Nesta segunda-feira (24), o UP Notícias, da Rádio UP FM, entrevistou o engenheiro eletricista, professor, ex-deputado federal por seis mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado da Bahia pelo Partido Novo, José Carlos Aleluia. O pré-candidato comentou sobre as articulações políticas que estão sendo feitas pelo seu partido com outras lideranças políticas para fortalecer uma candidatura de oposição ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Durante a entrevista, Aleluia fez críticas ao atual governo. “Jerônimo foi eleito como um desconhecido, ele não foi eleito porque era Jerônimo, um grande líder, ele foi eleito porque tinha o número 13. E ele agora, além de ter o número 13, ele é o incumbente, é o governador em exercício, é o governador que faz um governo precário, mas que viaja muito e trata todo mundo bem, embora seja um governo precário”, afirmou o pré-candidato.
Segundo José Carlos, a linha do seu partido busca a eleição de Romeu Zema (Partido Novo) para a presidência da república. Uma articulação está sendo montada para apoiar tanto Zema, quanto Tarcísio de Freitas (Republicanos) na mesma chapa e, caso o governador paulista não se candidate, pode haver uma composição de Zema com Ratinho Júnior (PSD).
Confira a entrevista com o pré-candidato ao Governo do Estado, José Carlos Aleluia:
O programa Refis IPVA Bahia, que tem como objetivo a regularização de contribuintes com o pagamento atrasado do tributo, vai até esta sexta-feira (28). O programa possui um desconto de até 95% em multas por atraso e juros e a condição vale para todos os débitos com o imposto, inscritos ou não em dívida ativa.
Para ter acesso ao benefício, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz). Além do desconto nas multas, o programa também perdoa os débitos de IPVA com valor abaixo de R$ 460. O diretor da Sefaz, Augusto Guenem, comentou sobre a iniciativa e destacou mais detalhes, confira:
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues(PT), se pronunciou neste sábado (22) sobre a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Através de uma rede social, o gestor estadual afirmou que o país vive “um momento que ecoará por muito tempo” e avaliou que a decisão da Justiça representa um marco importante para a defesa da democracia.
O ex-presidente foi preso em casa na manhã deste sábado e levado à sede da Polícia Federal em Brasília. Ele vai passar por uma audiência com um juiz neste domingo (23).
A prisão é preventiva, sem prazo determinado, e foi solicitada pela PF ao Supremo Tribunal Federal (STF). A Procuradoria-Geral da República (PGR) concordou com a prisão. A ordem foi expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, que apontou indícios de que Bolsonaro estava planejando uma fuga.
Segundo o governador Jerônimo Rodrigues, a prisão de um ex-chefe de Estado “não é espetáculo, nem conquista de um lado sobre o outro”, mas sim “o reflexo de uma Justiça que responde com firmeza àqueles que desafiaram a democracia e o povo brasileiro”.
A noite desta terça-feira (19) marcou um capítulo especial na história de Vitória da Conquista. Em um evento que reuniu autoridades, artistas, pesquisadores e a comunidade, a Câmara Municipal celebrou o tombamento oficial de seu prédio histórico, inaugurou a reabertura do Memorial Maneca Santos e recebeu a nova exposição do artista plástico conquistense Silvio Jessé.

Construído em 1910, o imóvel inicialmente foi residência do Coronel Manoel Fernandes dos Santos Silva, o Maneca Santos, figura central da economia local no início do século XX. Ao longo das décadas, o prédio abrigou o Hotel Central, o Fórum Municipal e a Justiça do Trabalho, até sediar, a partir da década de 1960, a Câmara de Vereadores.
Transformado no Memorial Manoel Fernandes, o espaço se consolidou como guardião da memória política e institucional do município. Como parte da celebração, o Memorial foi reaberto ao público. O espaço reúne documentos, fotografias e objetos relacionados à formação política e institucional da cidade.
No mês em que Vitória da Conquista celebra seu aniversário, o tombamento do prédio, agora oficialmente reconhecido como patrimônio arquitetônico e cultural, simboliza um presente para a memória coletiva da cidade. O descerramento da placa que marca o ato oficializou o compromisso de preservação do imóvel histórico, garantindo que suas características arquitetônicas permaneçam intactas para as próximas gerações.

O presidente da Câmara, vereador Ivan Cordeiro, destacou a importância do momento: “Estamos aqui num prédio histórico centenário que, por mais de 50 anos, abriga a Câmara Municipal. Tombar este prédio é preservar a história e a memória da Casa do Povo. Conquista tem vocação para ser uma cidade grande, mas, para isso, precisa preservar suas raízes. O futuro e o desenvolvimento da cidade passam pela Câmara Municipal”.

O historiador, museólogo e diretor de comunicação da Câmara, Fábio Sena, explicou o processo técnico que torna o tombamento possível: “Vitória da Conquista possui uma legislação específica para tombamento de bens. O prédio da Câmara passou pelo Núcleo de Preservação do Patrimônio e teve parecer técnico aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura. Agora, qualquer intervenção precisa seguir o decreto, garantindo que suas características arquitetônicas sejam preservadas.”
Segundo ele, preservar o prédio é preservar também a própria trajetória política da cidade. “Com o tombamento, a reabertura do memorial e a exposição que celebra a identidade visual de Vitória da Conquista, a Câmara Municipal reforça seu papel como guardiã da história e da cultura local. O evento desta terça-feira tornou-se mais do que uma cerimônia, é um registro vivo do cuidado de uma cidade com sua própria memória”.

Para o vereador e ex-presidente da Câmara, Fernando Jacaré, a entrega simboliza o resultado de um trabalho contínuo: “Tivemos o privilégio de resgatar este memorial e vê-lo tão bonito hoje. Agora, com o apoio dos 23 vereadores, celebramos o tombamento de um patrimônio de mais de 100 anos. Este espaço é de todos. Nosso objetivo é fortalecer a cultura e abrir portas para artistas da cidade e da zona rural.”

A ex-vereadora e ex-vice-prefeita Irma Lemos também celebrou o marco: “Tenho muito orgulho de ter participado desta casa. Hoje fico emocionada ao ver as mulheres jovens ocupando este espaço. Este prédio carrega muitas histórias, e preservar isso é uma vitória para Conquista”.

Para abrilhantar ainda mais o evento, o artista plástico Silvio Jessé apresentou a exposição “Histórias, memórias, lugares”, com cerca de 60 obras em bico de pena. Os quadros retratam cenas de Vitória da Conquista desde o início do século XX até a década de 1970 — um verdadeiro passeio visual pela evolução urbana e humana do município.
Emocionado, Silvio falou da honra de expor justamente no dia do tombamento: “Trouxe lembranças, memórias e lugares de Conquista, a cidade onde nasci. Muitas das minhas melhores recordações estão ligadas a esta praça. O prédio da Câmara sempre foi imponente e agora, com o tombamento, ainda mais. É uma alegria participar deste momento de preservação do patrimônio”.

O vereador Luis Carlos Dudé parabenizou a iniciativa: “Este é um momento ímpar para Vitória da Conquista. O tombamento resgata a história da nossa cidade. Precisamos continuar preservando prédios e casas históricas, públicas ou privadas, para que a nossa memória não seja perdida”.
As urnas no Chile abriram às 8h deste domingo (16) para uma eleição na qual 15,7 milhões de eleitores escolhem quem ocupará a Presidência entre 2026 e 2030. Segundo pesquisa Atlas/Intel, a candidata de esquerda Jeannette Jara lidera as intenções de voto no primeiro turno, seguida por José Antonio Kast, da extrema-direita, com 18,1%. Esta é a primeira eleição presidencial desde 2012 em que o voto é obrigatório, com multa para quem não comparecer.
Além da escolha presidencial, os chilenos renovam 23 das 50 cadeiras do Senado nas regiões de Arica e Parinacota, Tarapacá, Atacama, Valparaíso, Maule, La Araucanía e Aysén. Também serão escolhidos todos os 155 deputados da Câmara, em uma disputa nacional que redefine o equilíbrio político do país. O pleito reúne oito candidatos, entre eles Jara, Kast, Evelyn Matthei, Marco Enríquez-Ominami e Franco Parisi.
Se nenhum candidato superar 50% dos votos válidos, haverá segundo turno em 14 de dezembro. O vencedor assumirá a Presidência em 11 de março de 2026, sucedendo Gabriel Boric. As pesquisas apontam cenário competitivo, especialmente em eventual disputa entre esquerda e direita no segundo turno.
A nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (13) mostra que o presidente Lula lidera em todos os eventuais cenários de 1º e 2º turno para a disputa eleitoral de 2026. O resultado indica estabilidade nas intenções de voto no presidente.
Entre maio e agosto, Lula teve queda na rejeição, enquanto os outros possíveis candidatos ao pleito tiveram alta no índice. Nos últimos três meses, no entanto, a maioria deles, como Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ronaldo Caiado (União) e Michelle Bolsonaro (PL), oscilou dentro da margem de erro. Esta nova rodada é a primeira que avalia as intenções de voto depois da discussão sobre segurança pública dominar a agenda política no país.
Num possível 2º turno com Jair Bolsonaro (PL), inelegível e réu por tentativa de golpe de Estado e outros crimes, Lula tem três pontos de vantagem, com margem de erro de dois pontos percentuais. Se a disputa fosse entre Lula e Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ciro Gomes (PSDB) ou Ratinho Jr. (PSD), o petista venceria por 5 pontos. Já com Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União), a vantagem de Lula é de 7 pontos. Contra Michelle ou Eduardo Bolsonaro, ambos do PL, Lula venceria por 9 e 10 pontos, respectivamente.
Entre a quinta-feira (6) e o domingo (9), 2.004 pessoas com 16 anos ou mais foram ouvidas e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Os deputados da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovaram, na terça-feira (11), o Projeto de Lei nº 26.018/2025 que promove alterações organizacionais das Procuradorias e Promotorias de Justiça. Segundo o texto, de autoria do Ministério Público do Estado (MP-BA), serão criadas unidades e a redistribuição de atribuições.
A proposta busca melhorar o atendimento à população em diversas regiões do Estado, dentre as quais, umas das beneficiadas será a cidade de Brumado. Segundo o Rosemberg Pinto (PT), a prioridade para a cidade deu-se após conversas entre o deputado Vitor Bonfim (PV) e com a deputada e presidente da Casa, Ivana Bastos (PSD), onde debateram o excesso de processos acumulados na Promotoria.
“Havia um volume muito grande de processos em Brumado, e o deputado Vitor Bonfim nos alertou sobre a necessidade de ampliar o sistema de atendimento do Ministério Público no município. A partir desse diálogo, o Ministério Público realizou um ajuste no seu quadro organizacional, que permitirá reforçar a atuação na cidade”, disse Rosemberg que é o relator.
O projeto, que agora via a sansão do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), garante que o Ministério Público da Bahia possa readequar sua estrutura e ampliar a capacidade de resposta às demandas da população, especialmente nas áreas de direito público, criminal e de defesa da mulher. “Essa reestruturação vai garantir mais eficiência e proximidade com a população”, celebrou
Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (12), o vereador Luciano Gomes (PCdoB) iniciou seu pronunciamento celebrando a chegada das chuvas em Vitória da Conquista. Segundo o parlamentar, o período chuvoso traz bênçãos e alegria tanto para o homem do campo quanto para a cidade, mas também exige atenção do poder público para minimizar transtornos.
Ele citou como exemplo os danos causados pela chuva na estrada da Limeira, destacando que esteve recentemente com o governador da Bahia e com o presidente do consórcio que administra a via. “Temos o compromisso do governo do Estado para a licitação de um novo pavimento da estrada da Limeira. Enquanto isso, o consórcio vai realizar um serviço de tapa-buracos assim que cessarem as chuvas”, afirmou.
Luciano também ressaltou o atendimento de uma solicitação feita ao Ministério dos Transportes e ao Governo da Bahia para a instalação de semáforos na saída para Itambé, medida que, segundo ele, “não resolve totalmente o problema, mas melhora significativamente o tráfego na região”.
O vereador aproveitou o momento para agradecer a Deus e à população pelo sucesso da Festa da Cabeceira da Boa Vista, que, segundo ele, reuniu mais de 20 mil pessoas, tornando-se o maior evento da zona rural de Vitória da Conquista. “Foi uma festa de paz e alegria, com shows de Thiago Aquino, Larissa Cruz e artistas locais, além do apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Guarda Municipal e SINTRANS”, disse.
Luciano Gomes também destacou a Assembleia de Ação de Graças pelos 40 anos da comunidade de Cabeceira da Boa Vista, ocasião em que foram homenageadas mais de 50 personalidades locais. O vereador relatou que foi surpreendido com uma homenagem das comunidades e de sua família, classificando o momento como “muito emocionante”.
Ao encerrar, o parlamentar agradeceu ao deputado federal João Carlos Bacelar, pelo apoio cultural ao evento, e ao deputado estadual Fabrício Falcão, pela ambulância entregue à comunidade durante as comemorações.