O governador Rui Costa (PT) anunciou no início da tarde de hoje (29), via redes sociais, os nomes que irão compor o secretariado de seu novo mandato.
Houve a manutenção de Bruno Dauster na Casa Civil, Paulo Moreno na Procuradoria-Geral do Estado, Manoel Vitório na Secretaria da Fazenda, Fábio Villas-Boas na Saúde e André Curvello na Secretaria de Comunicação.
Gerônimo Rodrigues (PT), na Educação, Lucas Teixeira Costa, na Secretaria de Agricultura, Walter Pinheiro na Secretaria de Planejamento, João Leão na pasta de Desenvolvimento Econômico e Davidson Magalhães (PCdoB) na Secretaria de Trabalho (Setre).
O governador confirmou ainda Maurício Barbosa na Segurança Pública, Nestor Duarte na Ressocialização Penitenciária e Marcus Cavalcanti na Secretaria de Infraestrutura. O comandante-geral da PM, Coronel Anselmo Brandão, também está mantido.
Rui manteve, sem nome divulgado, a pasta de Turismo. De acordo com informações recebidas pelo Metro1, o petista já recebeu cinco indicações do PR, mas negou todas. A pasta da Cultura também segue sem definição. Arany Santana ocupa, atualmente, o posto. Seguem sem definir os nomes as pastas de: Ciência, Tecnologia e inovação, Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente, Relações Institucionais, Políticas para as Mulheres e Infraestrutura Hídrica e Saneamento

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) conseguiu desfazer o único bloco que poderia ameaçar sua releição no comando da Casa.
Nesta segunda-feira (28), o parlamentar conseguiu fechar acordo com dirigentes do PP, MDB e PTB, segundo a coluna Painel, da Folha.
Com isso, o democrata liquida as chances de essas três siglas fecharem uma aliança com a esquerda na tentativa de levar a disputa para o segundo turno.
O governador Rui Costa (PT) confirmou hoje (28) que Fábio Vilas-Boas permanecerá à frente da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). De acordo com o Bahia Notícias, a informação foi confirmada durante assinatura ordem de serviço para reforma de prédio, localizado na Avenida Centenário, visando a implantação do Centro de Referência para Doença Falciforme.
Em entrevista à imprensa, Costa afirmou que “de hoje para amanhã” anuncia novas mudanças. “O governador é sempre muito rigoroso e criterioso. Eu quero nomes que sejam especialistas nas áreas que vão atuar. É isso que estou pedindo. Nomes que possam acelerar ainda mais o investimento de cada pasta. Esse diálogo que estamos tendo”, afirmou.
Após o recesso do mês de janeiro, previsto no regimento interno da Casa, as sessões ordinárias da Câmara Municipal de Vitória da Conquista retornam no próximo dia 06 de fevereiro (quarta-feira).
Esse ano os trabalhos no Legislativo Municipal se iniciam sob o comando da nova mesa diretora eleita no dia 21 de dezembro de 2018 e que tem como meta intensificar o contato entre a população de Conquista e a Câmara Municipal. Dentre as metas já estabelecidas para esse ano de trabalho estão o retorno das Sessões Itinerantes e a ampliação dos canais de Comunicação da casa.
Para o presidente, Luciano Gomes (PR) a expectativa para 2019 é bastante positiva: “Vamos trabalhar intensamente em prol da comunidade conquistense, levando ao conhecimento da população todos os trabalhos realizados na casa e vamos fazer isso através dos nossos canais de comunicação. Esse ano vamos trabalhar intensamente nossas redes sociais, inclusive com transmissão das sessões via youtube, facebook e no próprio site da câmara” – Explicou.
A atual mesa diretora da Câmara para o biênio 2019-2020 é composta pelos vereadores Luciano Gomes (PR) como presidente, Gilmar Ferraz (MDB) como 1º vice-presidente, Nildma Ribeiro (PCdoB) como 2º vice-presidente, Valdemir. Dias (PT) como 1º secretário e Cícero Custódio (PSL) como 2º secretário.
Avaliação feita por integrantes da articulação política do governo é de que a internação cirúrgica do presidente Jair Bolsonaro (PSL) evitará acusações de interferência do Palácio do Planalto nas disputas pelos comandos da Câmara e do Senado.
De acordo com a coluna de Gerson Camarotti, no site G1, apesar de a data para a cirurgia ter sido determinada pela equipe médica, interlocutores de Bolsonaro avaliam que esse foi o melhor momento político para uma pausa obrigatória.
De todo modo, um gabinete será montado no hospital Albert Eintein, em São Paulo, para que o presidente inicie os despachos 48 horas após a cirurgia ter sido realizada.
Em entrevista concedida à Folha de S. Paulo, o deputado federal baiano Jean Wyllys (PSOL-RJ) declarou que desistiu do próximo mandato, após ser eleito pela terceira vez, e vai deixar o Brasil.
De acordo com o jornal, ele revelou que não pretende voltar ao país e vai se dedicar à carreira acadêmica.
A decisão de Wyllys vem após a intensificação das ameaças de morte, que se tornaram constantes após o assassinato da então vereadora do Rio de Janeiro pelo PSOL Marielle Franco.
No último dia 22, cerca de 11 vereadores de Vitória da Conquista se reuniriam com o presidente da Bahiagás para tratar da possibilidade de instalação do gasoduto na cidade. Mas no fim da tarde do dia 21, os parlamentares conquistenses foram surpreendidos com o cancelamento da reunião.
O Presidente da Câmara, Luciano Gomes (PR) em entrevista ao Programa Redação Brasil, exibido pela rádio Brasil na manhã dessa quinta-feira (24), lamentou o cancelamento da reunião: “Um dia antes desmarcaram a reunião, insistimos e eles disseram que remarcariam apenas para o dia 5 de fevereiro, proibindo a Câmara falar do assunto até o dia 31”
Quando questionado sobre como seria o posicionamento dos vereadores durante a audiência que acontecerá no dia 31 para tratar sobre o assunto, o presidente explicou que a Câmara quer apenas melhorias para a cidade, “queremos somar, ao contrário deles estamos aqui para apoiar o que for melhor para nossa cidade e estaremos lá somando forças e lutando para essa conquista”, concluiu.
O deputado federal eleito Pastor Sargento Isidório (Avante) renunciou, na manhã de ontem (23), ao mandato de deputado estadual. Em fevereiro, ele assumirá o posto de deputado federal.
O motivo: buscar promoção por antiguidade do cargo de sargento. O Policial Federal Anderson Muniz assumirá a posição de Isidório na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) até o dia 31 de janeiro.
Nascido em Salvador, Anderson Muniz é formado em Ciências Contábeis e Direito. Ingressou na Polícia Federal em 2002 como Agente, cargo que ocupa até hoje.
Na eleição de 2014, Anderson Muniz conseguiu 30.510 votos, número que o colocou como suplente.
O Governo da Bahia vai investir no fortalecimento da Atenção Primária e Atenção Ambulatorial especializada com a implantação da Planificação da Atenção à Saúde, uma ferramenta para auxiliar a organizar e gerir as redes de atendimento da população no estado.
Ainda de acordo com o Metro1, o objetivo da medida, que é uma parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde é solucionar até 95% dos problemas de saúde dos baianos.
A inauguração do projeto foi realizada hoje pelo secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas. O processo de implantação da Planificação deve durar 18 meses.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), convidou seu correligionário Kim Kataguiri , deputado eleito por São Paulo e líder do MBL, para uma conversa na residência oficial na tarde de terça-feira (22). Maia é o favorito na eleição para a presidência da Câmara. Novato na Casa, Kim se coloca como adversário na disputa. Ainda de acordo com a coluna Expresso, da revista Época, o ativista disse que a eleição não foi assunto no encontro. Kim foi acompanhado do senador eleito Marcos Rogério (DEM-RO) e do líder do DEM na Câmara, Elmar Nascimento (BA).
Kim Kataguiri recorreu ao Supremo Tribunal Federal para garantir sua candidatura na semana passada. O ministro Luiz Fux, vice-presidente da Corte, negou o pedido de uma decisão provisória (liminar) sobre o assunto, alegando que não há ameaça prévia de que a Câmara impedirá a candidatura.