O governador João Doria (PSDB) afirmou hoje (11), após o visita ao presidente Jair Bolsonaro, que o mandatário tem planos para se encontrar com o ministro da Economia, Paulo Guedes, em Brasília, na próxima sexta-feira (15), para discutir a reforma da Previdência, que, de acordo com ele, é “a mais importante que o país tem pela frente”.
De acordo com Doria, Bolsonaro poderia fechar o texto final sobre as mudanças no regime previdenciário que vai ser apresentado ao Congresso na semana que vem.
O tucano afirmou que os dois não discutiram os detalhes sobre pontos da reforma, como a idade mínima. O governador do São Paulo disse ainda que os chefes do executivo dos estados vão se reunir com Guedes no Fórum dos Governadores, no dia 30 de fevereiro, onde debaterão a reforma da Previdência.
Na cama do hospital, o presidente Jair Bolsonaro cobrou a Polícia Federal e pediu solução para o atentado que sofreu durante a campanha eleitoral.
“Espero a nossa querida Polícia Federal, a Polícia que nos orgulha a todos, que tenha uma solução para o nosso caso nas próximas semanas”, disse. No vídeo, postado neste domingo (10), o presidente diz que o caso “não pode ficar impune”.
Bolsonaro foi submetido à cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal e retirada de uma bolsa de colostomia no dia 28 de janeiro. Neste sábado (9), o presidente iniciou dieta pastosa.
Segundo último boletim médico, houve boa aceitação do novo regime alimentar, e o presidente continua sob antibióticos e nutrição parental. “O quadro pulmonar está em regressão e houve melhora dos exames laboratoriais”, diz o boletim.
Neste sábado (09), Bolsonaro andou pelo quarto um pouco mais do que nos últimos dias. O presidente continua a fazer exercícios respiratórios no hospital Albert Einstein, onde está internado desde o dia 27 de janeiro. Não há ainda previsão de alta.
As visitas ao presidente permanecem restritas. Neste sábado, Bolsonaro falou por telefone com os ministros Paulo Guedes (Economia), Sergio Moro (Justiça) e Osmar Terra (Cidadania).
Em dezembro, o delegado da Polícia Federal responsável pela investigação do atentado contra o presidente eleito, Rodrigo Morais Fernandes, diz que sua investigação é técnica e está sendo acompanhada pelos próprios advogados do presidente eleito.
Segundo o inquérito concluído da Polícia Federal de Minas Gerais, no dia do crime, Adelio agiu sozinho. Pessoas que estiveram próximas fisicamente dele no dia do crime foram interrogadas e tiveram celulares e computadores periciados. Em conjunto com imagens do momento do atentado, a PF concluiu que estas pessoas não tinham qualquer relação com o crime e com o autor da facada.
Com base na investigação da PF, o Ministério Público Federal (MPF) denunciou Adelio no dia 2 de outubro pelo crime de “atentado pessoal por inconformismo político”, descrito no artigo 20 da Lei de Segurança Nacional. Isso porque o agressor disse que o que o motivou a cometer o atentado foi sua discordância das posições políticas de Bolsonaro.
O juiz federal Bruno Savino, da 3ª Vara de Juiz de Fora recebeu denúncia oferecida pelo MPF e tornou Adelio único réu no dia 4 de outubro. No dia 12 de outubro, Savino pediu que a sanidade mental de Adelio fosse avaliada.
Desde o dia do atentado, ele está preso preventivamente, atualmente na penitenciária federal de Campo Grande (MS). Com informações da Folhapress.
O boletim médico divulgado, na tarde deste domingo (10), aponta que a saúde do presidente Jair Bolsonaro (PSL) continua em boa evolução.??????
Segundo o Hospital Albert Einstein, o presidente não teve febre e o quadro pulmonar apresentou “melhoras significativas”. Bolsonaro segue sendo tratado com antibióticos por causa da pneumonia constatada na última semana.
O boletim informa, ainda, que o presidente continua com a dieta cremosa associada com suplementos.
Internado há 11 dias, o presidente Jair Bolsonaro voltou a ter febre na noite de quarta-feira (7) e uma tomografia detectou pneumonia.
“Apresentou, ontem à noite, episódio isolado de febre sem outros sintomas associados, foi submetido à tomografia de tórax e abdome que evidenciou boa evolução do quadro intestinal e imagem compatível com pneumonia”, diz boletim médico divulgado nesta quinta-feira (7).
Bolsonaro está internado há 11 dias no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele permanece em uma unidade semi-intensiva.
A detecção de pneumonia fez com que os médicos fizessem ajustes para ampliar o tratamento com antibióticos, iniciado no domingo (3), quando ele teve febre pela primeira vez desde que foi submetido a uma cirurgia de reconstrução de trânsito intestinal na segunda (28).
O porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, disse que a febre foi em torno de 38 graus e que exames médicos destacaram a possibilidade de infecção viral.
O boletim informou ainda que o presidente está “sem dor, com sonda nasogástrica, dreno no abdômen e recebendo líquidos por via oral em associação à nutrição parenteral”.
Nesta quinta, ele caminhou pelo corredor e realizou exercícios respiratórios.
Os médicos ainda não têm previsão de alta e as visitas seguem restritas apenas a familiares. Com informações da Folhapress.
A juíza federal Gabriela Hardt condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva e lavagem de dinheiro na ação penal que envolve o sítio Santa Bárbara, em Atibaia. O petista foi sentenciado por supostamente receber R$ 1 milhão em propinas referentes às reformas do imóvel, que está em nome de Fernando Bittar, filho do amigo de Lula e ex-prefeito de Campinas, Jacó Bittar. Segundo a sentença, as obras foram custeadas pelas empreiteiras OAS, Odebrecht e Schahin.
A Lava Jato afirma que o sítio passou por três reformas: uma sob comando do pecuarista José Carlos Bumlai, no valor de R$ 150 mil, outra da Odebrecht, de R$ 700 mil e uma terceira reforma na cozinha, pela OAS, de R$ 170 mil, em um total de R$ 1,02 milhão.
Em interrogatório, Bumlai declarou não ter pago “nem um real” nas obras. O sítio de Atibaia está em nome do empresário Fernando Bittar, filho de Jacó Bittar, amigo de longa data do ex-presidente.
Em depoimento, Fernando Bittar negou que tenha pago a obra. “Eu não sei dizer se eles (Lula e Marisa) pagaram. Mas na minha cabeça ”
Apontado por delatores como o homem de confiança do ex-presidente que tocou a obra do sítio, o ex-segurança de Lula Rogério Aurélio Pimentel afirmou ter sido o “capataz” das reformas no imóvel e confirmou os pagamentos da Odebrecht.
Em alegações finais, a defesa do ex-assessor da Presidência da República afirmou que se ele “não sabia sequer as quantias que continham nos envelopes, tampouco possa se esperar que soubesse de eventual origem ilícita dos valores”.
Ação
O sítio Santa Bárbara é pivô da terceira ação penal da Lava Jato, no Paraná, contra o ex-presidente – além de sua segunda condenação. O petista ainda é acusado por corrupção e lavagem de dinheiro por supostas propinas da Odebrecht – um terreno que abrigaria o Instituto Lula e um apartamento vizinho ao que morava o ex-presidente em São Bernardo do Campo. O processo também já teve a entrega de alegações finais e aguarda sentença.
Prisão
O ex-presidente já cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão no caso triplex, em “sala especial”, na sede da Polícia Federal do Paraná, em Curitiba, desde 7 abril de 2018, por ordem do então juiz federal Sérgio Moro.
Lula foi sentenciado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro envolvendo suposta propina de R$ 2,2 milhões da OAS referente às reformas do imóvel.
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse na quarta-feira (6) que esta é a “última” chance de o Congresso Nacional aprovar a reforma da Previdência Social sem tirar direitos da população.
Em entrevista à GloboNews, Maia disse que o ambiente na Câmara para votar a proposta é “bom” e acrescentou que a previsão é o plenário analisar o tema até a segunda quinzena de maio.
“Nós temos a última oportunidade, no meu ponto de vista, de fazer uma reforma sem tirar direito dos brasileiros que ganham menos, mas que a gente não entre em um colapso fiscal, que vai ser uma situação muito pior para todos”, afirmou.
De acordo com o Tesouro Nacional, o sistema previdenciário registrou déficit de R$ 290,2 bilhões no ano passado.
As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) retornam nesta quarta-feira, 6, às 8h30. Sob comando da nova Mesa Diretora, as sessões já recomeçam com uma novidade: transmissão em vídeo pelo Facebook, facilitando ainda mais aos cidadãos conquistenses o acompanhamento das atividades da Casa, que já contam com a transmissão pela Brasil FM (107,7), Mega Rádio VCA e pela Rádio Câmara na web.
Para o presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Luciano Gomes (PR), é necessário que a Câmara busque formas de se aproximar da população. “Nós estamos trabalhando a serviço da população conquistense e precisamos prestar contas de nosso trabalho. Precisamos facilitar para que as pessoas possam acompanhar e, mais do que isso, fiscalizar o mandato de cada um dos 21 vereadores desta Casa, acompanhando seus pronunciamentos e as votações”, disse Gomes.
Para acompanhar a transmissão das sessões pelo Facebook, bastar abrir a Página Oficial da Câmara na rede social.
Mensagem do Executivo – Conforme o estabelecido pelo Regimento Interno da Casa, a primeira sessão do ano será marcada mensagem do Prefeito Herzem (MDB) ao Poder Legislativo, nos termos da Lei Orgânica, sendo facultada também a fala para o presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Luciano Gomes.
Acompanhe as atividades da Câmara – As sessões ordinárias da Câmara acontecem todas as quartas sextas-feiras, a partir das 8h30 e, além de serem transmitidas, são abertas ao público, participe! A Câmara Municipal de Vitória da Conquista fica na Rua Coronel Gugé, Nº 150, no Centro.
O presidente do Senado, David Alcolumbre (DEM-AP), marcou para esta terça-feira (5) a primeira reunião de líderes da legislatura que se iniciou na última sexta-feira (1º). Segundo o presidente, dois temas estarão na pauta do encontro: as medidas propostas pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, para combater a corrupção, o crime organizado e os crimes violentos e a a reforma da Previdência.
Alcolumbre disse que serão criadas comissões especiais de senadores para acompanhar as duas propostas. Essas comissões, conforme o presidente do Senado, vão acompanhar as discussões na Câmara – Casa que dá início à tramitação de proposições do Executivo – para adiantar os trabalhos.
Para Alcolumbre, os senadores deverão dar prioridade à reforma da Previdência, para equilibrar as contas da União, dos estados e dos municípios. “A reforma da Previdência é uma bandeira do Brasil. Os estados estão sofrendo e, muitas vezes, não têm condições de pagar a folha de pagamento, mas o Parlamento não vai abrir mão de nossa prerrogativa de discutir e aprimorar esse projeto”, argumentou.
A reunião de líderes também deverá tratar das investigações sobre a primeira votação para a presidência do Senado, que foi anulada porque foram depositados 82 votos na urna. A investigação foi pedida pelo senador Major Olímpio (PSL-SP). Após o cancelamento da votação, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) retirou sua candidatura, e Alcolumbre foi eleito no primeiro turno.
Conforme a Secretaria-Geral da Mesa do Senado, até o momento, dez dos 16 partidos com representação no Senado indicaram os líderes: Eduardo Braga (MDB-AM), Otto Alencar (PSD-BA), Alvaro Dias (PODE-PR), Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Daniella Ribeiro (PP-PB), Weverton Rocha (PDT-MA), Major Olimpio (PSL-SP), Eliziane Gama (PPS-MA), Jorge Kajuru (PSB-GO) e Jorginho Mello (PR-SC). Não indicaram líderes o PSDB, o PT, a Rede, o Pros, o PRB e o PSC.
Defensor da causa dos animais, o deputado estadual Marcell Moraes deixou o Partido Verde para ingressar no PSDB. Em entrevista ao Jornal da Cidade Segunda Edição, na Rádio Metrópole, o parlamentar explicou que a escolha foi motivada por uma mudança interna do PV.
De acordo com o deputado, a sigla apoiava os movimentos em prol do meio ambiente, o que teria mudado durante os oito anos em que ele ficou no partido. “O PV era um partido de ambientalista, de pessoas que lutavam por um mundo melhor. O PV cresceu e entraram pessoas que não representam nada. Eu me senti desconfortável e saí do partido”, afirmou.
Marcell ainda ressaltou que a irmã, a vereadora de Salvador Marcelle Moraes, foi autorizada judicialmente a sair do PV. O partido havia recorrido da decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia que autorizou a vereadora a trocar de partido.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, afirmou em um vídeo publicado ontem (2) que o projeto de lei anticrime a ser enviado ao Congresso Nacional terá “medidas bastante objetivas” e “fáceis de serem explicadas” contra corrupção, crime organizado e crimes violentos.
Segundo o G1, o titular da pasta apresenta o projeto hoje(4) em uma reunião com governadores e secretários de segurança, em Brasília.
De acordo com o Ministério da Justiça, a proposta será encaminhada para análise de deputados e senadores nos “próximos dias”.
O projeto da lei anticrime é um dos que integram a lista de metas prioritárias para os primeiros 100 dias do governo Jair Bolsonaro.