Os partidos que saíram derrotados no primeiro turno da eleição presidencial começam a definir suas posições para o segundo turno nesta terça-feira (9). As siglas vão definir se apoiarão Jair Bolsonaro (PSL) ou Fernando Haddad (PT), ou se vão adotar neutralidade no segundo turno.
O primeiro turno contou com 13 candidatos na disputa pelo Planalto. Dos 11 nomes derrotados, Guilherme Boulos, do PSOL, já decidiu apoiar Fernando Haddad, enquanto na noite desta segunda (8), Cabo Daciolo, do Patriota, sinalizou neutralidade: “Não apoio ninguém”.
Marina Silva deve se reunir com a executiva nacional da Rede Sustentabilidade para se posicionar oficialmente sobre o segundo turno. Mas vale ressaltar que no domingo (7), logo após a divulgação do resultado, ela afirmou que estará na oposição do governo “independentemente” do vencedor.
Ciro Gomes deve se reunir com Carlos Lupi, presidente do PDT, nesta terça. Ele não deixou claro se vai ou não apoiar Fernando Haddad, mas disse no domingo (7) “ele não, sem dúvida”, ao ser questionado sobre sua posição para o segundo turno. Ou seja, dificilmente o pedetista estará ao lado de Bolsonaro
Além dos citados acima, estiveram na disputa do primeiro turno os seguintes nomes: Geraldo Alckmin (PSDB), Eymael (DC), João Amoêdo (Novo), Henrique Meirelles (MDB), Alvaro Dias (Podemos), Vera Lúcia (PSTU) e João Goulart Filho (PPL). Todos ainda vão se posicionar oficialmente sobre o segundo turno.
São Paulo – Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), que passaram para o segundo turno das eleições presidenciais de 2018, fizeram aparições ao vivo remotamente no Jornal Nacional desta segunda-feira (08).
Eles responderam a questionamentos de William Bonner e Renata Vasconcellos sobre o compromisso democrático dos seus programas e suas campanhas. A ordem foi definida por sorteio, e Haddad falou antes.
O candidato petista citou “espírito desarmado” e se colocou “do lado da social-democracia e do Estado de bem-estar social”.
É o tom que a sua campanha já está adotando no segundo turno, de se colocar como centro democrático mas esquerda na economia: “O desenvolvimento para poucos não é desenvolvimento”, pontuou.
Perguntado sobre a ideia de convocar uma nova Constituinte, não prevista na lei, ele disse que o programa foi revisto, o que já havia sido sinalizado hoje pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann.
Haddad disse que a ideia agora é fazer mudanças através de emenda constitucional – citando as reformas tributária, bancária e o fim do teto de gastos.
Perguntado sobre uma frase de José Dirceu em entrevista ao El País sobre “tomar o poder, que é diferente de ganhar uma eleição”, Haddad o desautorizou:
“Não participa da minha campanha, não participará do meu governo e eu discordo da formulação dessa frase”.
Nas suas conclusões finais, Haddad disse que “o futuro da democracia está em jogo e o futuro dos seus direitos sociais e trabalhistas está em jogo”.
Falando em seguida, Bolsonaro usou suas considerações iniciais para agradecer a votação que recebeu citando alguns grupos específicos, como lideranças evangélicas e integrantes das Forças Armadas.
Ele também agradeceu o apoio do Nordeste mesmo sem ter vencido na região e disse que “nós não pretendemos acabar com o Bolsa Família”, apenas com o que chama de “fraudes”.
Hoje, o candidato disse em entrevista à Rádio Bandeirantes que a porcentagem de fraudes chegaria a 30%, sem apresentar de onde saíram os dados.
No JN, ele foi perguntado também sobre declarações de seu vice, general Hamilton Mourão, de que a Constituição de 1988 foi um “erro”, da possibilidade de Constituinte sem representantes eleitos e aprovada por referendo, assim como de um “autogolpe”.
O candidato disse que Mourão foi infeliz e foi desautorizado. Segundo ele, faltou “tato” ao vice, que deu uma “canelada” nas ocasiões.
Bolsonaro acrescentou que jamais admitiria uma nova Constituinte: “Seremos escravos da nossa Constituição”.
Fonte: Exame
O eleitor que não pôde votar no primeiro turno das eleições e não conseguiu justificar a ausência ainda pode preencher o formulário de justificativa eleitoral pela internet ou entregá-lo pessoalmente em qualquer cartório eleitoral.
Há também a possibilidade de enviar o formulário pelo correio para o juiz eleitoral da zona eleitoral. O prazo para justificar é de até 60 dias após cada turno da votação.
Além do formulário, o eleitor deve anexar documentos que comprovem o motivo que o impediu de comparecer no dia do pleito.
Pela internet, o eleitor pode justificar a ausência utilizando o “Sistema Justifica” nas páginas do TSE ou dos tribunais regionais. No formulário online, o eleitor deve informar seus dados pessoais, declarar o motivo da ausência e anexar comprovante do impedimento para votar.
O requerimento de justificativa gerará um código de protocolo que permite ao eleitor acompanhar o processo até a decisão do juiz eleitoral. A justificativa aceita será registrada no histórico do eleitor junto ao Cadastro Eleitoral.
Quem não votou no primeiro turno e nem justificou não fica impedido de votar no segundo turno, dia 28 de outubro.
Após ser o deputado federal mais votado em 2014, Lúcio Vieira Lima não conseguiu a reeleição. Nesta segunda-feira (8), o irmão de Geddel postou publicou nas redes sociais uma mensagem aos eleitores.
“Passada a eleição, não tive êxito na reeleição, mas não por isso que deixarei de continuar a ter um sentimento de enorme de gratidão pela Bahia e baianos. Estarei sempre aqui, com muita alegria, humildade e simplicidade”, afirmou.
“Quero depois de deixar a Câmara, continuar tendo o mesmo carinho e mesma amizade por vocês e de vocês. Muito obrigado por tudo mais uma vez. Contem comigo para qualquer coisa que possa ser útil”, completou.
Votação dos candidatos de Vitória da Conquista nas urnas apuradas na cidade.
FEDERAIS
WALDENOR PEREIRA PT
21,52% 33.881
DAVID SALOMÃO PRTB
14,75% 23.221
MARCELO MELO PHS
8,66% 13.630
JORGE SOLLA PT RE
3,19% 5.021
SHEILA LEMOS DEM
2,87% 4.525
EDIGAR MÃO BRANCA PV
1,33% 2.090
MOZART TANAJURA JUNIOR PSOL
1,20% 1.893
CIANO FILHO PROS
0,69% 1.083
KLEBER DOUTOR SAUDE PTC
0,60% 940
ROBERTO DIAS PDT
0,20% 312
IPORAN PDT
0,15% 234
ESTADUAIS
ZÉ RAIMUNDO PT
22,58% 35.855
LUCIA ROCHA DEM
14,54% 23.090
FABRÍCIO PCdoB
7,97% 12.661
DR. JOAO ARAGÃO PTC
4,84% 7.693
GILMAR FERRAZ MDB
2,99% 4.743
ESMERALDINO CORREIA PSDB
1,48% 2.347
PROFESSOR EUVALDO PSOL
0,96% 1.525
DELEGADO VALDIR BARBOSA PPS
0,33% 522
NO ESTADO:
FEDERAIS
JORGE SOLLA PT
1,98% 135.657
WALDENOR PEREIRA PT
1,77% 121.278
DAVID SALOMÃO PRTB
0,56% 38.277
MARCELO MELO PHS
0,29% 19.751
MOZART TANAJURA JUNIOR PSOL
0,09% 6.424
SHEILA LEMOS DEM
0,09% 5.960
CIANO FILHO PROS
0,07% 5.039
KLEBER DOUTOR SAUDE PTC
IPORAN PDT
0,01% 396
ROBERTO DIAS PDT
0,01% 831
ESTADUAIS
ZÉ RAIMUNDO PT
1,35% 94.014
FABRÍCIO PCdoB
0,74% 51.620
LUCIA ROCHA DEM
0,37% 26.130
GILMAR FERRAZ MDB
0,09% 6.552
ESMERALDINO CORREIA PSDB
0,05% 3.671
PROFESSOR EUVALDO PSOL
0,04% 3.010
DELEGADO VALDIR BARBOSA PPS
0,04% 2.640
DR. JOAO ARAGÃO PTC
0,19% 12.901
A Polícia Federal está investigando o possível crime eleitoral ocorrido em Vitória da Conquista, durante o primeiro turno das eleições. A investigação teve início após uma denúncia apontar uma hashtag contra o candidato a presidência, Jair Bolsonaro (PSL), escrita na lousa do local de votação neste domingo (7).
A hashtag “Ele Não” foi vista por volta das 8 horas, logo após a abertura do pleito na 41ª zona, que fica no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, o maior local de votação da cidade, com 8.004 eleitores e 20 seções. Logo depois da situação ser comprovada, os mesários foram substituídos.
Os mesários e as pessoas que estavam na sala foram interrogados para ser investigado o possível crime eleitoral. Se for comprovado o crime, a pessoa pode pegar até um ano de prisão.
A guarnição da FOX 7810, em rondas pelo bairro Kadija, visualizou um veículo HB20 de cor branca colidindo com um outro veículo, após, evadiu em alta velocidade. A Guarnição iniciou o acompanhamento e conseguiu interceptar o veículo.
Nele haviam 04 mulheres, sendo que uma delas, a Maria Zumira, estava ao volante e em notório estado de embriaguez, tendo sido necessário a utilização da força para contê-la.
As mulheres foram apresentadas ao DISEP, sendo que a condutora ao ter sido encaminhada à PRF, recusou-se realizar o teste de alcoolemia. O carro foi apresentado no pátio do DETRAN. Algumas informações foram repassadas ao NI, pois a mesma tem suspeita de envolvimento com o crime. Com informações do Blog do Léo Santos
As eleições de 2018 apresentaram números curioso na cidade de Vitória da Conquista que possui o 3º maior colégio eleitoral da Bahia, com 246 mil eleitores.
A surpresa foi a excelente votação de David Salomão (PRTB), que foi impulsionado pelo candidato Jair Bolsonaro (PSL), a presidente do Brasil.
Confira a relação dos 20 mais votados na disputa das 63 vagas na Assembleia Legislativa da Bahia:
Zé Raimundo (PT) – 35.885 votos (Eleito)
Lúcia Rocha (DEM) – 23.090
Fabrício (PCdoB7) – 12.661 (Eleito)
Marcel Moraes (PSDB) – 9.277 (Eleito)
Dr. João Aragão (PTC) – 7.693
Gilmar Ferraz (MDB) –4.743
Alexandre Aleluia (DEM)- 2.535
José de Arimateia (PRB) – 2.472 (Eleito)
Esmeraldino Correia (PSDB) – 2.347
Tiago Correia (PSDB) – 2.317
Na sequencia os 10 mais votados a Câmara Federal:
Waldenor Pereira (PT) – 33.881 (Eleito)
David Salomão (PRTB) – 23.221
Marcelo Melo (PHS) – 13.630
Jorge Solla (PT) – 5.021 (Eleito)
Sheila Lemos (DEM) – 4.525
Adolfo Viana (PSDB) – 3.982 (Eleito)
César Ferreira (PHS) – 3.745
Daniel ALmeida (PCdoB) – 3.647 (Eleito)
Tia Eron (PRB) – 2.838
Josias Gomes (PT) – 2.590 (Eleito)
Com 84% das urnas apuradas, Jaques Wagner (PT) e Ângelo Coronel (PSD) foram eleitos para o Senado pela Bahia, com 35,59% e 32,77% dos votos, respectivamente.
Com o resultado, além de conseguir a reeleição, o governador Rui Costa (PT) elegeu os dois representantes da sua chapa para o Senado.
O Partido dos Trabalhadores (PT) manteve o número de cadeias baianas na Câmara dos Deputados em relação a 2014. Com a vitória dos petistas Jorge Solla, Afonso Florence, Zé Neto, Caetano, Waldenor Pereira, Valmir Assunção, Pelegrino, Josias Gomes na eleição deste domingo (7), o partido do governador Rui Costa (PT) se mantém com a maior representação na Câmara, com 8 parlamentares.
DEM, PP e PSD mantiveram o número de cadeiras baianas no Congresso, quatro no total. PSDB, PSC e PTB foram os que mais perderam vagas. Cada legenda deixou de ter dois representantes baianos na Câmara Baixa. Confira a composição da bancada da Bahia na Câmara dos Deputados :