O governador Rui Costa (PT) afirmou hoje (18) que a chapa que deve concorrer à reeleição está montada. No entanto, nomes não foram verbalizados no evento realizado no Palácio de Ondina.
“Temos a posição da chapa, mas alguns partidos pediram para eu conversar amanhã. Em respeito a eles, vou conversar e alinhar o encaminhamento. Não pretendo fazer anúncio hoje”, disse.
O governador disse ainda que o critério utilizado na montagem da chapa foi o “político”. “Estamos conversando e vamos anunciar essa semana aí. Já estávamos vendo local e vamos fazer reunião dos partidos para fazer o anúncio. O critério é na política”, assegurou.
A Polícia Civil do Distrito Federal apreendeu, ontem (17), na cela que abriga o ex-ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima (MDB), barras de chocolate e anotações. O emedebista baiano está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
Geddel divide o alojamento com o ex-senador Luiz Estevão, e policiais aprenderam também cinco pendrives, que supostamente são do ex-parlamentar. A Polícia informou que as buscas ocorreram após denúncia de um detento, de que os políticos estariam receberiam “regalias” na prisão.
À TV Globo, o advogado de Geddel Vieira Lima, Gammil Föppel, disse que “estranha, mais uma vez, a defesa técnica não saber da operação antes da imprensa”. A defesa de Luiz Estevão também disse desconhecer as buscas, e não quis se pronunciar.
O deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB) visitou Vitória da Conquista nesta sexta-feira (15) onde reafirmou o apoio que tem do prefeito conquistense Herzem Gusmão (MDB). “No auge da crise quando estava apanhando mais, Herzem chegou e disse: eu voto em Lúcio, não largo Lúcio de forma nenhuma”, comentou o parlamentar. Segundo reportagem do Blog do Anderson, o deputado foi bastante elogiado pelo prefeito e fez questão de agradecer o apoio recebido ao longo dos anos do correligionário. Sobre o recente encontro de Herzem com o deputado federal João Gualberto (PSDB), o irmão de Geddel teria demonstrado segurança sobre o apoio de Gusmão. “Isso é sinal que Herzem é desejado por todos. Isso é sinal que todo mundo quer o apoio de Herzem Gusmão”, falou. Após o episódio do bunker de Geddel, o MDB baiano passa por uma crise. O partido sofreu baixas e assiste o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), declarar apoio ao pré-candidato ao governo José Ronaldo (DEM), ao invés de emprestar força a João Santana, pré-candidato da legenda .
O juiz Eduardo Augusto Viana Barreto determinou que ACM Neto (DEM) e Zé Ronaldo (DEM) apaguem das redes sociais, em 48 horas, um vídeo em que o prefeito da capital declara apoio ao ex-prefeito de Feira de Santana na disputa pelo governo do Estado. Caso descumpram a decisão, devem pagar multa diária de R$ 1 mil. O vídeo foi feito após uma pesquisa identificar que boa parte do eleitorado não sabia da ligação dos políticos.
A liminar foi concedida após pedido do PRTB. Na peça, assinada pelo advogado Neomar Filho, o partido alega que os dois pediram voto de forma irregular. “Observa-se que ao afirmar, ao final do vídeo, que ‘vamos juntos para construir o futuro da Bahia’, está nitidamente configurado o pedido de voto formulado pelo prefeito de Salvador”, diz o documento.
Na decisão, o magistrado ressalta que a “exposição do referido vídeo em veículos de comunicação de ampla divulgação possui, a nossa ver, potencialidade para, em curto prazo, promover alteração à regularidade das eleições vindouras”. Com informações do Metro1
O STF proibiu hoje (14) as conduções coercitivas. O instrumento serve para levar um investigado a depor de forma compulsória.
A medida já estava suspensa desde dezembro passado por decisão do ministro Gilmar Mendes, relator das ações impetradas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo PT, que questionavam a constitucionalidade desta prerrogativa.
Em seu voto, segundo a Veja, Gilmar Mendes defendeu que as conduções coercitivas não são compatíveis com a Constituição Federal, criticou o que chamou de ”espetacularização das investigações” e citou que a Operação Lava Jato recorreu a esta medida em 227 ocasiões. Por fim, afirmou que há um ”festival de abusos” e defendeu que haja no país uma nova lei de abuso de autoridade.
Seguiram o entendimento do relator a ministra Rosa Weber e os ministros Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello. Para Lewandowski, o direito ao silêncio por si só já deveria impedir a condução coercitiva do investigado. Em seu voto, o decano Celso de Mello considerou ”inadmissível” a condução de indiciado ou de réu sobretudo tendo em vista o princípio da autoincrminação como da presunção de inocência.
Opuseram-se ao relatório Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luis Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia
Pré-candidato a presidente, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), quer aproveitar o mau momento da relação do rival Ciro Gomes (PDT) com o DEM para se reaproximar da sigla e do centrão, segundo a coluna Painel do jornal Folha de São Paulo.
De acordo com a publicação, o tucano terá uma conversa com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), hoje (13).
Em outra frente, Alckmin procurou Paulinho da Força (SD-SP) para agendar um encontro. Em uma tentativa de unir o PSDB, avisou a aliados que vai montar um grupo para fazer a coordenação política de sua campanha.
O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), pré-candidato ao Governo da Bahia, cumpre agenda em Vitória da Conquista e fará visita ao prefeito Herzem Gusmão (MDB), nesta sexta-feira (15), às 15 horas, na Prefeitura.
Além do pré-candidato e comitiva, o prefeito Herzem Gusmão recepcionará no mesmo horário, o ex-governador Nilo Coelho (PSDB) e o professor e ex-ministro, Ubirajara Brito.
O prefeito de Conquista já anunciou apoio a pré-candidatura de João Santana (MDB), mas acredita na unidade das oposições: “O nosso adversário não é José Ronaldo. O nosso adversário é o PT”, vem defendendo Herzem.
No mesmo dia da visita de José Ronaldo, acontecerá encontro de apoio a sua pré-candidatura , às 19 horas, no Auditório Carmem Lúcia, na Câmara de Vereadores. Segundo notícias o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) participará do evento, além de deputados e lideranças políticas da região Sudoeste.
Pré-candidato ao governo de São Paulo, João Doria (PSDB) negou, ontem (11), a possibilidade de ser postulante ao Palácio do Planalto, em substituição ao ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).
“Não há plano B. Há plano A, de Alckmin”, durante sabatina da Folha, UOL e SBT.
Para o tucano, Alckmin ainda tem tempo para melhorar o desempenho eleitoral. O ex-governador tem, até o momento, 7% das intenções de voto, segundo o Datafolha.
“Há tempo ainda para mudar esse sentimento. O governador já participou de outras campanhas, venceu e superou”, pontuou Doria.
A pré-candidata à presidência da República pelo PCdoB, Manuela D’ávila, desembarcou em Vitória da Conquista, nesse sábado, 9, com um discurso consistente e de defesa de sua pré-candidatura. Em coletiva com a imprensa e num ato na Câmara de Vereadores, não se esquivou de pedidos de selfies e de perguntas sobre temas áridos como machismo, política econômica e prisão do presidente Lula. “Eu sou pré-candidata à presidente porque eu acredito no Brasil, porque nós temos a obrigação de vencer as eleições”, disse.
Durante ato na Câmara de Vereadores, agradeceu a acolhida da população e do diretório municipal do PCdoB, que organizou o evento. “Vocês nos acolhem em nome de um povo que tem uma tradição de luta, uma tradição de resistência, uma tradição de dizer que o Brasil pode ser democrático, pode ser desenvolvido. Essa é Conquista na Bahia e no Brasil. Esse é o povo dessa cidade”, detalhou Manuela.
Manuela frisou que as eleições 2018 acontecerão num ambiente de altíssima complexidade. “O que nós estamos discutindo nessa eleição é se nós viveremos num Brasil de 2018 ou se nós voltaremos ao Brasil do século passado”, explicou. A pré-candidata defende que “não é possível governar para todos, é preciso fazer escolhas. A nossa escolha é 99% daqueles que habitam esse território, esse país fantástico”.
Em seu discurso, lembrou que os condutores do processo que levou à queda da presidente Dilma Rousseff prometiam conduzir o país “a uma ponte para o futuro” que se transformou em pesadelo para os brasileiros. “É o agravamento da crise. O pesadelo é o aumento do número de desempregados e desempregadas, que já soma 14 milhões”, ilustrou. Segundo Manuela, a ponte para o futuro levou o país a uma situação próxima a de séculos atrás. “Mais de um milhão de lares no Brasil hoje cozinham com álcool e lenha porque não têm dinheiro para pagar o botijão de gás”, lamentou.
Além de Vitória da Conquista, Manuela D´ávila passou por Salvador, Itabuna, Ilhéus, Camaçari e Juazeiro. Fizeram parte da comitiva da pré-candidata em terras conquistenses os deputados federais Daniel Almeida e Alice Portugal, o presidente do PCdoB na Bahia, Davidson Magalhães, o presidente do PCdoB em Vitória da Conquista, Elias Dourado, e o deputado estadual Fabrício Falcão.
Fotos: Arthur Garcia
O ex-presidente Lula foi sondado sobre um possível acordo para deixar a prisão, de acordo com o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.
“Acenaram para o Lula com um acordo”, contou Haddad , “abre mão de sua candidatura que você sai da cadeia, que a gente liberta você”.
De acordo com o IG, Lula, narrou Haddad, disse não, e acrescentou: “me apresentem uma prova [de que ele agiu de forma corrupta] que eu abro mão da minha candidatura”.
Haddad, que tem sido apontado em pesquisas eleitorais como possível substituto de Lula caso o ex-presidente tenha sua candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral, não apresentou mais detalhes sobre o suposto acordo.