A gestão da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (Planserv) continua sendo feita pelo governo estadual. A despeito de notícias falsas sobre a privatização do plano, a coordenadora geral do Planserv, Socorro Brito, reafirma o compromisso com os beneficiários e explica que há uma empresa contratada através de licitação para executar apenas os sistemas tecnológicos da Assistência, mas que a gestão é feita pelo Governo do Estado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será submetido a um novo procedimento médico para aliviar dores que vem sentindo no quadril nos últimos meses, informaram interlocutores do governo nesta quarta-feira (26).
A Presidência da República não chegou a divulgar a agenda oficial de Lula para quarta. Autoridades do governo confirmaram ao g1 que compromissos foram previstos e, depois, cancelados em razão do procedimento médico.
O presidente fará uma infiltração no quadril — quando o paciente recebe uma injeção de medicamentos diretamente na área afetada.
O procedimento será realizado no hospital Sírio Libanês em Brasília, e Lula deve ser liberado ainda nesta quarta.
A previsão é de que o presidente trabalhe do Palácio da Alvorada, residencia oficial, pelo menos até sexta (28).
Cirurgia em outubro
O presidente deve passar por uma cirurgia na região do quadril nos próximos meses para tratar uma artrose.
A artrose é caracterizada pelo desgaste da cartilagem que reveste a articulação, levando a um atrito ósseo e uma inflamação. De acordo com os médicos de Lula, a única abordagem efetiva para essa condição é a cirurgia, que envolve a substituição do osso afetado por uma prótese.
A informação sobre a cirurgia foi dada pela assessoria de imprensa da Presidência após o presidente passar no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no domingo (23), para realizar um procedimento de infiltração na região.
O presidente da República Brasileria Luiz Inácio Lula da Silva, de 77 anos, fará uma cirurgia para tratar uma artrose no quadril até dezembro. A informação foi confirmada neste domingo (23) pela assessoria. “A cirurgia vem sendo discutida há algum tempo e, por não ter urgência, não tem ainda data definida”, indicou a assessoria. Lula toma injeções diárias devido às dores na perna, mas já disse serem insuficientes. Nesta manhã, Lula deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, devido às dores que sente na perna. Foi realizada uma “pequena infiltração” pelo incômodo, informou seu assessor.
No último dia 17 de julho, uma importante reunião foi realizada em Vitória da Conquista para abordar a questão do reajuste salarial dos professores da rede municipal de ensino. O encontro organizado pelo Fórum Municipal de Educação contou com representantes da Secretaria Municipal de Educação, membros do Sindicato do Magistério Municipal Público (SIMMP) e do vereador Valdemir Dias, presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores da cidade.

A reunião teve como pauta principal o cumprimento da Lei do Piso com reajuste de 14,95% e a continuidade do interstício de nível de 8,98% dos professores no plano de carreira, que vem sendo discutida desde janeiro.
Durante a conversa, a Secretaria de Educação destacou que foi enviado um Projeto de Lei para a Câmara Municipal com a proposta de novo reajuste indicado pela prefeitura, que rebaixa para 3% o interstício, no entanto, o SIMMP informou que continuará na luta para que seja aplicado o valor integral garantido por lei.

O presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Valdemir Dias, demonstrou seu apoio a causa dos professores e empenho em mediar o diálogo entre as partes envolvidas na busca de uma solução para a questão do reajuste dos professores.
O edil reforçou a importância de uma gestão comprometida com a valorização dos professores e a busca de melhorias na educação municipal: “O diálogo aberto é fundamental para o desenvolvimento de políticas educacionais mais justas e efetivas. Com esforços conjuntos, é possível avançar na valorização dos educadores e proporcionar uma educação de qualidade para todos os estudantes de Vitória da Conquista.”
O ativista e ex-deputado federal Jean Wyllys, que cumpre agenda na Bahia, estado onde nasceu, comemorou, em visita à sede do PT Bahia, nesta quarta-feira, 19, o início da retomada do ambiente democrático no Brasil com a eleição de Lula. Jean ficou exilado quatro anos nos Estados Unidos após receber ameaças de grupos de extrema direita na gestão Bolsonaro e retornou ao Brasil no final de junho deste ano.
Baiano de Alagoinhas, o petista escolheu a Bahia como primeiro estado a visitar após sua volta. Para Jean, o Brasil está em via de retomada desse movimento democrático e da democracia. “Foi justamente esse primeiro passo que a gente deu que foi a eleição, e a eleição de Lula é muito significativa e a gente vai entender que ela é mais significativa à medida que for se distanciando, porque Lula venceu contra o uso da máquina governamental contra ele, contra a rede de mentiras, contra o assédio a eleitores, cooptação da Polícia Federal, que tentou impedir que eleitores chegaram aos locais de votação”, disse Jean.
O ex-deputado comentou que mesmo com todo empenho da extrema direita para impedir a vitória, o petista venceu as eleições presidenciais. “Lula ganhou e essa vitória importante é significativa, esse foi o primeiro passo que a gente deu na reconquista da democracia”.
Secretário LGBT do PT Bahia, Sílvio Lacerda falou sobre este momento de esperança. “Receber Jean na sede do PT sem sombra de dúvida para nós é esperança para os dias que nos esperam. É um bom ditado popular que dizia o ‘bom filho à casa torna’. Então, receber Jean é sem sombra de dúvida um momento de alegria de retomada de direitos. Mas acima de tudo essa confraternização que a gente tem feito, compartilhando com pessoas, mostrando a importância, a força e o carinho que representa para o PT para as pessoas LGBT que tem nele como referência”, ressaltou o secretário.
Vice-presidente do PT Bahia, Glauco Chalegre destacou a importância da vinda de Jean. “Desejo, por fim, companheiro Jean, as boas-vindas ao retorno de sua terra. A Bahia toda lhe acolhe em festa, o Partido dos Trabalhadores lhe acolhe em festa. E como diria você mesmo em sua despedida da Câmara dos Deputados preservar a vida também é uma estratégia de luta por dias melhores, e esses dias melhores, graças ao povo brasileiro, graças a Deus, chegaram. Seja bem-vindo. Vida a democracia brasileira, viva o povo brasileiro.
*Agenda -* Em Salvador, Jean cumpre agenda até quinta 20, quando fará uma atividade Democracia, bem-vinda de volta – um bate papo com Jean Wyllys, na Biblioteca Central dos Barris. Também quinta, vai acompanhar o secretário de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) do Governo do Estado, Felipe Freitas, em uma visita ao Casarão da Diversidade, às 10 horas, e em seguida visitará outros órgãos do Governo e a exposição “Brasil do Futuro”, no Solar Ferrão, Pelourinho. No mesmo dia, está previsto um encontro com o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, na Secretaria da Cultura (Secult).
—
Ascom PT Bahia
Foto: Divulgação
Vitória da Conquista, terceiro maior colégio eleitoral da Bahia conta, atualmente, com cerca de 252 mil cidadãos aptos a votar.
No entanto, 22 mil desses eleitores ainda não possuem seus dados biométricos cadastrados, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso se deve ao fato de que esses eleitores solicitaram o título durante o período da pandemia, quando a coleta de informações biométricas estava temporariamente suspensa.

Para solucionar esse problema, os cartórios eleitorais de Vitória da Conquista retomaram a realização da biometria no dia 20 de março. Porém, nos últimos três meses, apenas 600 eleitores compareceram para fazer a coleta biométrica, o que representa 2,7% do total necessário.
Visando a facilitar o atendimento ao público, o Fórum Eleitoral de Vitória da Conquista disponibiliza a opção de *agendamento*, permitindo que os eleitores sejam atendidos com hora marcada. Além disso, também é oferecido atendimento sem agendamento.
Apesar da facilidade oferecida, somente 30% da capacidade de atendimento está sendo utilizada, por causa da baixa procura. Isso reforça a importância de o cidadão não deixar para o último momento a regularização junto à Justiça Eleitoral, evitando as tradicionais filas de anos de eleições.
Os interessados em agendar atendimento devem acessar o site *agendamento.tre-ba.jus.br/agendamento*. O prazo para tirar, regularizar ou transferir o título é até o dia 8 de maio de 2024.
*Quitação de débitos eleitorais*
Os eleitores que desejam apenas pagar multas eleitorais têm a opção de realizar o procedimento de forma rápida e prática pela internet, acessando o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou utilizando o aplicativo e-Título. O valor da multa é de R$ 3,51 por turno de eleição.
É importante ressaltar que o pagamento das multas pode ser realizado por meio do PIX, sem a necessidade de imprimir guias em papel. Além disso, os eleitores também têm a opção de pagar via internet banking. No entanto, o pagamento na rede bancária deve ser feito exclusivamente no Banco do Brasil.
Após o pagamento, a baixa do débito no Cadastro Eleitoral ocorrerá a partir de dois dias úteis, sem a necessidade de comparecimento do eleitor ao cartório eleitoral. Caso o eleitor tenha urgência em obter a certidão de quitação para fins de passaporte, emprego, matrícula em curso ou outras finalidades, é recomendado entrar em contato com o cartório eleitoral, para agilizar o processo de quitação de multas.
*Título Net*
No caso de regularização de título cancelado ou transferência de título, os eleitores que já possuem biometria cadastrada e válida e não precisam alterar o nome no Cadastro Eleitoral podem fazer o requerimento via internet, por meio do Título Net. Porém, para quem vai tirar o primeiro título ou ainda não cadastrou a biometria, é necessário comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral.
Para serem atendidos no Fórum Eleitoral, os eleitores devem apresentar um documento oficial de identificação e um comprovante de residência. O horário de atendimento no Fórum Eleitoral de Vitória da Conquista é das 8h às 13h.
Em caso de dúvidas ou para obter mais informações, os contatos dos cartórios eleitorais (telefone e WhatsApp) são:
• 39ª Zona: 3424-6260
• 40ª Zona: 3422-4606
• 41ª Zona: 3424-6214
Para acessar informações adicionais, o site do TRE-BA é o *www.tre-ba.jus.br*.
A Caixa assinou acordos entre o banco e entes públicos da Bahia, nesta terça-feira (18). A assinatura, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da região, ocorreu na Sala das Cidades e Estados em Lauro de Freitas e contou com a presença da presidenta da Caixa, Maria Rita Serrano, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) , dos prefeitos de Simões Filho, Diógenes Tolentino (MDB), de Capim Grosso, Sivaldo Rios (PSD), e de demais prefeitos e autoridades.
Em nota divulgada pela instituição financeira, foram assinados três acordos:
Terminou nesta terça-feira (18) a 3ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE), em Bruxelas, na Bélgica, onde fica a sede do bloco europeu. O encontro reuniu 60 líderes dos dois continentes, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O evento não ocorria desde 2015 e foi realizado em um cenário de aproximação entre europeus e latino-americanos. A declaração final da cúpula, divulgada pelas chancelarias dos países, tem mais de 40 pontos e abrange diversos temas de interesse comum. Um dos pontos, que tem sido alvo de cobrança de governos de países pobres e em desenvolvimento, refere-se à disponibilização de recursos, por parte das nações mais ricas, para financiar projetos de mitigação e adaptação em relação às mudanças climáticas. 

“Reconhecemos o impacto que as alterações climáticas estão a ter em todos os países, afetando particularmente os países em desenvolvimento e mais vulneráveis, incluindo os pequenos Estados insulares em desenvolvimento, no Caribe, as regiões ultra-periféricas da União Europeia, os países e territórios ultramarinos associados à União Europeia e países em desenvolvimento sem litoral. Ressaltamos a importância de cumprir o compromisso dos países desenvolvidos em conjunto para mobilizar prontamente US$ 100 bilhões por ano para o financiamento climático e para apoiar os países em desenvolvimento e dobrar o financiamento para adaptação até 2025”, diz um trecho da declaração.
Em seu discurso, na abertura da cúpula, Lula voltou a criticar os países ricos por não cumprirem a promessa, feita em 2009, de destinar os US$ 100 bilhões ao ano para os países em desenvolvimento, como forma de compensação pela crise do aquecimento global e necessidade de contenção das emissões de carbono, para manter a meta de aumento de até 1,5 grau Celsius na temperatura do planeta até o fim do século, o objetivo mais ambicioso da comunidade internacional.
A declaração aponta “profunda preocupação com a guerra em curso contra a Ucrânia” e pede esforços de paz justa e sustentável na região. Em outro ponto, aborda a grave situação humanitária no Haiti, prometendo esforços internacionais para ajudar o país superar a complexa crise que vive há décadas. Sobre a Venezuela, o texto defende um diálogo construtivo entre as partes nas negociações lideradas pela Venezuela na Cidade do México. O mesmo assunto foi discutido em uma reunião paralela envolvendo os presidentes da França, do Brasil, da Argentina e Colômbia, além de representante da União Europeia, com governo e oposição venezuelanos.
O documento também reafirma diversos compromissos nas áreas de comércio justo, saúde, segurança pública, combate à pobreza e às desigualdades. A próxima cúpula Celac-UE deverá ser realizada em 2025, desta vez em algum países latino-americano ou caribenho.
Em seu último dia nesta viagem à Bélgica, o presidente Lula manteve encontros bilaterais com chefes de governo da Alemanha, Suécia, Dinamarca e Áustria. Ele também participou de um café da manhã com lideranças progressistas e democratas latino-americanas e europeias. Lula retorna ao Brasil na manhã de quarta-feira (18), após conceder uma coletiva de imprensa ainda em Bruxelas.
O Governo do Estado inaugurou, nesta segunda-feira (17), um Colégio de Educação em Tempo Integral, em Feira de Santana. O equipamento atenderá cerca de 1.300 alunos e conta com uma estrutura completa e moderna para proporcionar uma educação de qualidade aos estudantes da região.
De acordo com o governo, foram investidos mais de R$ 30 milhões na construção da unidade, que conta com 24 salas de aulas, biblioteca bem equipada, quatro laboratórios, um teatro com capacidade para 175 lugares, piscina semiolímpica, restaurante estudantil, quadra coberta, campo de futebol de grama, pista de atletismo, entre outros equipamentos.
Na inauguração, participaram também os ministros da Educação, Camilo Santana, e da Casa Civil, Rui Costa. O governador destacou que além da infraestrutura moderna, os Colégios de Tempo Integral na Bahia contam com bons professores, estudantes, servidores e planejamento de atividades para a formação na totalidade.
“Estamos entregando aqui num bairro importante essa escola de tempo integral, os alunos vão chegar pela manhã, vão tomar café, seguem para a sala de aula, e têm garantido almoço e durante a tarde têm agenda de reforço escolar, atividades de ciência, de educação física e cultura, de esporte, entre outras”.
Cerca de 40 colaboradores atuam na unidade, entre direção, coordenação pedagógica, professores e equipe e apoio. Na inauguração, houveram apresentações esportivas e artísticas promovidas pelos alunos da escola.
Ana Verena Rodrigues, a diretora da escola, disse que “o espaço não é apenas uma escola, mas um ambiente de aprendizado, crescimento e descobertas para os estudantes da região. A Educação em Tempo Integral é uma aposta no futuro, e o novo colégio é um exemplo do compromisso do governo em transformar vidas por meio da educação”.
Jerônimo também assinou o protocolo de intenções para firmar parceria entre o Governo Federal e o Governo da Bahia que visa ampliar os investimentos na educação do estado. De acordo com o ministro Camilo, este pacto possibilita a conclusão de mais de 3.500 obras de infraestrutura escolares paralisadas ou inacabadas em todo o Brasil.
Cerca de 450 mil vagas de emprego podem ser criadas na redes públicas de ensino do Brasil, com a previsão de um investimento de quase R$ 4 bilhões entre 2023 e 2026.
Rui Costa, detalhou as metas do programa contemplará 203 municípios baianos. “São quase quatro mil escolas no Brasil. Na Bahia, esse número chega a quase 400 unidades que estavam aí paralisadas, e nós vamos retomar essas obras, para que, em cerca de um ano, crianças e adolescentes possam ter escolas novas onde estudar e possam sonhar e projetar o seu futuro”, frisou.
Os ministros e o governador também assinaram o documento que garante a adesão da Bahia ao programa do Governo Federal Criança Alfabetizada, que subsidiará ações concretas dos estados, municípios e Distrito Federal para promover a alfabetização de todas as crianças do país.
O governador aproveitou sua visita à Feira de Santana para participar também da solenidade de certificação de 300 educandos do Projeto Educa Mais Ação, iniciativa que tem como objetivo capacitar em áreas práticas, com empregabilidade e oportunidade de prestação de serviços, como penteados, designer de corte de cabelo, barbearia e panificação.
Jovens a partir de 17 anos, mulheres vítimas de violências e chefes de família que estão fora do mercado de trabalho ou sem fonte de geração de renda serão atendidos pela ação.
Além disso, o governador entregou três unidades do equipamento OrCam MyEye 2.0, destinado a estudantes da rede pública cegos ou com baixa visão. Ferramenta considerada a mais avançada do mundo para prover assistência e reabilitação de pessoas com deficiência visual, o dispositivo se anexa a um óculos convencional e faz a leitura automática de diversos elementos apresentados, como textos, telas, rostos e objetos, promovendo inclusão social e melhorando a qualidade de vida dos usuários.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou neste domingo (16) a Bruxelas, capital da Bélgica. A partir desta segunda (17), Lula participa da cúpula que reúne países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia.
O encontro entre os líderes dos blocos, que reúnem 60 países, vai até terça (18) – e Lula deve voltar a Brasília na manhã de quarta (19). A última reunião havia ocorrido em 2015, também na Bélgica.
Na segunda, de acordo com prévia divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula participa de um fórum empresarial com representantes dos dois continentes pela manhã e da sessão de abertura da cúpula à tarde.
Entre segunda e terça, Lula também terá sete reuniões bilaterais, além de um encontro previsto com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Segundo o Itamaraty, o governo brasileiro avalia que a cúpula pode dar “impulso” às relações bilaterais entre os países.
O Brasil havia deixado a Celac durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). O retorno ao grupo ocorreu neste ano, após a posse de Lula.