O vereador Alexandre Xandó (PT) chamou atenção, durante a sessão desta quarta-feira, para o Projeto de Lei Complementar nº 40/2025, enviado pela prefeita Sheila em regime de urgência, que altera o Código Tributário Municipal e institui a cobrança de IPTU nas residências dos distritos rurais de Vitória da Conquista.
Apesar de o texto destacar a isenção do imposto para imóveis localizados em diversos distritos – como Bate Pé, Cabeceira da Jiboia, Cercadinho, Dantilândia, Iguá, Inhobim, José Gonçalves, São João da Vitória, São Sebastião, Veredinha e Pradoso – o vereador chamou atenção para um ponto central que poderia passar despercebido: a isenção vale somente para o ano de 2026. Isso porque o parágrafo 6º do projeto determina que o benefício previsto “será aplicado exclusivamente no exercício de 2026”, abrindo caminho para que o IPTU rural seja cobrado integralmente já a partir do ano seguinte.
Xandó criticou a proposta, classificando-a como precipitada e sem diálogo com a população rural. O parlamentar pediu vistas para ampliar o debate entre os colegas e afirmou que apresentará um destaque para suprimir o parágrafo que limita a isenção a apenas um ano.
“Se [a cobrança do IPTU] será progressiva, se haverá estudo, se algum distrito mais desenvolvido terá outro tratamento… tudo isso precisa ser discutido. O que não é razoável é instituir o IPTU de uma vez só, sem diálogo com a população, em um projeto em regime de urgência. É o presente de Natal da prefeita para a zona rural”, declarou.
A extensa agenda do governador Jerônimo Rodrigues em Vitória da Conquista durante toda esta sexta-feira (28) fechou com a entrega de equipamentos que somam quase R$ 6 milhões, adquiridos por meio de emendas parlamentares dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo. Os itens beneficiam municípios do Sudoeste baiano, fortalecendo a agricultura familiar, as cooperativas e as organizações comunitárias da região. A entrega aconteceu na sede do SETAF, reunindo representantes de entidades beneficiadas e lideranças políticas de toda a região.
Enfileirados e organizados na área externa do órgão, centenas de máquinas e equipamentos estavam dispostos para a cerimônia: tratores com implementos, veículos pick-up, roçadeiras, plainas, forrageiras, caixas d’água, barracas de feira, kits de irrigação (inclusive fotovoltaicos), tanques de resfriamento de leite, kits de cozinha comunitária, panificação, corte e costura, apicultura, trituradores, entre outros itens destinados a associações, cooperativas, comunidades quilombolas e prefeituras de municípios de atuação dos parlamentares.
Os deputados foram os articuladores da agenda do governador para realizar entregas, inaugurações e anúncios que marcam um novo ciclo de investimentos para o município e toda a região Sudoeste. A programação contou com a participação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, na inauguração da ala de radioterapia no Hospital de Base, quando o ex-governador também anunciou no evento novos investimentos do Governo Federal através do PAC na BR-116.
À tarde, o governador participou da Feira Saúde Mais Perto, no Colégio Estadual Euclides Dantas, e em seguida se deslocou para o SETAF, onde realizou a solenidade de entrega de equipamentos adquiridos com as emendas parlamentares de Waldenor e Zé Raimundo.
O governador do estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) participou de uma coletiva de imprensa com alguns veículos de rádio do município de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (28). O evento aconteceu no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), que recebeu hoje uma unidade de radioterapia, por meio de um investimento federal de R$15,3 milhões.
Além de Jerônimo, outras lideranças políticas participaram da coletiva, como a Secretária da Saúde do estado da Bahia, Roberta Santana, o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, o Secretário de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Sales, o presidente da Embasa, Gildeone Santos e o Superintendente de Infraestrutura e Transporte do Estado da Bahia (Seinfra), Saulo Pontes.
O Ministro da Casa Civil comentou sobre obras estruturantes promovidas pelo governo do Estado viabilizadas por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Hoje, nós temos orgulho de dizer que, em todas as regiões do estado, contamos com cirurgia cardíaca, hemodinâmica, tratamento contra o câncer, cirurgia de cabeça e pescoço e cirurgia cerebral. Isso requer um investimento gigantesco, mas é fundamental quando trabalhamos para cuidar de gente, para cuidar das pessoas”, destacou Rui Costa.
O governo do estado também autorizou uma licitação estimada no valor de R$84,36 milhões para construir uma nova emergência, 11 salas cirúrgicas, incluindo uma de hemodinâmica e 40 novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no HGVC. A gestão estadual também anunciou um projeto de reforma e ampliação do Núcleo Regional de Saúde, com um investimento previsto em R$8 milhões.
Jerônimo Rodrigues falou sobre outros projetos para o município. “Os próximos passos nossos são esses, por exemplo, o centro de convenções, eu tenho que colocar no meu plano de governo […] nós queremos fazer com que o município tenha uma maternidade descentralizada. Então, a gente faz um bom debate”, declarou o governador do estado da Bahia.
Confira a fala do governador Jerônimo Rodrigues sobre a inauguração:
Ainda em Conquista, às 14h30, o governador participa da Feira Saúde Mais Perto – Projeto Mulher Negra e Quilombola: Desafios Sociais e Econômicos, no Colégio Estadual Euclides Dantas. Em seguida, Jerônimo visita o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), onde dará por entregue várias obras, incluindo pavimentações e drenagens na sede e em povoados, requalificação de praças e a implantação de diversos sistemas de abastecimento de água para distritos no município.
Serviço:
Data: Sexta-feira (28/11/2025)
Horários:
1ª agenda – 8h30, no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC)
2ª agenda – 14h30, na Feira Saúde Mais Perto – Projeto Mulher Negra e Quilombola, dentro do Colégio Estadual Euclides Dantas; seguido do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF)
Local: Vitória da Conquista – Bahia
Nesta quinta-feira (27), o programa UP Notícias, da Rádio UP FM entrevistou o secretário de Relações Institucionais do Governo do Estado da Bahia, Adolpho Loyola e o coordenador do núcleo de rádio da Secretaria de Comunicação (Secom) do Estado, Edmundo Filho. Durante a entrevista, eles comentaram sobre a agenda do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e os próximos passos da gestão estadual até o fim de seu mandato.
Adolpho Loyola afirmou que o foco do governo estadual não é a campanha para reeleição em 2026. “Nosso foco agora em 2025 é gestão. Nós não estamos trabalhando com eleição para o ano que vem, nem alinhamento automático, nada. O governador Jerônimo tem uma preocupação que a política pública chegue nos municípios, chegue na ponta com os municípios”, declarou o secretário de Relações Institucionais.
O coordenador do núcleo de rádio na Secretaria de Comunicação do Estado comentou sobre o trabalho que é feito para garantir que a informação tenha um alcance grande de municípios. “Se existe um serviço disponível na cidade, e a pessoa sabe que aquele serviço pode ser encontrado em determinados dias da semana, em determinados horários e em determinadas condições, ela não vai perder tempo ou vai se atentar para aquela informação ou para saber que aquele serviço existe, ela não vai sair nem da sua cidade”, explicou Edmundo Filho.
Confira a entrevista completa:
No mês de aniversário do município, Vitória da Conquista celebra a reinauguração (pós-reforma) do Fórum Criminal João Mangabeira, situado na Praça Estevão Santos. O evento, realizado nesta quarta-feira (26), contou com a presença da presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, da prefeita Sheila Lemos, e da juíza Diretora do Fórum, Márcia da Silva Abreu.

Durante a solenidade também ocorreu a assinatura de convênios, dois deles com a Prefeitura de Vitória da Conquista. As parcerias visam ampliar o acesso à Justiça na terceira maior cidade da Bahia, especialmente na extensa zona rural do município, e o fortalecimento da prática jurídica com a cessão de estagiários da Administração Municipal para o Tribunal de Justiça.
Ponto de Inclusão Digital (PID) e fortalecimento de práticas jurídicas
O principal avanço para a população é a instalação do Ponto de Inclusão Digital (PID) no distrito de Inhobim, a cerca de 60 km da sede, formalizado em um dos convênios, baseado na Resolução nº 508/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa levará serviços jurídicos a uma das regiões mais distantes da sede.
Na próxima sexta-feira (28), o governador Jerônimo estará em Vitória da Conquista para entregar uma série de obras importantes do Governo da Bahia.
O governador deve desembarcar no município para tratar de temas considerados estratégicos, entre eles a situação da radioterapia do Hospital Geral, um serviço essencial para o tratamento oncológico da região e que tem sido acompanhado de perto por lideranças da saúde e movimentos sociais.
Jerônimo poderá visitar a unidade ou participar de despachos internos sobre a ampliação e o fortalecimento do atendimento, mas os detalhes ainda estão sendo alinhados.
A visita também deve incluir compromissos ligados ao Novembro Negro, com possibilidade de participação em atividades relacionadas ao Projeto Mulher Negra e Quilombola e a agendas no Instituto Quilombola do Território Sudoeste, que desenvolve ações sociais e econômicas com comunidades tradicionais.
Entre a programação, será inaugurada oficialmente a estrada que liga os distritos de Pradoso e Bate-Pé. Essa conquista nos enche de orgulho, porque foi fruto de uma solicitação feita por mim e por Waldenor ao governador Jerônimo.
A edição desta terça-feira (25) do programa UP Notícias, da Rádio UP FM entrevistou o engenheiro, ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ex-deputado federal e pré-candidato ao Senado pela Bahia, Marcelo Nilo (Republicanos). O político comentou sobre as conversas para compor a chapa de ACM Neto (União Brasil) e a união com João Roma (PL) para as eleições de 2026.
Marcelo contou sobre a sua saída do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual foi filiado por décadas. “Eu fui aliado do PT durante trinta e um anos. Eu saí pela porta da frente. Por que eu saí? Porque o PT passou a ser um partido que eu perdi a crença e a esperança de dias melhores para o nosso Brasil […] Fui aliado do PT durante trinta e um anos. Eles nunca me deram um voto”, disse o pré-candidato ao Senado.
O ex-deputado também fez críticas à gestão do atual governador, Jerônimo Rodrigues. “Educação, nós somos a segunda pior educação do país, só ganhamos para o Maranhão; saúde, tem uma tal regulação que é considerada ‘regulação da morte’ […] se falarmos de segurança pública, das vinte cidades mais violentas do Brasil, nove são na Bahia”, acrescentou Marcelo Nilo.
Confira a entrevista com Marcelo Nilo (Republicanos):
Fontes próximas à gestão afirmam que o deputado federal Diego Coronel, que teria o compromisso de indicar o nome apoiado pela prefeita, estaria inclinando sua decisão para que Quinho seja oficialmente anunciado como o candidato do grupo.
O nome de Quinho já circula com força dentro do PSD na região Sudoeste, onde ele é considerado uma das lideranças mais consistentes do partido. A expectativa é de que ele possa alcançar uma votação expressiva na corrida para a Assembleia Legislativa da Bahia.
Caso a confirmação se concretize, Quinho tem potencial para ser o deputado estadual mais votado do município, já que possui forte reconhecimento popular tanto em Belo Campo quanto em Aracatu.