Ex-ministro do Turismo do governo Bolsonaro, Gilson Machado foi preso nesta sexta-feira (13/6) em Recife, capital de Pernambuco, pela Polícia Federal. A prisão foi confirmada à coluna por fontes da PF.
Machado é investigado por ter atuado para que o tenente-coronel Mauro Cid obtivesse passaporte português e deixado o Brasil.
O ex-ministro é investigado por uma suposta atuação sua para liberação do passaporte português de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro e investigado no chamado “inquérito do golpe”.
Em uma grande celebração da responsabilidade com a aplicação do recurso público, ocorreu na manhã desta terça-feira (10) a entrega oficial do Selo de Transparência 2025 aos gestores que aderiram ao Painel de Transparência dos Festejos Juninos nos Municípios do Estado da Bahia. A iniciativa do Ministério Público estadual, em parceria com órgãos de controle e a União dos Municípios da Bahia (UPB), tem como objetivo incentivar a transparência pública, fortalecer o exercício do controle social, estimular a cooperação interinstitucional e apoiar a gestão eficiente dos recursos públicos, especialmente no fomento à cultura e ao turismo nos municípios baianos.
O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, exaltou o protagonismo dos municípios baianos ao participarem integralmente do Painel de Transparência. Segundo ele, a UPB teve papel fundamental na mobilização dos gestores para aderirem à ferramenta, além de orientar o envio dos dados. “Todo recurso aplicado com transparência e responsabilidade, dando retorno econômico para a população, não é gasto, é investimento para fazer o nosso São João crescer e ficar cada vez melhor”, afirmou.
Cardoso também destacou a atuação da entidade junto aos órgãos de controle para viabilizar a realização dos festejos juninos mesmo nos municípios com decretos de emergência. “Conseguimos em parceria forte com os órgãos controladores que eles fizessem uma nota técnica em conjunto que viabilizou o governo do estado a tirar aquela cláusula suspensiva dos municípios em estado de emergência para que todos participassem da maior festa popular do Brasil, que é o São João do Nordeste. O município que já sofre com a seca na zona rural precisa do movimento do São João na cidade pra sustentar a economia local”, comemorou.
Editorial destaca importância de eleger representantes comprometidos com Vitória da Conquista No editorial “Falei, Tá Falado!”, o jornalista Deusdete Dias trouxe uma importante reflexão sobre o cenário político de Vitória da Conquista. Inspirado em um trecho da música de Belchior — “A roupa que não nos cabe mais” — ele destacou a necessidade de avançar na política local. Segundo Deusdete, é preciso qualificar o voto e escolher representantes que realmente conheçam a cidade, suas demandas e seus problemas. Ele alertou para a perda de lideranças regionais e do sentimento de bairrismo, o que tem aberto espaço para candidatos de fora que, mesmo sem vínculos com a cidade, conquistam milhares de votos e depois não retornam ao município. “Tem candidato que vem aqui, castra alguns gatos e cachorros e leva 10 mil votos. Para que ele vai voltar? Ou então aquele que coloca duas máquinas em alguma obra e sai com 7 mil votos. Qual a razão dele ter compromisso com Conquista depois disso?”, questionou o jornalista. Para Deusdete Dias, Vitória da Conquista precisa eleger deputados estaduais e federais que vivam a realidade local, que saibam das reais necessidades da cidade e sejam capazes de apresentar projetos que impulsionem seu desenvolvimento. A proposta, segundo ele, é clara: fortalecer uma campanha para eleger o maior número possível de representantes genuinamente comprometidos com o município. O jornalista também comentou a possível intenção da prefeita Sheila Lemos em lançar o vereador Diogo Azevedo como candidato a deputado estadual — informação que ainda carece de confirmação oficial. Para ele, além de um nome para a Assembleia Legislativa, é fundamental que a gestora também apoie um candidato a deputado federal. Deusdete ainda lembrou que, em outros tempos, o MDB conseguiu eleger quatro representantes — dois deputados estaduais e dois federais — e questionou: “Por que não repetir a dose?”. Por fim, o jornalista reforçou: “O povo tem a força do voto. Escolha seu candidato, independente de partido, mas que tenha compromisso com o crescimento de Vitória da Conquista. Pronto. Falei, tá falado!”.
Durante depoimento como réu, ex-presidente atacou Dilma e Moraes, repetiu discurso sobre voto impresso e tentou reverter sua derrota nas urnas
Do STF, em BRASÍLIA | O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou o espaço do interrogatório como réu no Supremo Tribunal Federal como palanque eleitoral e, de quebra, também articulou sua defesa durante o depoimento em torno de ataques ao governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e ao ministro Alexandre de Moraes, referente principalmente ao período em que ele esteve à frente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Foram diversas as vezes que Bolsonaro citou Dilma, demonstrando uma espécie de “rancor” pelo veto ao voto impresso (tópico que repetiu e bateu muito durante o interrogatório), bem como usou esse período para atacar Moraes, agindo e respondendo de forma como se o ministro fosse o culpado da situação que acarretou na derrota em sua derrota eleitoral para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na corrida presidencial de de 2022.
“Buscando colaborar com o TSE… A dúvida faz parte da nossa vida, da democracia e assim a gente vai continuar agindo, mas sem intenção de afrontar o poder”, afirmou Bolsonaro nesta terça-feira (10), tentando fazer parecer que Moraes era o culpado por ‘abuso de poder’.
A segunda parte da sessão desta terça (10) teve início às 14h30, após uma pausa. Bolsonaro entrou no plenário da Primeira Turma do STF e não respondeu aos questionamentos sobre a negativa de Moraes em relação ao pedido de sua defesa para exibir vídeos no interrogatório. Mais tarde, durante sua oitiva, ex-presidente pediu novamente para exibir conteúdo multimídia e recebeu uma nova negativa.
De qualquer forma, ao longo de seu depoimento, o ex-presidente Bolsonaro costurou sua defesa com muita politicagem para tentar “explicar” sua narrativa sobre a derrota nas eleições de 2022, bem como as afirmações que constam na investigação da PF no que diz respeito às urnas eletrônicas.
A Concessionária Ponte Salvador-Itaparica (CPSI) divulgou, nesta quarta-feira (11), um vídeo inédito com riqueza de detalhes sobre o projeto do Sistema Rodoviário que será implementado entre a capital baiana e a Ilha de Itaparica. O conteúdo foi publicado nos perfis institucionais recém-lançados pela companhia nas redes sociais. Com linguagem simplificada e projeções em 3D, o vídeo tem duração de 6 minutos e traz legendas em português, inglês e mandarim.
A produção audiovisual reforça a importância do novo sistema rodoviário como um dos maiores investimentos da história do Brasil e posiciona o projeto como uma ação de infraestrutura que se traduz em ampliação do turismo, geração de sete mil empregos, aumento da renda das famílias baianas e elevação do PIB em diversas regiões da Bahia.
O CEO da Concessionária, Cláudio Villas Boas, explica que o vídeo também contextualiza a importância das duas empresas chinesas, gigantes da construção civil internacional, que são acionistas da companhia. “A China Communications Construction Company (CCCC) e a China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC) possuem um portfólio extenso de grandes entregas, como a maior ponte do mundo, na China, ligando Hong Kong a Macau. Elas irão trabalhar em conjunto com empresas locais que também serão contratadas para executar a obra. Para além de questões técnicas, destacamos oportunidades que serão geradas para comunidades da nossa área de influência: pescadores, marisqueiras, povos de comunidades tradicionais e de matriz africana”, pontuou o gestor.
Presença Digital
O vídeo institucional está disponível nos recém-lançados perfis oficiais Concessionária Ponte Salvador-Itaparica no YouTube (www.youtube.com/@pontesalvador-itaparica), Instagram (@ponte_salvador_itaparica), TikTok (@pontessaitaparica), LinkedIn (Concessionária Ponte Salvador-Itaparica), X (@PonteSSA_ILHA) e Facebook (Ponte Salvador-Itaparica). O objetivo é utilizar esses canais para disponibilizar informações atualizadas, vídeos, imagens e detalhes técnicos sobre a construção da ponte que transformará a mobilidade na Bahia e a vida de milhões de pessoas. (mais…)
Em seu editorial intitulado “Falei, tá falado!”, o jornalista Deusdete Dias fez duras críticas à atuação política na cidade, destacando problemas como egoísmo, vaidade e individualidade entre os representantes públicos. Para ele, esses comportamentos não combinam com a prática política, que deveria ser voltada para a coletividade e o bem comum.
Deusdete comentou sobre a recente agenda oficial dos vereadores com o ministro Renan Filho, elogiando a iniciativa como um exemplo de ação conjunta e legítima para tratar dos interesses do município. No entanto, lamentou a ausência da prefeita no encontro, apontando que ela agora tenta marcar uma nova audiência para discutir o mesmo assunto, em vez de unir forças com os parlamentares locais.
O jornalista questionou: “Se os políticos brigam entre si, como a cidade vai lutar pelos seus direitos?” Para ele, a divisão de interesses entre as lideranças locais prejudica a população e desrespeita as reais necessidades do município. “Essa cidade merece respeito!”, cobrou.
Por fim, Deusdete relatou a visita do governador Jerônimo Rodrigues a Vitória da Conquista no último fim de semana — outro momento relevante do cenário político — enquanto, segundo ele, a prefeita participava de um almoço com o ex-prefeito ACM Neto, saboreando uma tradicional buchada. Com tom irônico, encerrou o comentário: “Me bata uma garapa de limão balão!”.
Um senador colombiano de oposição, de direita e candidato às eleições presidenciais do próximo ano, foi baleado e ferido em Bogotá no sábado, segundo diversos meios de comunicação, enquanto o governo denunciou um “atentado”.
Miguel Uribe, de 39 anos, encontrava-se em estado grave e uma pessoa foi presa, de acordo com as reportagens.
“A violência nunca pode ser o caminho… Espero sinceramente que (Uribe) esteja bem e fora de perigo”, escreveu a ministra das Relações Exteriores, Laura Sarabia, nas redes sociais.
Uribe estava em um comício na cidade de Bogotá. Um dos presentes no evento público captou o momento em que o candidato foi alvejado.
© Com informações de Agence France-Presse
A visita do governador Jerônimo Rodrigues a Vitória da Conquista nesta sexta-feira (6), acompanhado do ministro da Casa Civil Rui Costa e secretários de Estado, segue repercutindo positivamente. Durante o evento de inauguração dos 20 novos leitos de UTI e Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Afrânio Peixoto, foram entregues equipamentos e anunciados novos investimentos para a cidade e região, dentre eles, R$ 4 milhões destinados pelo deputado federal Waldenor Pereira e pelo deputado estadual Zé Raimundo, através de emendas parlamentares.

Os valores das emendas parlamentares foram anunciados pelo governador Jerônimo Rodrigues e secretários do Governo Estadual, como a secretária de Saúde Roberta Santana.
“Nós visitamos o Centro de Parto Normal (CPN) do Hospital Esaú Matos e ele não estava 100% equipado e junto com a emenda aqui dos deputados Waldenor e Zé Raimundo nós estamos aportando equipamentos para o CPN do Esaú”, informou Santana.
O valor da emenda para a compra dos equipamentos hospitalares do Esaú Matos é de R$ 870 mil. Já para o Hospital São Vicente de Paula, os deputados estão destinando R$ 1,5 milhão, por meio de convênio com a Sesab – Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

Os parlamentares também estão aplicando recursos para o desenvolvimento rural do município e região Sudoeste, sendo R$ 1 milhão para abertura de 400 aguadas na zona rural de Vitória da Conquista.
“Eu lhe agradeço, mais uma vez, deputado Waldenor, deputado Zé Raimundo, por ter colocado aqui, inclusive por conta da seca, recursos para limpeza de aguadas, quatrocentas aguadas”, disse o governador Jerônimo Rodrigues.
Além disso, os deputados também entregaram equipamentos para contribuir com o desenvolvimento rural e fortalecimento da agricultura familiar. Foram dois tratores, três refrigeradores de leite e três máquinas forrageiras para associações rurais e prefeituras, contemplando Vitória da Conquista, Caetité, Malhada, Ribeirão do Largo, Tremedal, Aracatu e Lagoa Real.

“Junto com as emendas, os deputados Waldenor e Zé Raimundo, entregando máquinas e equipamentos, estão contribuindo para a transformação no campo, a partir de tecnologias apropriadas para a turma que está plantando o alimento saudável da mesa dos baianos. Essa é a agricultura familiar da Bahia”, comemorou o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, Jeandro Ribeiro.
Para os equipamentos rurais foram investidos R$ 750 mil de emendas dos parlamentares