AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
VickPark 1

Uma manifestação contra a venda de áreas públicas de Vitória da Conquista aconteceu no último sábado (27) no Parque Residencial Morada do Bem Querer, no bairro Candeias. O movimento foi organizado pela Associação de Moradores da Morada do Bem Querer e demonstrou a insatisfação da população local contra a licitação feita pela Prefeitura Municipal para venda de terrenos públicos da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc).

O radialista Deusdete Dias destacou o episódio como a preservação de bens e serviços que pertencem à toda a sociedade. O comentário aconteceu durante o quadro Pingos nos Is, do UP Notícias da Rádio UP FM e, além de se demonstrar contrário à medida da gestão municipal, o apresentador também refletiu sobre o legado que os políticos do município buscam deixar na cidade com essas ações.

A partir da manifestação na Morada do Bem Querer, a Associação busca uma audiência com a prefeita Sheila Lemos (União) para discutir esse assunto.

Confira o programa Pingos nos Is desta segunda-feira (29):

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Câmara de Vereadores realiza, na próxima quarta-feira, 1º de outubro, Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional e Internacional do Idoso. A iniciativa, proposta pelo presidente da Casa, vereador Ivan Cordeiro, visa promover um debate essencial sobre os direitos e os desafios enfrentados pela população idosa do município e do país.

A data de 1º de outubro é mundialmente reconhecida como o Dia do Idoso, marcando a importância de refletir sobre o envelhecimento populacional e a necessidade de políticas públicas eficazes. A sessão está marcada para as 8h30, no Plenário Carmen Lúcia.

Segundo Ivan Cordeiro, o envelhecimento da população é uma realidade crescente no Brasil e em Conquista. Por isso, debater o tema na Câmara é fundamental para dar visibilidade às demandas das pessoas da terceira idade, que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da cidade e que merecem atenção especial.

“A Sessão Especial servirá como um palco para ouvir a comunidade, especialistas, representantes de instituições e órgãos de defesa dos direitos, e principalmente, os próprios idosos”, afirmou o parlamentar. Entre os temas que devem ser abordados estão saúde e bem-estar, segurança e combate à violência, inclusão social e digital e direitos previdenciários e assistenciais, com esclarecimentos sobre aposentadorias, benefícios e amparo social.

O debate na Câmara de Conquista reforça o compromisso com a legislação federal que assegura a dignidade e os direitos da pessoa idosa. O marco legal mais importante é a Lei nº 10.741/2003, conhecida como Estatuto da Pessoa Idosa (anteriormente Estatuto do Idoso).

O Estatuto estabelece uma série de direitos fundamentais, colocando a família, a sociedade e o Poder Público no dever de assegurar à pessoa idosa, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Serviço:

O quê: Sessão Especial em homenagem ao Dia do Idoso.
Quando: Quarta-feira, 1º de outubro, às 8h30.
Onde: Plenário Carmen Lúcia – Câmara Municipal de Vitória da Conquista.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O ministro Edson Fachin toma posse nesta segunda-feira (29) como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), tendo Alexandre de Moraes como vice-presidente. A cerimônia, marcada para as 16h, conta com a presença de autoridades como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin. Além da presidência do STF, Fachin também assume o comando do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) até 2027.

A solenidade deve seguir o rito tradicional: abertura feita pelo atual presidente Luís Roberto Barroso, execução do hino nacional, leitura e assinatura dos termos de posse, seguida pela troca simbólica de cadeiras no plenário.

Conhecido pelo perfil técnico e reservado, Fachin deverá adotar uma gestão mais discreta, em contraste com a atuação midiática de Barroso. Inspirado na ex-presidente Rosa Weber, ele deve priorizar o respeito às normas institucionais e ao colegiado, mas sem deixar de pautar temas sociais relevantes. Nesta semana, o STF sob sua presidência julgará dois casos de grande impacto: o vínculo trabalhista entre motoristas e a Uber, e a legalidade do projeto da ferrovia Ferrogrão, que envolve questões ambientais no Pará.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Justiça Eleitoral determinou a cassação da prefeita e o vice-prefeito de Maiquinique, por abuso de poder político, captação ilícita de votos e conduta vedada. A prefeita Valéria Silveira (PV) e o vice dela, Kayke Jardim(PSD), são investigados por usar benefícios públicos para angariar votos para as eleições em 2024.

Segundo informações levantadas durante a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), divulgada no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), nesta terça-feira (23), os políticos manipularam a data de pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A dupla disputou a reeleição no ano passado e só liberaram o pagamento um dia antes de se recandidatarem oficialmente. Além disso, eles promoveram o pagamento nas redes sociais, como uma estratégia para alavancar a imagem de suas candidaturas.

Na análise da Justiça, a manipulação da data de pagamento dos benefícios configura manipulação e o abuso de poder. O órgão pontua ainda que a divulgação do pagamento contribuiu para que “eleitores ingênuos, crédulos e de pouca escolaridade” acreditassem que a ação foi uma benfeitoria concedida pela prefeita.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) protocolou um Projeto de Lei visando aumentar a concessão do ticket-alimentação para o valor de R$ 1.800 a vereadores, servidores efetivos, comissionados e contratados por tempo determinado. Atualmente o benefício é pago na quantia de R$ 1.600, que já acima da média de preços na Bahia, que é de R$ 623, conforme o site “Pesquisa Preço Médio”, que reúne dados da Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT).

A Mesa Diretora de Vitória da Conquista é composta pelo presidente Ivan Cordeiro (PL) e pelos vereadores Luciano Gomes (PCdoB), Hermínio Oliveira (PP), Dinho dos Campinhos (Republicanos) e Cris Rocha (MDB).

De acordo com o PL, que foi protocolado na última terça-feira (23), o valor tem caráter indenizatório, não se incorporará à remuneração, não incidirá sobre aposentadorias, pensões ou contribuições previdenciárias, e não será extensivo a inativos, pensionistas e trabalhadores terceirizados. Além disso, a lei prevê revisão anual obrigatória, nos mesmos índices aplicados aos subsídios dos vereadores e vencimentos dos servidores.

Caso aprovado, o pagamento do benefício será mantido em períodos de férias, licença-prêmio, gestante, paternidade ou afastamento para tratamento de saúde. No entanto, será suspenso em casos de licenças para tratar de interesse particular, desempenho de mandato classista, serviço militar, candidatura a cargo eletivo ou afastamentos considerados ilegais pela Justiça, além de parlamentares licenciados para cargos no Executivo.

Ainda este ano, o salário pago aos vereadores de Conquista passou de R$12.025,40 para R$18.742. Segundo o site Conquista Repórter, a verba de gabinete, usada para contratação de assessores e outros gastos, subiu para R$ 50 mil.

Em 2025, a prefeita de Conquista, Sheila Lemos (União), propôs um aumento de 20% no valor do auxílio-alimentação aos servidores vinculados à prefeitura. Com o reajuste, os servidores com carga horária de trabalho de 20 horas semanais passaram a receber R$ 261,00; os servidores com carga horária de 30 horas, recebem R$ 391,51, e aqueles que cumprem 40 horas passaram a receber o vale-alimentação de R$ 522,00

CORTINA E CIA COLCHÕES

Em nota, o Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (Simmp) repudiou a proposta de concessão de ticket-alimentação de R$ 1.800,00 aos vereadores da da Câmara Municipal.

A entidade classificou a medida como um verdadeiro escárnio, ressaltando que é inaceitável que representantes eleitos utilizem o orçamento público para inflar seus próprios benefícios enquanto a população e a educação permanecem à margem das prioridades do município.

Veja: 

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

Nesta sexta-feira (26), a prefeita Sheila Lemos reassumiu suas atividades como gestora de Vitória da Conquista após 15 dias de licença. A chefe do Poder Executivo Municipal cumpriu agenda em seu gabinete, onde despachou com o secretário especial de Transformação Pública, Edimário Freitas, e com o vice-prefeito, Dr. Aloisio Alan, que a substituiu como prefeito em exercício durante esse período.

Sheila Lemos e Dr. Aloisio Alan

“Retomamos, nesta sexta-feira, à condição de gestora do município. Estive afastada por quinze dias e o nosso prefeito em exercício, Aloisio Alan, comandou muito bem a nossa cidade nesse período. Quero agradecer a Alan pelo empenho, pelo trabalho, pela generosidade, pelo cuidado com Vitória da Conquista, com a Câmara de Vereadores, com todos os nossos secretários e com o nosso povo de Vitória da Conquista. É por eles que nós trabalhamos todos os dias, para fazer dessa cidade um lugar cada dia melhor para se viver. Nós temos muito trabalho pela frente. Agora, volto descansada, com muitas ideias, projetos e vontade de trabalhar cada vez mais pelo nosso povo”, destacou a prefeita Sheila Lemos.

O vice-prefeito agradeceu a recepção que teve dos munícipes, do secretariado, vereadores e servidores municipais. “Foi um período muito gratificante, no qual eu pude trabalhar em prol de Vitória da Conquista como prefeito em exercício. A casa está toda em ordem, como a prefeita deixou. Agradeço por poder contar com a ajuda dos secretários e dos colaboradores”, disse.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Nesta sexta-feira (26), o UP Notícias entrevistou o senador do estado da Bahia, Jaques Wagner (PT). Ele destacou a sua amizade de décadas com o Presidente da República, Lula, a sua carreira política como deputado, senador e governador do Estado da Bahia e as discussão sobre a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem pela Câmara dos Deputados.

O senador expressou as suas expectativas para as próximas obras de infraestrutura voltadas para Vitória da Conquista e região. “No novo PAC tem 23 obras aprovadas […] eu citaria com maior destaque o Minha Casa, Minha Vida, vamos construir aí 1600 casas, que serão entregues até o ano que vem. O total do investimento, entre esse e outros programas, foi de R$2 bilhões”, declarou Jaques Wagner.

Ao comentar sobre a PEC da Blindagem, Jaques Wagner descreveu o projeto como “malandragem”. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou, na última quarta-feira (24), a PEC por unanimidade. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou que a proposta estava oficialmente arquivada após o encerramento da votação.

No fim do programa, o senador fez um prognóstico sobre as eleições de 2026. Ele anunciou que o Partido dos Trabalhadores irá trabalhar nas campanhas para reeleição do presidente Lula e do Governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

Confira a entrevista completa:

CORTINA E CIA COLCHÕES
Durante a sessão ordinária desta sexta-feira (26), a vereadora Gabriela Garrido (PV) usou a tribuna da Câmara Municipal de Vitória da Conquista para defender a criação de um plano de arborização para o município. Ligada às pautas ambientais, a parlamentar destacou os múltiplos benefícios que o projeto pode trazer para a cidade, principalmente no contexto do início da primavera e da crescente escassez de água enfrentada pela população.
“A gente começa a olhar para essas árvores floridas e lembrar que a nossa cidade precisa de um plano de arborização”, iniciou a vereadora. Ela informou que a Secretaria do Meio Ambiente já foi oficiada sobre o tema, e que aguarda retorno sobre a existência ou necessidade de elaboração do plano.
Segundo Gabriela, o crescimento urbano de Vitória da Conquista exige planejamento responsável para garantir qualidade de vida no futuro. Ela explicou que um plano de arborização bem estruturado não se resume ao plantio de árvores, mas envolve o estudo das espécies ideais, o momento certo para o plantio e os cuidados contínuos.
“O maior plantio de árvores na zona urbana do Brasil melhora a prevenção de enchentes, mantém as chuvas e reduz a erosão do solo. Ele também ajuda a controlar o aumento das temperaturas, a poluição do ar e a escassez de água”, destacou.
A vereadora alertou para a crise hídrica enfrentada pela cidade. De acordo com ela, diversos bairros ficaram sem abastecimento durante essa semana, e até mesmo comerciantes do centro precisaram contratar caminhões-pipa para manter seus estabelecimentos funcionando.
“Essa escassez de recursos hídricos também tem impacto no nosso campo industrial. O setor não cresce porque não há água suficiente. Isso é uma queixa recorrente”, relatou.
Gabriela também citou a construção civil como uma das áreas afetadas pela falta de planejamento ambiental, uma vez que o setor é altamente dependente do consumo de água.
Para a vereadora, a preservação ambiental deve ser entendida como uma estratégia de desenvolvimento econômico sustentável. Ela propôs que o plano de arborização seja construído de forma participativa, envolvendo escolas, associações de bairro, empresas e a comunidade em geral, por meio da educação ambiental.
“Nosso objetivo deve ser que Vitória da Conquista seja conhecida também como uma cidade verde, que respeita a questão ambiental. Isso a tornará mais moderna, sustentável e com mais qualidade de vida para todos.”
A parlamentar concluiu seu discurso com uma mensagem de esperança. “Defender a arborização é defender a vida, a saúde, o desenvolvimento econômico e a segurança hídrica. Plantar uma árvore é plantar esperança, prosperidade e equilíbrio para as próximas gerações. Que a Boa Nova se espalhe nos quatro cantos da nossa cidade.”
CORTINA E CIA COLCHÕES
Na sessão ordinária desta sexta-feira (26), o vereador Paulinho Oliveira (PSDB) utilizou a tribuna para relatar as ações de seu mandato em diferentes regiões do município, tanto na zona rural quanto na área urbana.
O parlamentar destacou a reunião realizada na Secretaria de Desenvolvimento Rural, com a presença do secretário Breno Farias, moradores do Mulatinho e da Vereda, que apresentaram as principais demandas da comunidade.
“Os moradores colocaram a necessidade do abastecimento de água e da limpeza das aguadas daquela região. O secretário Breno foi muito solícito, anotou todas as dificuldades e se comprometeu a resolver”, afirmou.
Paulinho Oliveira também registrou o atendimento de uma antiga solicitação dos comerciantes e moradores da Praça da Saudade, referente à poda de árvores que ofereciam riscos à população. “Gostaria de agradecer a Luis Paulo, da Secretaria de Serviços Públicos, que já pela manhã atendeu à demanda e iniciou as podas na Praça da Saudade”, disse.
Em seu giro pela cidade, o vereador mencionou visita à Avenida Brumado, obra em andamento da Prefeitura, e ressaltou a necessidade de revitalização do canteiro central da URBIS 5, onde foi recebido pela comunidade.
“Os moradores solicitaram a revitalização do canteiro central e até sugeriram o plantio da grama-amendoim. Como a Avenida Brumado está ficando uma excelente obra, acredito que o canteiro também ficará muito bonito com essa melhoria”, relatou.
O vereador informou ainda que solicitou à Secretaria de Serviços Públicos a reposição das lâmpadas das torres localizadas no canteiro central da UB5. “Todas as lâmpadas estão queimadas, mas o secretário Luis Paulo já mandou uma equipe para fazer o levantamento e com certeza vai nos atender”, afirmou.
CORTINA E CIA COLCHÕES