A edição do UP Notícias, da Rádio UP FM, entrevistou o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PL), e o engenheiro Leandro Fonseca, nesta terça-feira (11). Os entrevistados comentaram sobre medidas que devem ser adotadas pelo poder público para conter danos causados por fortes chuvas, como a ocorrida no último domingo (9), que atingiu uma média de 57 mm em menos de uma hora.
Leandro Fonseca comentou sobre a destinação de parte do empréstimo de R$400 milhões, proposto pela gestão municipal, para a infraestrutura da macrodrenagem do município. “Se nós conseguirmos desse empréstimo, pelo menos metade dele para a gente aplicar em drenagem, em tudo aquilo que a gente precisa, mais os setenta que o Governo do Estado está trazendo, eu acho que a gente daria um up muito grande na nossa cidade”, afirmou o engenheiro.
Leandro também argumentou que as galerias da cidade não suportam mais um grande volume de água. O engenheiro comparou o episódio do último domingo com uma forte chuva com média de 210 mm, ocorrida na década de 1970 no município. Segundo Leandro, caso uma chuva dessa magnitude ocorresse novamente, os estragos seriam inimagináveis.
O presidente da Câmara destacou que esse será o maior empréstimo realizado pela Prefeitura Municipal e fez um apelo para que o projeto defina a destinação do valor para diferentes setores do município. “Não há algo específico dizendo para onde vai o dinheiro, se vai ser investido em qual localidade, em qual bairro, qual posto de saúde vai ser construído, qual é a escola, qual é a creche, qual é a drenagem, qual é a drenagem, qual é o valor que vai ser disponibilizado para a drenagem em Conquista”, declarou Ivan Cordeiro.
Uma audiência pública será realizada com profissionais técnicos e a população de Vitória da Conquista para discutir questões relacionadas às chuvas no município. A audiência está marcada para a próxima segunda-feira (17), às 19h, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista.
Confira a entrevista completa:
A união entre fé, cultura e solidariedade em Vitória da Conquista motivou o deputado Fabrício Falcão (PC do B) a apresentar, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma moção de aplausos à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em reconhecimento à realização da 1ª Missa do Vaqueiro da Joia do Sertão Baiano.
A homenagem é direcionada de modo especial ao pároco Alessandro Mendonça Nonato e ao vereador Luís Carlos Batista de Oliveira (Dudé), que, segundo o parlamentar, foram figuras centrais na organização do evento, cuja finalidade foi arrecadar recursos para a construção do Santuário de Nossa Senhora Aparecida.
Realizada no último dia 1º de novembro, aos pés do icônico Cristo de Mário Cravo, a celebração reuniu centenas de fiéis, vaqueiros e admiradores da tradição sertaneja. “O cortejo dos vaqueiros montados a cavalo, que seguiu até o altar montado ao ar livre, foi um dos momentos de maior emoção e simbolismo”, destacou o deputado.
Na justificativa, Fabrício Falcão afirmou que o evento representa um marco para a valorização da cultura sertaneja e da fé do povo do interior baiano. “Uma linda celebração que emocionou a todos. Um grande evento, que demonstra a força do nosso povo e sua solidariedade”, registrou o parlamentar.
A moção ressalta ainda que a iniciativa celebra o vaqueiro como símbolo de coragem, trabalho e devoção, unindo tradição religiosa e identidade cultural. “O evento não apenas fortalece os laços comunitários, mas também reafirma o papel da religiosidade popular como um elemento vivo da história e das raízes do sertão”, concluiu o deputado.
No último domingo (9) a cidade de Vitória da Conquista registrou chuvas de 72mm em 45 minutos. O temporal causou transtornos no bairro Jurema, nas avenidas Caracas, Bartolomeu de Gusmão e Santa Marta, no Hospital Afrânio Peixoto e demais regiões do município.
Durante o quadro Pingos nos Is, da Rádio UP FM, o radialista Deusdete Dias discutiu com o engenheiro e ex-secretário de Obras do Município de Vitória da Conquista, Fernando Gomes, sobre propostas para solucionar o sistema de drenagem do município.
Eles discutiram sobre projetos de drenagem que foram enterrados e obras que poderiam evitar transtornos causados pelas chuvas no município.
Confira o Pingos nos Is desta segunda-feira(10):
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), participa da abertura oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, a partir das 10h desta segunda-feira (10), em Belém.
O evento reúne líderes globais para discutir soluções à crise climática e estratégias para a transição energética. Jerônimo destacará as políticas da Bahia voltadas à produção de energia limpa e ao desenvolvimento sustentável.
O governador apresentará os avanços do estado em energia renovável, ressaltando o papel da Bahia como referência nacional na produção de energia eólica.
Segundo o governo baiano, o estado abriga investimentos em energia eólica, solar e hidrogênio verde, gerando quase 100% de sua demanda a partir de fontes renováveis.
Os deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo reafirmaram seu apoio à Semana da Cultura Evangélica, que está sendo realizada em Vitória da Conquista, com destaque para a Marcha para Jesus, que acontece neste sábado (8 de novembro), reunindo milhares de fiéis nas ruas da cidade em um grande momento de fé, louvor e celebração.
O evento, organizado por diversas igrejas e lideranças cristãs, contará com as presenças confirmadas de Nívea Soares, Marcos Semeadores, Esdras Rodrigues e Fhop Music, além da participação de comunidades evangélicas de toda a região.
O apoio dos mandatos foi confirmado durante reunião realizada no dia 18 de outubro, com a presença dos pastores Esdras Rodrigues e George Costa, do vereador Fernando Jacaré e de Rudival Maturano, ocasião em que os parlamentares reafirmaram o compromisso de valorizar as expressões de fé e as iniciativas que promovem cultura, espiritualidade e integração social em Vitória da Conquista.
“A Marcha para Jesus é um evento de grande significado espiritual e comunitário. Ela une as pessoas em torno da fé, da solidariedade e do amor ao próximo. Apoiar uma mobilização como essa é reconhecer o papel das igrejas e das lideranças evangélicas na promoção do bem comum e na construção de uma sociedade mais justa e fraterna”, afirmou o deputado Waldenor Pereira.
“A fé é uma força que move e transforma vidas. A Marcha para Jesus é uma demonstração pública dessa fé viva, que inspira esperança e reforça valores de respeito e união. É uma alegria ver Vitória da Conquista celebrando esse momento com tanta energia e devoção”, destacou o deputado Zé Raimundo.
A Marcha para Jesus é uma realização da Associação de Pastores Evangélicos de Vitória da Conquista (APEVIC), com o apoio do Governo do Estado da Bahia.
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputada Ivana Bastos, foi internada nesta segunda-feira (3) após ser diagnosticada com colite, uma inflamação intensa no intestino.
Segundo nota divulgada nas redes sociais da parlamentar, ela foi encaminhada para a UTI por causa de um quadro de desidratação e para receber tratamento com antibióticos intravenosos.
Na manhã desta quarta-feira (05), a Assembleia Legislativa da Bahia emitiu uma nota sobre o estado de saúde da parlamentar.
Veja:
Nota Oficial
A Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia informa, por meio de sua assessoria, que a deputada Ivana Bastos, presidente da Casa, apresenta evolução positiva em seu quadro clínico.
A parlamentar permanece internada na Semi-UTI, sob cuidados médicos e em tratamento com antibioticoterapia venosa, apresentando melhora e resposta positiva ao tratamento.
A equipe médica mantém acompanhamento contínuo, e a expectativa é de recuperação progressiva nos próximos dias.
A Assembleia agradece pelas mensagens de carinho e pelas manifestações de apoio recebidas.
Assembleia Legislativa da Bahia
Salvador, 5 de novembro de 2025
As inscrições para o III Fórum Bahia-China, evento que acontecerá no dia 25 de novembro, já estão abertas. A iniciativa reunirá autoridades, pesquisadores e representantes do setor produtivo do Brasil e da China no Hotel Deville, em Salvador.
A programação do fórum conta com painéis temáticos que abordam as estratégias de desenvolvimento no Brasil e na China, a transição energética justa, o crescimento econômico sustentável, a relação comercial Bahia-China e a cooperação internacional e uso de tecnologia para redução das desigualdades.
O evento é promovido pelo Governo da Bahia, por meio da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e apoio do Consulado da República Popular da China. As inscrições para o III Fórum Bahia-China podem ser feitas no portal oficial do evento.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou nesta terça-feira (4), durante coletiva de imprensa em Salvador, a abertura de 750 vagas para o concurso da Polícia Civil. Além disso, 153 pessoas que foram aprovadas no concurso da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) em 2024, foram convocadas. (Saiba mais ao fim da reportagem)
Ainda não foram divulgados maiores detalhes sobre o concurso, como a data de inscrição e os salários dos concursados.
Além das 750 vagas do novo concurso da Polícia Civil, o governador afirmou que 120 pessoas aprovadas em concursos anteriores da polícia e do Corpo de Bombeiros serão convocadas.
Em 8 de outubro, Jerônimo Rodrigues já havia anunciado a realização de oito novos concursos públicos que irão viabilizar o provimento de 890 vagas em 16 diferentes carreiras da administração pública estadual.
Na mesma coletiva de imprensa, o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, anunciou a implementação de 153 viaturas policiais – dessas, 76 viaturas descaracterizadas da Polícia Civil, para o trabalho de inteligência da polícia para o combate do crime organizado.
O prefeito de Araçás, Agamenon Coelho (União Brasil), declarou apoio à pré-candidatura à reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT) durante a visita do chefe do Executivo estadual ao município, neste sábado (01/11/2025). O gesto político, feito em evento público, reforça a articulação de Jerônimo junto a lideranças de partidos de oposição e amplia sua base de sustentação no interior baiano.
A adesão de Agamenon Coelho tem peso simbólico, uma vez que o União Brasil é o principal partido de oposição ao governo petista tanto na Bahia quanto em âmbito nacional. O prefeito afirmou que a decisão foi pautada em resultados administrativos e na continuidade de obras conjuntas entre o Estado e o município.
“A parceria está concretizada. Este é um momento histórico para Araçás”, declarou.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância do gesto, afirmando que “a política deve ser feita com base no compromisso com o povo, acima das diferenças partidárias”. Durante a visita, foram anunciadas novas ações de infraestrutura e investimentos em áreas como educação e abastecimento de água, reforçando o discurso de cooperação institucional.