump a possibilidade de cantar a vitória para o seu próprio lado”, afirma Casarões.
Professor de Relações Internacionais da Unesp, Marcos Cordeiro Pires aposta que esta primeira conversa entre o presidente norte-americano Donald Trump e o presidente brasileiro “vai ser muito coreografada”. “De tal forma que não se utilize imagens para gerar ganho político desproporcional para uma das partes”, diz.
Para o professor de Relações Internacionais da UnB Antonio Jorge Ramalho, o presidente norte-americano não raro se comporta de maneira “infantil”. Mas ele acredita que o Itamaraty saberá conduzir o processo que levará ao encontro, caso ele se materialize, de maneira a reduzir esse risco. “Por seu lado, Lula nunca foi ingênuo e é muito intuitivo; saberá se livrar de armadilhas”, avalia.
O cenário de Conquista parece diferente a partir desta terça-feira (30), quando, em um vídeo, o presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PL), aparece em um momento amistoso com o governador Jerônimo Rodrigues (PT). O registro ocorre após rumores de aproximação de Cordeiro com o governo do estado.
Vale lembrar que o líder do legislativo havia descartado publicamente qualquer alinhamento com o governo petista em 2026. E chama atenção a posição do presidente da Câmara aliado ferrenho do ex-ministro João Roma (PL).
Uma liderança da cidade afirmou ao Bahia Notícias (BN) que o governador deve receber um ‘título de cidadão Conquistense por volta do dia 10 de novembro’. Na gravação, ocorre após a exibição de um diálogo amistoso entre Cordeiro e o governador, sugerindo uma abertura política que o vereador havia negado.
“Que alegria receber aqui no gabinete esses vereadores, nós tratamos aqui de temas estratégicos importantes para o desenvolvimento de [Vitória da Conquista]. Quero garantir a vocês que a gente não vai abrir mão de poder continuar zelando com investimento na área de pavimentação, de água, de saúde, de segurança, foi a pauta que tratamos aqui”, celebra o governador.
▶️VÍDEO: Presidente da Câmara de Conquista aparece em diálogo amistoso com o governador Jerônimo Rodrigues
📃Saiba mais: https://t.co/QYFOYtGeRm
⤵️📽️ Confira: pic.twitter.com/Dn4z5EDziY
— BN Municípios (@BNMunicipios) September 30, 2025
▶️VÍDEO: Presidente da Câmara de Conquista aparece em diálogo amistoso com o governador Jerônimo Rodrigues
📃Saiba mais: https://t.co/QYFOYtGeRm
⤵️📽️ Confira: pic.twitter.com/Dn4z5EDziY
— BN Municípios (@BNMunicipios) September 30, 2025
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) recebeu nesta terça-feira (30) uma comitiva de vereadores de Vitória da Conquista e deputados estaduais para discutir investimentos estratégicos para trechos de infraestrutura e mobilidade. Na educação superior, o governo se envolve na expansão de um hospital universitário no campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
O Hospital universitário já havia sido tema de cobranças a bastante tempo, o vice-reitor da UFBA, Penildon Silva Filho emitiu uma nota para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) avisando que 26% das internações de alta complexidade são enviadas para unidades em Salvador, demandando uma oferta local.
“Vitória da Conquista já é reconhecida como polo de saúde para toda a Bahia. No entanto, a demanda cresce em ritmo mais acelerado que a capacidade de atendimento. Um quarto dos pacientes que precisam de serviços de alta complexidade ainda precisa se deslocar para Salvador. É um dado que não pode ser ignorado”, alerta o professor.
O governador se comprometeu a levar pautas prioritárias diretamente ao governo federal já nesta quarta-feira (1º). Entre os pedidos de maior impacto para a terceira maior do sudoeste baiano, estão:
Estavam presentes no encontro, o presidente da Câmara Municipal, Ivan Cordeiro (PL), e os vereadores Ricardo Gordo (PSB) e Luciano Gomes (PCdoB). Representando o município na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), estiveram os deputados Vitor Azevedo (PL) e Fabrício Falcão (PCdoB), além do secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola.
“A construção dos novos viadutos, já prometidos pelo Ministério dos Transportes, vai garantir mais segurança e fluidez no trânsito, reduzir acidentes e congestionamentos e melhorar a logística no transporte de cargas, o que é fundamental para o crescimento da cidade e para a região”, ressalta Ivan Cordeiro (PL).
Na edição desta terça-feira (30) do quadro Pingos nos Is, da Rádio UP FM, o radialista Deusdete Dias fez reflexões sobre o certo e o errado, o sentido da vida e a razão pela qual as pessoas fazem o que fazem.
Deusdete destacou que a filosofia busca explicar porque continuar quando nada mais faz sentido. A partir de uma analogia com o Mito de Sísifo, do escritor franco-argelino, Albert Camus, o radialista refletiu sobre a persistência e a tomada de decisões estratégicas tanto para a vida pessoal, quanto profissional.
Confira a reflexão completa do radialista: