Segundo o governador, ele determinou desde a terça-feira (28) que o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, acompanhe em tempo real os desdobramentos da crise na capital fluminense e adote as medidas necessárias para evitar qualquer repercussão na Bahia.
Durante a entrega de ambulâncias, micro-ônibus e veículos administrativos destinados às Policlínicas Regionais de Saúde, Jerônimo reforçou a importância da integração entre os governos estaduais e o Governo Federal no enfrentamento ao crime organizado.
“Determinei que o secretário Marcelo Werner acompanhe de perto a situação no Rio de Janeiro e atue no que for preciso para que os fatos ocorridos lá não tenham reflexo na Bahia. A integração entre as forças estaduais e a União é essencial para o combate ao crime organizado”, declarou o governador.
O radialista Deusdete Dias comentou, nesta quarta-feira (29), sobre a oficialização da lei que institucionaliza a Zona Azul Digital em Vitória da Conquista. A Prefeitura Municipal, por meio da lei nº 3.055/2025 oficializou a lei, que segundo Deusdete “apertou as regras para quem estaciona no centro da cidade”.
Deusdete questionou se os ouvintes e, principalmente, se os vereadores estavam atualizados sobre essa nova medida. O radialista comentou sobre o juros de dez vezes que poderá ser cobrado sobre o valor do TPU e criticou essa medida da gestão municipal em contrapartida com a alta arrecadação que os cofres públicos já possuem.
Confira o Pingos nos Is desta quarta-feira (29):
O Senado dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei para anular as tarifas impostas pelo presidente Donald Trump ao Brasil, em produtos como petróleo, café e suco de laranja. A decisão foi divulgada na noite desta terça-feira (28) e apresentada pelo senador democrata Tim Kaine, da Virgínia.
A proposta ainda precisa ser aprovada pela Câmara e tem poucas chances de avançar. Novas regras foram implementadas na Casa que permitem à liderança barrar o avanço de projetos relacionados a tarifas.
O texto propõe revogar o estado de emergência nacional americano. A votação no Senado terminou com placar de 52 a 48 pela aprovação. A medida busca expor a insatisfação com a política tarifária do governo Trump.
Nesta terça-feira (28), o radialista Deusdete Dias comentou sobre o áudio de Amanda Servidoni, filiada ao Partido Liberal (PL) que, supostamente, cobrou um retorno de valor para emendas parlamentares. A repercussão aconteceu durante o quadro Pingos nos Is, da Rádio UP FM.
Em áudio, Amanda pediu para que 1/3 da emenda fosse direcionado a ela. “Ele vai gastar 100 mil com a pista e nós estamos dando 300. Desses 300 eu quero pelo menos uns 100, entendeu? Não quero 10%”, declarou Amanda em áudio vazado. Deusdete Dias também voltou os comentários ao nepotismo praticado na política, a falta de transparência na prestação de contas e destacou que a polarização faz o eleitorado “não discutir mais coisas importantes”.
O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) e o atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) aparecem tecnicamente empatados nas intenções de voto para o governo da Bahia em 2026, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Real Time Big Data. O levantamento aponta equilíbrio entre os dois principais nomes em todos os cenários simulados, à frente de adversários como João Roma (PL), José Carlos Aleluia (Novo) e Bruno Reis (União Brasil).
A pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19 de setembro de 2025, com 1.200 entrevistas em todo o estado, e possui margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
No primeiro cenário, ACM Neto tem 40% das intenções de voto, contra 36% de Jerônimo Rodrigues. Em seguida, aparecem João Roma (5%) e José Carlos Aleluia (2%). Em uma segunda simulação, com o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), no lugar de Jerônimo, o empate persiste: 42% para ACM Neto e 42% para Rui Costa.
Já em outro cenário, quando o prefeito de Salvador, Bruno Reis, entra na disputa, Jerônimo Rodrigues lidera com 38%, seguido de ACM Neto com 34%. O levantamento também mediu a rejeição dos candidatos. Jerônimo aparece com o maior índice — 48% dos eleitores afirmam que não votariam nele de jeito nenhum. Em seguida vem ACM Neto, com 41%, enquanto Bruno Reis e Kleber Rosa (PSOL) têm 32% e 38%, respectivamente.
O resultado mostra uma disputa acirrada pelo comando do Palácio de Ondina. Caso Jerônimo Rodrigues seja reeleito, o PT completará 28 anos consecutivos no governo da Bahia, mantendo o domínio político iniciado em 2007, ainda na gestão de Jaques Wagner.
A Bahia é líder em investimentos entre os estados brasileiros em 2025, com um total de R$ 4,12 bilhões desembolsados nas áreas social e de infraestrutura no período de janeiro a agosto, em valores liquidados.
Em segundo lugar ficou São Paulo, com R$ 3,66 bilhões investidos. O ranking com os cinco estados que mais investiram nos dois primeiros quadrimestres do ano traz ainda Pará, que somou R$ 3,57 bilhões, Minas Gerais, com R$ 3,06 bilhões, e Goiás, com R$ 2,88 bilhões.
Os dados são do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – Siconfi, da Secretaria do Tesouro Nacional, que reúne informações oficiais fornecidas a cada quatro meses por todas as administrações fazendárias estaduais.
Trata-se da primeira vez em mais de uma década que a Bahia ultrapassa São Paulo, o mais rico Estado brasileiro, no ranking dos maiores volumes de investimentos do país. Com um orçamento cinco vezes menor que o paulista, o governo baiano havia se consolidado na vice-liderança em valores absolutos investidos, sempre com São Paulo à frente.
Somando-se os R$ 16,08 bilhões investidos nos dois primeiros anos da administração do governador Jerônimo Rodrigues, maior volume já registrado nas últimas décadas por um governo baiano em sua etapa inicial de gestão, a Bahia já soma R$ 20,2 bilhões em investimentos desde 2023, de acordo com levantamento da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba).
“Os números deixam claro que estamos sendo mais efetivos na destinação de recursos para atender à população”, afirma o governador Jerônimo Rodrigues. “Isto se traduz nas inúmeras entregas que estamos fazendo na capital e no interior, e significa mais escolas de qualidade, avanços importantes na rede de saúde, mais segurança e melhor infraestrutura em todo o Estado”, acrescenta.
De acordo com o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, o ótimo desempenho evidencia o alinhamento entre a contratação de operações de crédito e a pauta de investimentos do governo. “Os financiamentos obtidos com base na capacidade de pagamento do Estado asseguram os recursos necessários para a manutenção do ritmo forte de investimentos”, ressalta Vitório.
O secretário lembra que, mesmo com o volume recorde de investimentos registrado nos últimos anos e a contratação de novas operações de crédito, o Estado da Bahia mantém a sua dívida em baixo patamar, com as contas públicas em equilíbrio. A relação entre a dívida corrente líquida e a receita corrente líquida no governo baiano recuou quatro pontos percentuais ao longo do ano de 2025: era de 37% em janeiro, e passou a ser de 33%.
Aconteceu nesta sexta-feira (24), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, uma Sessão Especial destinada ao lançamento oficial do Projeto de Castrações do deputado federal Waldenor Pereira (PT). A iniciativa, que integra o Programa de Defesa e Direitos dos Animais, tem como objetivo o controle populacional de cães e gatos, a vacinação contra doenças como a cinomose, a microchipagem e outras ações voltadas à saúde animal e pública.
O projeto é fruto de uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão destinada pelo próprio deputado e conta com a parceria da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), responsável pela execução técnica das ações.
Segundo Waldenor, a proposta nasceu a partir da mobilização da vereadora Dra. Gabriela Garrido e do ativista Vitor Quadros, e tem caráter científico e humanitário.
“Buscamos uma instituição com tradição, experiência e competência para desenvolver o programa com segurança e resultados efetivos. Trata-se de uma ação de saúde pública que prevê a castração, vacinação e microchipagem de cerca de três mil animais, garantindo bem-estar animal e contribuindo para o controle de zoonoses”, destacou o parlamentar.
A sessão contou com a presença de representantes do Poder Executivo, entidades de proteção animal, profissionais da área veterinária, ambientalistas, acadêmicos e membros da sociedade civil, todos engajados na defesa do bem-estar animal e na construção de políticas públicas permanentes para o setor.
Modelo de castração ética e resultados esperados
O diretor da UFBA, Rodrigo Bitencourt, destacou que o projeto adota o modelo de “castração ética”, com uso de anestesia inalatória, exames pré-operatórios e acompanhamento pós-cirúrgico.
“Esse projeto é diferente do que tem sido feito. Ele garante cuidado antes, durante e após a cirurgia. Castrar é também cuidar da saúde dos animais, das famílias e da saúde pública”, afirmou.
O médico-veterinário Adamas Tassinari Bonfada explicou que o programa está estruturado em nove etapas, sendo que a primeira, voltada à parte burocrática e à aquisição de materiais, já está em fase de conclusão. A parte prática será composta por oito campanhas de castração, realizadas em finais de semana, com duração de três dias cada e meta de cem cirurgias por dia — totalizando entre 2.400 e 2.600 procedimentos em oito meses, o que representa cerca de 30% da população de animais errantes estimada no município.
O deputado estadual José Raimundo Fontes destacou a relevância de trazer o tema da proteção animal para o debate político e orçamentário. “Esses assuntos ainda são secundarizados na política. É importante que cheguem à pauta dos parlamentos federal, estadual e municipal, para que possamos avançar na proteção e no cuidado com os animais de rua”, pontuou.
A médica-veterinária Alana Andrade enfatizou que, para que haja impacto real no controle populacional, seria necessário castrar cerca de 20% dos animais da cidade — o equivalente a 3.200 cirurgias por ano. “Atualmente, o Castramóvel e a clínica municipal realizam juntos cerca de 220 cirurgias por mês, número insuficiente para reduzir efetivamente a população de animais errantes. Sozinhos, os protetores não conseguem. Precisamos de políticas públicas e do apoio de parlamentares para ver resultados efetivos”, destacou.
O bombeiro Paulo Henrique Araújo Reis apresentou dados que reforçam a importância de políticas públicas estruturadas: em 2024, o Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista realizou 544 ocorrências de salvamento de animais, e até setembro de 2025 já havia atendido 303 casos. “Toda vida importa, inclusive a vida animal. É essencial que a cidade tenha um local apropriado para receber os animais resgatados”, afirmou.
O ativista ambiental Vitor Quadros alertou para a ausência de políticas públicas municipais voltadas à causa animal. “Conquista é a única cidade média do Brasil que não tem centro de zoonoses, nem plano ou fundo municipal animal. Esse programa é um avanço, mas precisa vir acompanhado de ações permanentes do poder público”, ressaltou.
Posicionamentos dos vereadores
O vereador Andreson Ribeiro (PCdoB) elogiou o trabalho da vereadora Gabriela e reafirmou o compromisso da Câmara com a causa. Ele destacou a criação do Conselho do Bem-Estar Animal, a proposição do Fundo Animal e iniciativas para ampliar o atendimento aos protetores. “Com esse time, iremos avançar com verdade, clareza e compromisso com quem mais precisa”, disse.
A vereadora Lara Fernandes (Republicanos) fez questionamentos sobre a destinação dos recursos federais à UFBA e defendeu que parte do investimento seja aplicada em abrigos para animais de rua, apontando a necessidade de locais adequados para a recuperação dos animais após a castração.
Já a vereadora Márcia Viviane (PT) destacou a importância do projeto e elogiou a sensibilidade dos deputados Waldenor Pereira e José Raimundo Fontes. “É fundamental que o município avance na criação do Conselho Municipal de Direitos dos Animais e do Fundo Municipal de Defesa Animal. Precisamos garantir políticas permanentes e orçamento para essa área”, afirmou.
O vereador Ricardo Babão (PCdoB) reforçou a importância do projeto e lembrou ações já desenvolvidas em parceria com a Prefeitura, como o Castramóvel, que tem atendido diversos bairros da cidade. “Nosso mandato está à disposição dessa causa. Vamos seguir trabalhando por políticas públicas que promovam o bem-estar dos animais e da comunidade”, concluiu.
Embora tenha reforçado que mantém apenas relação institucional com o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) mudou o tom nesta sexta-feira (24). Em entrevista à rádio 95 FM do município, o petista afirmou esperar que a parceria política seja confirmada.
“Eu espero que da parte dele seja [um noivado]. Jequié é uma cidade importante, um município relevante e meu desejo de tê-lo no projeto todo mundo entende, sem prejudicar aqueles que o acompanharam”, disse o governador.
Questionado sobre as declarações do deputado estadual Robinson Almeida (PT), que apontou “sinais claros” de que ACM Neto (União Brasil) não será candidato ao governo em 2026, Jerônimo evitou comentar sobre a oposição.
Ele ressaltou a importância de manter o grupo unido: “Não vou comentar nada que seja da minha oposição. Vou trabalhar para criar um time fortalecido, que possa garantir um grupo competitivo e ampliar cada vez mais a nossa base”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PL), anunciou, nesta quinta-feira (23), uma decisão histórica para o município: o tombamento do prédio que abriga o Legislativo conquistense pelo Conselho Municipal de Cultura. O pedido partiu da própria presidência da Casa e foi aprovado junto a outros quatro imóveis considerados de relevância histórica para a cidade.
Segundo Ivan Cordeiro, o tombamento representa uma vitória para a preservação da memória e do patrimônio cultural de Vitória da Conquista. “Quero trazer aqui uma excelente e importante notícia para toda a população, que é a decisão do Conselho Municipal de Cultura: o tombamento do prédio histórico da Câmara Municipal, a pedido desta presidência. Esse prédio é centenário, já abrigou fórum, hotel e, há mais de 50 anos, abriga a Câmara de Vereadores”, destacou.
O presidente ressaltou que a medida garante a preservação de um marco da história conquistense. “Ficamos muito felizes com essa decisão, porque teremos agora essa história e essa memória preservadas para as futuras gerações. A Câmara cumpre com seu papel de trabalhar sempre pelo progresso e desenvolvimento da nossa terra”, afirmou.
Localizado na área central de Vitória da Conquista, o prédio da Câmara é um dos mais antigos da cidade e reúne elementos arquitetônicos que remontam ao início do século XX. A decisão do Conselho Municipal de Cultura, além de proteger o edifício, reforça o compromisso com a valorização do patrimônio histórico e com a identidade cultural conquistense.